Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2481
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pensando a educação em chave decolonial: um olhar a partir das produções dos programas em educação da UFRRJ
Autor: BORGES, Willinis Eziquiel 
Primeiro orientador: MARIANO, André Luiz Sena
Primeiro membro da banca: MESSIAS, Elvis Rezende
Segundo membro da banca: SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu
Resumo: O objetivo principal desta dissertação de mestrado é analisar como a inflexão decolonial está presente nas dissertações da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a partir das produções disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Este estudo se configura como uma pesquisa bibliográfica. Para realizar esta investigação, seguimos os critérios de coleta de dados delineados por Lima e Mioto (2007). Esses critérios englobam o parâmetro temático, que envolve a busca por obras relacionadas à nossa área de pesquisa, ou seja, dissertações dos programas de pós-graduação em educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; o parâmetro linguístico, restringindo a pesquisa a publicações em língua portuguesa; a fonte, que se concentra nas teses e dissertações disponíveis no repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; e o parâmetro cronológico, no qual estabelecemos todas as dissertações disponíveis até dezembro de 2023. No referencial teórico pretendemos traçar uma breve genealogia do pensamento decolonial através da ótica do Grupo Modernidade/Colonialidade, tentando conceitualizar algumas das propostas desse grupo. Posteriormente, apresentamos a análise conduzida sobre os trabalhos identificados.
Abstract: The main objective of this master's dissertation is to analyze how the decolonial inflection is present in the dissertations of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro based on the productions available in the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. This study is configured as a literature review. To carry out this investigation, we followed the data collection criteria outlined by Lima and Mioto (2007). These criteria encompass the thematic parameter, which involves the search for works related to our research area, namely dissertations from the graduate programs in education at Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; the linguistic parameter, restricting the research to publications in Portuguese; the source, which focuses on the theses and dissertations available in the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações repository; and the chronological parameter, in which we established all dissertations available until December 2023. In the theoretical framework, we intend to trace a brief genealogy of decolonial thought through the lens of the Modernity/Coloniality Group, trying to conceptualize some of the proposals of this group. Subsequently, we present the analysis conducted on the identified works.
Palavras-chave: Educação
Perspectiva Decolonial
Decolonialidade
Colonialidade
Pedagogia Decolonial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BORGES, Willinis Eziquiel. Pensando a educação em chave decolonial: um olhar a partir das produções dos programas em educação da UFRRJ. 2024.   94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2481
Data de defesa: 11-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de Willinis Eziquiel Borges.pdf1,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.