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https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2530
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Conhecimentos de Física presentes na cafeicultura : elementos para uma aproximação cultural entre a aprendizagem de Física Escolar e a produção do café |
Autor: | GARCIA, Eduardo Soares ![]() |
Primeiro orientador: | TOTI, Frederico Augusto |
Primeiro membro da banca: | JULIO, Rejane Siqueira |
Segundo membro da banca: | NEVES, Jefferson Adriano |
Resumo: | Nesta pesquisa, utilizamos as noções de Etnofísica, derivadas da Etnomatemática proposta por Ubiratan D’Ambrósio. Essa abordagem é pouco explorada nas pesquisas sobre o Ensino de Física. Nosso estudo apresenta um potencial inovador na área, ao abordar a relação entre o Ensino de Física e a cafeicultura. A escolha desse setor se justifica pela importância cultural, social e econômica que ele possui para milhares de famílias em Alfenas-MG e nas cidades vizinhas, onde a pesquisa foi conduzida. O problema de pesquisa pode ser descrito da seguinte forma: Como o mundo do trabalho (setor cafeeiro) pode impactar o Ensino de Física, visando superar os desafios e tornar o ensino mais contextualizado? Para responder a essa questão, o objetivo geral deste trabalho é identificar a presença dos conceitos e conteúdos de Física da Educação Básica no setor cafeeiro, buscando elementos educacionais que valorizem a cultura local e contribuam para um Ensino de Física mais contextualizado. Adotamos uma abordagem qualitativa, básica e documental, realizando uma revisão de literatura narrativa com base em palavras-chave relevantes. Além disso, coletamos dados por meio de observações nas atividades das lavouras de café e seus entornos, bem como por entrevistas semiabertas com produtores, trabalhadores e pesquisadores do setor cafeeiro. Durante a análise, identificamos os conceitos e conteúdos de Física aplicados pelos produtores no setor cafeeiro, os quais, em muitos casos, não reconhecem a relação entre essas práticas e os fundamentos da Física. Posteriormente, adaptamos esses conceitos ao contexto do Ensino de Física, demonstrando que os conteúdos observados no campo podem ser interpretados e explicados com base nos fundamentos dessa disciplina. Essa abordagem promove um processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado e significativo. O tema é relevante porque, ao oferecer uma Educação mais problematizadora, fomenta-se o desenvolvimento do pensamento crítico e a tomada de decisões em situações que também ocorrem fora do ambiente escolar. Concluímos que é possível estabelecer uma relação mais específica entre os conhecimentos culturais (Etnofísica) e a Física Escolar nas instituições de ensino, gerando impactos educacionais significativos e valorizando a cultura de uma comunidade. |
Abstract: | In this research, we utilized the notions of Ethnophysics, derived from Ethnomathematics as proposed by Ubiratan D’Ambrósio. This approach is scarcely explored in studies on Physics Education. Our study presents an innovative potential in the field by addressing the relationship between Physics Education and coffee farming. The choice of this sector is justified by its cultural, social, and economic importance to thousands of families in Alfenas-MG and neighboring cities, where the research was conducted. The research problem can be described as follows: How can the world of work (coffee sector) impact Physics Education, aiming to overcome challenges and make teaching more contextualized? To answer this question, the general objective of this work is to identify the presence of Physics concepts and content from Basic Education in the coffee sector, seeking educational elements that value local culture and contribute to a more contextualized Physics Education. We adopted a qualitative, basic, and documental approach, conducting a narrative literature review based on relevant keywords. Additionally, we collected data through observations of activities in coffee plantations and their surroundings, as well as through semi-structured interviews with producers, workers, and researchers in the coffee sector. Data analysis was conducted using content analysis methodology. During the analysis, we identified the Physics concepts and content applied by producers in the coffee sector, who, in many cases, do not recognize the relationship between these practices and Physics fundamentals. Subsequently, we adapted these concepts to the context of Physics Education, demonstrating that the content observed in the field can be interpreted and explained based on the principles of this discipline. This approach promotes a more contextualized and meaningful teaching and learning process. The topic is relevant because, by offering a more problematizing education, it fosters the development of critical thinking and decision-making in situations that also occur outside the school environment. We conclude that it is possible to establish a more specific relationship between cultural knowledge (Ethnophysics) and School Physics in educational institutions, generating significant educational impacts and valuing the culture of a community. |
Palavras-chave: | Educação Ensino de Física Etnofísica Cafeicultura |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | GARCIA, Eduardo Soares. Conhecimentos de Física presentes na cafeicultura : elementos para uma aproximação cultural entre a aprendizagem de Física Escolar e a produção do café. 2025. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2530 |
Data de defesa: | 20-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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