Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2512
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experiências críticas do patrimônio: inventários em sala de aula e a contestação de heranças coloniais
Autor: FERES, Lucas Fernandes 
Primeiro orientador: LOWANDE, Walter Francisco Figueiredo
Primeiro membro da banca: RUBINO, Silvana Barbosa
Segundo membro da banca: SANTOS, Elaine Ribeiro da Silva dos
Resumo: O presente Objeto de Aprendizagem (OA)tem por finalidade contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes do ensino básico, nos temas de patrimônio cultural, colonização, salazarismo e Antropoceno. O inventário patrimonial colaborativo promove a reflexão sobre as disputas, tensões e valores contidos nos bens culturais, assim como possibilita uma maior apropriação dos espaços e comunicação com a comunidade em que os bens culturais em questão estão inseridos. Por meio da elaboração do inventário, as(os) autoras(es) devem conhecer a história local, eventualmente realizar entrevistas, coletar histórias, entre outras atividades. Tais ações favorecem a reflexão da comunidade sobre os valores que defendem e as escolhas sobre o que devem ou não preservar. Desse modo, o OA produzido neste trabalho buscou contribuir com a reflexão sobre como nossa visão de mundo e nossas práticas de preservação do passado podem ser mais plurais, dialéticas e respeitosas em relação às formas de existência envolvidas. A pesquisa que originou a construção deste OA, está centrada em dois protestos que envolveram o Padrão dos Descobrimentos, monumento localizado na cidade de Lisboa, em Portugal.
Abstract: Este Objeto de Aprendizaje (OA) tiene como finalidad contribuir al proceso de aprendizaje de los estudiantes de educación básica, en las temáticas de patrimonio cultural, colonización, salazarismo y el Antropoceno. El inventario patrimonial colaborativo promueve la reflexión sobre disputas, tensiones y valores contenidos en los bienes culturales, además de posibilitar una mayor apropiación de los espacios y la comunicación con la comunidad en la que se insertan los bienes culturales en cuestión. A través de la elaboración del inventario, los autores deben conocer la historia local, eventualmente realizar entrevistas, recopilar relatos, entre otras actividades. Tales acciones favorecen la reflexión de la comunidad sobre los valores que defienden y las opciones sobre lo que deben o no deben preservar. De esta forma, el OA producido en este trabajo buscó contribuir a la reflexión sobre cómo nuestra cosmovisión y nuestras prácticas de preservación del pasado pueden ser más plurales, dialécticas y respetuosas en relación a las formas de existencia involucradas. La investigación que condujo a la construcción de este OA se centra en dos protestas que involucran el Padrão dos Descobrimentos, monumento ubicado en la ciudad de Lisboa, en Portugal.
Palavras-chave: Inventário Patrimonial
Patrimônio Cultural
Colonização
Antropoceno
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-graduação em História Ibérica
Citação: FERES, Lucas Fernandes. Experiências críticas do patrimônio: inventários em sala de aula e a contestação de heranças coloniais. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2512
Data de defesa: 23-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de Lucas Fernandes Feres.pdf1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.