Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2529
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação para a cidadania no parlamento sul-mineiro: o que tem feito as escolas do legislativo? |
Autor: | DIAS, Lucas Silvério Medáu ![]() |
Primeiro orientador: | MARIANO, André Luiz Sena |
Primeiro membro da banca: | OLIVEIRA, Leandra Martins de |
Segundo membro da banca: | FARIA, Marcos Roberto de |
Resumo: | Esta pesquisa de dissertação de mestrado investiga como as escolas do legislativo no Sul de Minas Gerais desenvolvem suas propostas de educação para a cidadania. A pesquisa qualitativa e descritiva envolveu análise documental de dados de nove escolas do legislativo de câmaras municipais do Sul de Minas Gerais. Inicialmente, o texto apresenta o autor e as suas motivações na escolha do tema, que é a educação para a cidadania realizada no âmbito das escolas do legislativo. A segunda seção detalha o desenho da pesquisa. Ela aborda a educação para a cidadania como um exercício político, discute os objetivos da pesquisa, sua relevância e a organização do texto. A terceira seção descreve a metodologia utilizada no estudo. As seções quatro e cinco focam no levantamento bibliográfico e no referencial teórico. Elas elucidam conceitoschave como cidadania, educação para a cidadania, educação não formal, escolas de governo, educação legislativa e escolas do legislativo. A sexta seção apresenta os dados coletados e suas análises. As interpretações são feitas à luz das teorias para cumprir três objetivos específicos: caracterizar as instituições, listar suas atividades educativas e analisar a intencionalidade educativa da educação para a cidadania. As considerações finais, por sua vez, indicam que as escolas do legislativo estudadas tendem a focar mais na educação para a cidadania do que em outros eixos, como a capacitação de agentes públicos. Observou-se também uma tendência por estudantes da educação básica como público-alvo, em detrimento de outros grupos e setores da sociedade. O texto conclui apresentando não apenas os limites da pesquisa e as lacunas para futuras investigações, mas também tece indicações e apontamentos para as instituições objeto de pesquisa. |
Abstract: | Esta investigación de tesis de maestría explora cómo las escuelas legislativas en el sur
de Minas Gerais desarrollan sus programas de educación para la ciudadanía. El estudio
cualitativo y descriptivo incluyó el análisis documental de datos de nueve escuelas
legislativas de cámaras municipales del sur de Minas Gerais. La investigación comienza
presentando al autor y sus motivaciones para elegir el tema, que es la educación para la
ciudadanía en el ámbito de las escuelas legislativas. La segunda sección detalla el diseño
de la investigación, tratando la educación para la ciudadanía como un ejercicio político y
discutiendo los objetivos del estudio, su relevancia y la organización del texto. La tercera
sección describe la metodología empleada. Las secciones cuatro y cinco se centran en
la revisión bibliográfica y en el marco teórico, aclarando conceptos clave como
ciudadanía, educación para la ciudadanía, educación no formal, escuelas de gobierno,
educación legislativa y escuelas del legislativo. La sexta sección presenta los datos
recogidos y su análisis. Las interpretaciones se realizan a la luz de las teorías para lograr
tres objetivos específicos: caracterizar las instituciones, enumerar sus actividades
educativas y analizar la intencionalidad educativa de la educación para la ciudadanía.
Las consideraciones finales indican que las escuelas legislativas estudiadas tienden a
enfocarse más en la educación para la ciudadanía que en otros ejes, como la
capacitación de agentes públicos. También se observó una tendencia a enfocar en
estudiantes de educación básica como público principal, en detrimento de otros grupos y
sectores de la sociedad. El texto concluye presentando no solo los límites de la
investigación y las brechas para futuras investigaciones, sino también proporcionando
indicaciones y observaciones para las instituciones estudiadas. This master's thesis research investigates how legislative schools in southern Minas Gerais develop their citizenship education programs. The qualitative and descriptive study involved documentary analysis of data from nine legislative schools of municipal chambers in southern Minas Gerais. The text begins by presenting the author and their motivations for choosing the topic, which is citizenship education within the scope of legislative schools. The second section details the research design, addressing citizenship education as a political exercise, discussing the study's objectives, its relevance, and the organization of the text. The third section describes the methodology used. Sections four and five focus on the bibliographic review and theoretical framework, elucidating key concepts such as citizenship, citizenship education, non-formal education, government schools, legislative education, and legislative schools. The sixth section presents the collected data and its analysis. Interpretations are made considering theories to achieve three specific objectives: to characterize the institutions, list their educational activities, and analyze the educational intentionality of citizenship education. The final considerations indicate that the studied legislative schools tend to focus more on citizenship education than on other axes, such as the training of public agents. A tendency was also observed to target students of basic education as the main audience, to the detriment of other groups and sectors of society. The text concludes by presenting not only the limits of the research and gaps for future investigations but also providing indications and observations for the studied institutions. |
Palavras-chave: | Educação para a cidadania Escola do legislativo Cidadania Educação legislativa Educação não formal |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | DIAS, Lucas Silvério Medáu. Educação para a cidadania no parlamento sul-mineiro: o que tem feito as escolas do legislativo?. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2529 |
Data de defesa: | 11-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de Lucas Silvério Medáu Dias.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.