Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2485
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação de Jovens e Adultos (EJA): Um estudo das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Resolução nº° 1, de 28 de maio de 2021) |
Autor: | SANTOS, Letícia de Oliveira dos |
Primeiro orientador: | XAVIER, Cristiane Fernanda |
Primeiro membro da banca: | SANTOS, Geovânia Lúcia dos |
Segundo membro da banca: | IRELAND, Timothy Denis |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo geral compreender os processos envolvidos na discussão e promulgação da Resolução nº 1, de 28 de maio de 2021, que instituiu as Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente no que se refere aos aspectos relativos à Educação a Distância (EAD), tendo em conta o papel do poder público na efetivação do direito à educação dos jovens, adultos e idosos. De cunho predominantemente qualitativo, considera a pesquisa documental como principal técnica para a análise da fonte de pesquisa: a Resolução nº 1, de 28 de maio de 2021, promulgada durante a gestão do expresidente Jair Bolsonaro. Haja vista a natureza complexa e controversa da política educacional e os estudos do campo da EJA, a abordagem do “ciclo de políticas” de Stephen Ball e Richard Bowe, tal como apresentado por Mainardes (2006), foi tomada como referência para a análise da fonte documental acima referida. A partir do diálogo com a literatura pertinente, foram analisados os processos macropolíticos, continuidades e descontinuidades das políticas que impactaram a produção da fonte analisada. Notou-se que a Resolução nº 01 de 2021 apresenta uma visão positiva e tecnicista da EAD, que parece desconsiderar especificidades dos sujeitos da EJA apontados pelos estudos do campo. Além disso, seu texto dialoga superficialmente e de forma distorcida com a ideia da Educação ao Longo da Vida. Tais aspectos somam-se a tendências, influências e discursos, locais e internacionais, que se apresentam alinhados à gestão de Jair Messias Bolsonaro, presidente do Brasil à época da promulgação da Resolução nº 01 de 2021; gestão esta marcada pela desresponsabilização do Estado, pelo ultraconservadorismo político e cultural e pelo fortalecimento de uma agenda neoliberal. |
Abstract: | The general objective of this dissertation was to understand the processes involved in the discussion and promulgation of Resolution No. 1, of May 28th, 2021, which established the Operational Guidelines for Youth and Adult Education (EJA), especially with regard to aspects related to Distance Education (EAD), taking into account the role of public authorities in making the right to education effective for young people, adults and the elderly. Predominantly qualitative in nature, it considers documentary research as the main technique for analyzing the research source: Resolution No. 1, of May 28, 2021, promulgated during the administration of former president Jair Bolsonaro. Given the complex and controversial nature of educational policy and studies in the field of EJA, Stephen Ball and Richard Bowe's "policy cycle" approach as presented by Mainardes (2006), was taken as a reference for analyzing the aforementioned documentary source. Based on the dialogue with the relevant literature, the macro-political processes, continuities and discontinuities of the policies that impacted the production of the source in question were analyzed. It could be noticed that Resolution No. 01 of 2021 presents a positive and technicist view of distance education, which seems to disregard the specificities of the EJA subjects pointed out by studies in the field. In addition, its text dialogues superficially and in a distorted way with the idea of Lifelong Learning. Such aspects are in addition to local and international trends, influences and discourses that are aligned with the administration of Jair Messias Bolsonaro, president of Brazil at the time of the promulgation of Resolution No. 01 of 2021; an administration marked by the unaccountability of the state, ultraconservative politics and culture and by the strengthening of a neoliberal agenda. |
Palavras-chave: | EJA e Educação a Distância Diretrizes Operacionais da EJA Políticas Públicas Direito à Educação |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Letícia de Oliveira dos. Educação de Jovens e Adultos (EJA): Um estudo das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Resolução nº° 1, de 28 de maio de 2021). 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2485 |
Data de defesa: | 20-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de Letícia de Oliveira dos Santos.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.