Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERES, Lucas Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5311370787526870por
dc.contributor.advisor1LOWANDE, Walter Francisco Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9442400560888745por
dc.contributor.referee1RUBINO, Silvana Barbosa-
dc.contributor.referee2SANTOS, Elaine Ribeiro da Silva dos-
dc.date.accessioned2025-02-11T17:56:22Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationFERES, Lucas Fernandes. Experiências críticas do patrimônio: inventários em sala de aula e a contestação de heranças coloniais. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2512-
dc.description.resumoO presente Objeto de Aprendizagem (OA)tem por finalidade contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes do ensino básico, nos temas de patrimônio cultural, colonização, salazarismo e Antropoceno. O inventário patrimonial colaborativo promove a reflexão sobre as disputas, tensões e valores contidos nos bens culturais, assim como possibilita uma maior apropriação dos espaços e comunicação com a comunidade em que os bens culturais em questão estão inseridos. Por meio da elaboração do inventário, as(os) autoras(es) devem conhecer a história local, eventualmente realizar entrevistas, coletar histórias, entre outras atividades. Tais ações favorecem a reflexão da comunidade sobre os valores que defendem e as escolhas sobre o que devem ou não preservar. Desse modo, o OA produzido neste trabalho buscou contribuir com a reflexão sobre como nossa visão de mundo e nossas práticas de preservação do passado podem ser mais plurais, dialéticas e respeitosas em relação às formas de existência envolvidas. A pesquisa que originou a construção deste OA, está centrada em dois protestos que envolveram o Padrão dos Descobrimentos, monumento localizado na cidade de Lisboa, em Portugal.por
dc.description.abstractEste Objeto de Aprendizaje (OA) tiene como finalidad contribuir al proceso de aprendizaje de los estudiantes de educación básica, en las temáticas de patrimonio cultural, colonización, salazarismo y el Antropoceno. El inventario patrimonial colaborativo promueve la reflexión sobre disputas, tensiones y valores contenidos en los bienes culturales, además de posibilitar una mayor apropiación de los espacios y la comunicación con la comunidad en la que se insertan los bienes culturales en cuestión. A través de la elaboración del inventario, los autores deben conocer la historia local, eventualmente realizar entrevistas, recopilar relatos, entre otras actividades. Tales acciones favorecen la reflexión de la comunidad sobre los valores que defienden y las opciones sobre lo que deben o no deben preservar. De esta forma, el OA producido en este trabajo buscó contribuir a la reflexión sobre cómo nuestra cosmovisión y nuestras prácticas de preservación del pasado pueden ser más plurales, dialécticas y respetuosas en relación a las formas de existencia involucradas. La investigación que condujo a la construcción de este OA se centra en dos protestas que involucran el Padrão dos Descobrimentos, monumento ubicado en la ciudad de Lisboa, en Portugal.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-12-17T17:52:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Lucas Fernandes Feres.pdf: 1242276 bytes, checksum: 43264d1aee6fdf5bf25e9d64691bd44d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2025-02-11T17:47:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Lucas Fernandes Feres.pdf: 1242276 bytes, checksum: 43264d1aee6fdf5bf25e9d64691bd44d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2025-02-11T17:56:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Lucas Fernandes Feres.pdf: 1242276 bytes, checksum: 43264d1aee6fdf5bf25e9d64691bd44d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T17:56:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Lucas Fernandes Feres.pdf: 1242276 bytes, checksum: 43264d1aee6fdf5bf25e9d64691bd44d (MD5) Previous issue date: 2024-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em História Ibéricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInventário Patrimonialpor
dc.subjectPatrimônio Culturalpor
dc.subjectColonizaçãopor
dc.subjectAntropocenopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleExperiências críticas do patrimônio: inventários em sala de aula e a contestação de heranças coloniaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de Lucas Fernandes Feres.pdf1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.