Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHONÓRIO, Larissa de Cássia Hélen-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728358930925443por
dc.contributor.advisor1FERRAREZI JÚNIOR, Celso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396955256879565por
dc.contributor.referee1BORGES, Rosângela Rodrigues-
dc.contributor.referee2JESUS, Sérgio Nunes de-
dc.date.accessioned2024-10-08T18:42:36Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.citationHONÓRIO, Larissa de Cássia Hélen. A relevância da cultura linguística local nos livros didáticos: uma análise comparada : uma análise comparada. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2455-
dc.description.resumoA língua é um sistema complexo que reflete as experiências culturais de um povo. Assim, a cultura influencia a forma como as pessoas percebem o mundo. No processo de ensino-aprendizagem não é diferente. No Brasil, os livros didáticos desempenham um papel importante no ensino, porém é necessário questionar se esses livros estão adequadamente adaptados às necessidades culturais regionais e locais, considerando a vasta diversidade sociocultural do país. Este trabalho se propôs a investigar a influência da cultura linguística local no processo de ensino- aprendizagem, utilizando livros didáticos escolhidos por professores de escolas públicas como instrumento de pesquisa. Para tanto, foi realizada uma análise comparada entre livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e materiais alternativos, buscando identificar se as influências linguísticas e culturais são refletidas neles. A importância dessa investigação reside na compreensão de como a cultura afeta o processo de ensino-aprendizagem, influenciando as abordagens pedagógicas dos professores e a receptividade dos alunos ao conteúdo ministrado. A pesquisa foi embasada nos conceitos da Semântica de Contextos e Cenários (SCC), que está pautada na relação entre língua, cultura e identidade. A pesquisa destaca a importância de considerar a cultura local nos materiais didáticos e sugere a necessidade de avaliar como os livros didáticos refletem essa cultura.por
dc.description.abstractLanguage is a complex system that reviews the cultural experiences of a people. Therefore, culture impacts the way people recognize the world. No different is the teaching-learning process. In Brazil, textbooks play an important role in teaching, but it is necessary to interrogate whether these books are suitable for local and regional cultural needs, considering the country's vast sociocultural diversity. This study pursues to investigate the influence of local linguistic culture on the teaching-learning process, using textbooks chosen by public school teachers as a research instrument. For that reason, a comparative analysis was made seeking to identify whether linguistic and cultural influences are reflected in books from the “Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)” and alternative books. The importance of this investigation is based in understanding how culture relates to the teaching-learning process, influencing teachers' pedagogical approaches and students' receptivity to the content taught. The research was founded on the concepts of Semantics of Contexts and Scenarios, which are grounded on the relationship between language, culture, and identity. The research highlights the importance of considering local culture in teaching materials and suggests the need to evaluate how textbooks reflect this culture.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-10-08T18:41:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Larissa de Cássia Hélen Honório.pdf: 4826151 bytes, checksum: 74005fe2ddd02315d4d72c2c7a8c398e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-10-08T18:42:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Larissa de Cássia Hélen Honório.pdf: 4826151 bytes, checksum: 74005fe2ddd02315d4d72c2c7a8c398e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-10-08T18:42:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Larissa de Cássia Hélen Honório.pdf: 4826151 bytes, checksum: 74005fe2ddd02315d4d72c2c7a8c398e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-08T18:42:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Larissa de Cássia Hélen Honório.pdf: 4826151 bytes, checksum: 74005fe2ddd02315d4d72c2c7a8c398e (MD5) Previous issue date: 2023-11-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLínguapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectPNLDpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleA relevância da cultura linguística local nos livros didáticos: uma análise comparada : uma análise comparadapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Larissa de Cássia Hélen Honório.pdf4,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.