Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Mariana Teodoro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9869739166850881-
dc.contributor.advisor1XAVIER, Cristiane Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768499838856176-
dc.contributor.referee1MARIANO, André Luiz sena-
dc.contributor.referee2DANTAS, Aline-
dc.date.accessioned2024-11-21T14:09:14Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Mariana Teodoro. Outsiders na EJA: gênero e identidade das mulheres nas pesquisas em educação de Minas Gerais. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2483-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender como as mulheres da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm sido interpretadas nas pesquisas realizadas nos últimos 5 anos nos programas de pós-graduação em educação de Minas Gerais. Para isso foram selecionadas as pesquisas disponíveis nos bancos de dados das universidades que obtinham PPGEs. Das 2923 pesquisas encontradas entre teses e dissertações, apenas 131 tinham como temática a EJA e dessas, 16 tinham como sujeito central as mulheres, demonstrando a marginalidade tanto da modalidade quanto das mesmas. A partir desses trabalhos, utilizando a metodologia do Estado do conhecimento, de modo específico, objetivou-se compreender quais referenciais teóricos foram utilizados, os conceitos de gênero e identidade que foram abordados e a contribuição do sociólogo Norbert Elias para a temática. Através dessa análise foram observadas convergências dentre os conceitos de gênero, enfatizando como as desigualdades oriundas de uma cultura sexista impactou negativamente a trajetória escolar das mulheres. Em contrapartida, o conceito de identidade foi pouco explorado, evidenciando uma lacuna na compreensão da interpretação desses sujeitos. Durante a pesquisa, ao mobilizar o conceito de identidade em conjunto com o conceito de individualização de Elias foi possível compreender como uma identidade positiva pode contribuir com o retorno das mulheres aos estudos, modificando não só a autoestima das mesmas, como também oferecendo a possibilidade de uma mudança em seu lugar funcional.por
dc.description.abstractThis research aimed to understand how women in Educação de Jovens e Adultos (EJA) (Adult and Youth Education) have been interpreted in studies conducted in the last 5 years in postgraduate programs in education in the state of Minas Gerais, Brazil. To achieve this, research available in the databases of universities with PPGEs was selected. Out of 2923 research works, including theses and dissertations, only 131 focused on AYE, and among them, only 16 specifically centered on women, highlighting the marginalization of both the educational modality and women themselves. Using the State of Knowledge methodology, the study aimed to comprehend the theoretical frameworks employed in these works, the gender and identity concepts addressed, and the contribution of the sociologist Norbert Elias to the subject. Through this analysis, convergences were observed among gender concepts, emphasizing how inequalities stemming from a sexist culture negatively impacted women's educational trajectories. On the other hand, the concept of identity was underexplored, revealing a gap in the understanding of the interpretation of these subjects. During the research, by mobilizing the concept of identity together with Elias' concept of individualization, it was possible to understand how a positive identity can contribute to women's return to education, not only modifying their self-esteem but also offering the possibility of a change in their functional role.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-11-21T14:08:42Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mariana Teodoro Nascimento.pdf: 1300966 bytes, checksum: 895bd6fa7237ddd9a857caf4037ed962 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-11-21T14:08:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mariana Teodoro Nascimento.pdf: 1300966 bytes, checksum: 895bd6fa7237ddd9a857caf4037ed962 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-11-21T14:09:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mariana Teodoro Nascimento.pdf: 1300966 bytes, checksum: 895bd6fa7237ddd9a857caf4037ed962 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-21T14:09:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mariana Teodoro Nascimento.pdf: 1300966 bytes, checksum: 895bd6fa7237ddd9a857caf4037ed962 (MD5) Previous issue date: 2024-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmulherespor
dc.subjecteducação de jovens e adultospor
dc.subjectidentidadepor
dc.subjectoutsiderspor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleOutsiders na EJA: gênero e identidade das mulheres nas pesquisas em educação de Minas Geraispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de Mariana Teodoro Nascimento.pdf1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.