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https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2500
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A gestão do conhecimento na Universidade Federal de Alfenas: um estudo voltado para a solução de problemas nos cargos de técnicos administrativos em educação |
Autor: | CARVALHO, Eliane Cristina de |
Primeiro orientador: | SOUZA, Wanderson Gomes de |
Primeiro membro da banca: | SOUZA, Wanderson Gomes de |
Segundo membro da banca: | ARENAS, Marlene Valério dos Santos |
Terceiro membro da banca: | SANT'ANA, Tomás Dias |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema a Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Alfenas: um estudo voltado para os cargos de Técnicos Administrativos em Educação. O objetivo geral da presente pesquisa foi propor a implementação de ações de Gestão do Conhecimento para melhorar a transmissão do conhecimento dos servidores Técnicos Administrativo em Educação de cargo ou área únicos na Universidade Federal de Alfenas. O tipo de abordagem foi misto, havendo a combinação de técnicas qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi de cunho bibliográfico, na medida em que houve a utilização de materiais já elaborados, como livros, artigos científicos e leis, bem como exploratória, vez que o seu objetivo foi o de proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de instrumento de coleta com perguntas abertas e fechadas, por meio do Google Forms, para a população alvo da pesquisa. Com isso descobriu-se que mais de ¼ da população estudada irá se aposentar nos próximos 10 anos e que a Universidade Federal de Alfenas possui um dos menores índices de Técnico Administrativo em Educação em relação à Docente, o que, aliado à falta de Gestão de Competências pode dificultar a implementação da Gestão do Conhecimento na Universidade. Por outro lado, houve descobertas que podem ajudar a Universidade Federal de Alfenas a criar a sua memória organizacional, pois a Universidade conta com ações de Gestão do Conhecimento, mesmo que não sejam dessa forma. Assim, com a utilização da ferramenta Base de Conhecimento do Sistema Eletrônico de Informações, o “como fazer” de todas as atividades da Universidade podem ser armazenados no mesmo local, evitando prejuízos com a saída dos servidores, e durante seus períodos de férias e afastamentos, sendo sugerido que as capacitações realizadas pelos servidores sirvam para atualização desses registros. Por fim, foi sugerido que a Universidade Federal de Alfenas solicite ao Ministério da Educação a disponibilização de vagas para não haver servidores de cargo ou área única na Instituição. |
Abstract: | This research focuses on Knowledge Management at the Federal University of Alfenas: a study aimed at administrative technical education positions. The main goal of this research was to propose the implementation of Knowledge Management actions to improve the transmission of the Education Administrative Assistant staff’s knowledge of positions or unique areas at the Federal University of Alfenas. The type of approach was mixed, with the combination of qualitative and quantitative techniques. The research was bibliographic, with the use of pre-existing materials such as books, scientific articles, and laws, as well as exploratory, aiming to provide greater familiarity with the problem, making it more explicit. Data collection was carried out through an application of data collection instrument with open and closed-ended questions, via Google Forms, for the research’s target group. It was found that more than 1/4 of the surveyed population will retire in the next 10 years and that the Federal University of Alfenas has one of the lowest ratios of Education Administrative Assistant compared to professor, which, combined with the lack of Competency Management, may hinder the implementation of Knowledge Management at the University. On the other hand, there were findings that can help the Federal University of Alfenas to create its organizational memory, as the University has Knowledge Management actions, even if they are not this way. Thus, with the use of the base tool of knowledge Electronic Information System, the "how to do" of all University activities can be stored in the same place, avoiding losses with staff departures, and during their vacations and absence, being suggested that training sessions conducted by staff be used to update these records. Finally, it was suggested that the Federal University of Alfenas request the Ministry of Education to provide positions to avoid having staff of positions or unique areas at the Institution. |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento; instituição pública de ensino superior; técnico administrativo em educação. Knowledge management; public higher education institution; administrative technical education. |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap |
Citação: | CARVALHO, Eliane Cristina de. A gestão do conhecimento na Universidade Federal de Alfenas: um estudo voltado para a solução de problemas nos cargos de técnicos administrativos em educação. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2500 |
Data de defesa: | 5-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação de Eliane Cristina de Carvalho.pdf | Documento principal | 3,86 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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