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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Ana Cristina Aguiar de Lima da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4758235035364980por
dc.contributor.advisor1SILVA, Geraldo Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9597005238481625por
dc.contributor.advisor-co1BARBOSA, Sandro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1530031525953352por
dc.contributor.referee1COLAGRANDE, Elaine Angelina-
dc.contributor.referee2BOTEZELLI, Luciana-
dc.date.accessioned2025-03-18T18:47:57Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Cristina Aguiar de Lima da. Plantas medicinais na escola: do conhecimento popular à promoção do conhecimento científico por meio de projetos investigativos. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2537-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como base a prática pedagógica da pesquisadora como professora, buscando em suas aulas contextualizar a importância da construção do conhecimento científico preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Curricular Comum, conectando-o ao processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Partiu-se da premissa de que metodologias de ensino ativas despertam o interesse e a participação dos alunos enquanto protagonistas, utilizando suas experiências para investigações que visam a promoção do conhecimento científico. Nesse viés, a proposta foi levar para a escola o tema gerador plantas medicinais, cujo objetivo foi buscar resultados do uso de projetos investigativos para aproximação entre o senso comum e o conhecimento científico sobre plantas medicinais. Se cumpriram mediante pesquisa qualitativa, do tipo ação-colaborativa, em formato de estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 24 alunos de uma turma do 4 o ano da Escola Municipal José Augusto de Paiva em Varginha-MG, voluntários da pesquisa e devidamente acordados, enquadrados e resguardados nos aspectos éticos de pesquisa. As etapas desenvolvidas estruturaram-se a partir dos objetivos específicos que deram cumprimento ao geral, sendo eles: identificação das plantas medicinais utilizadas em âmbito familiar dos participantes da pesquisa; relação das plantas medicinais mais citadas pelos alunos desta turma, para serem distribuídas em grupos de pesquisas para proposição de projetosinvestigativos (para construção do conhecimento científico); desenvolvimento dos passos de um projeto investigativo para cada uma das plantas medicinais inventariadas, junto aos grupos de pesquisa formados; reconhecimento da importância da aproximação do conhecimento popular para o científico a respeito das plantas medicinais identificadas. Os dados constituídos enquanto resultados por meio das etapas de pesquisa tiveram seus conteúdos analisados descritivamente, com interpretações providas da observação participante da pesquisadora, considerando a sua prática pedagógica na referida escola, apoiando-se em um diário de campo. As plantas inventariadas foram: babosa (Aloe vera), camomila (Matricaria chamomilla), erva-cidreira (Melissa officinalis), boldo (Peumus boldus), hortelã (Mentha piperita ), alecrim (Rosmarinus officinalis). Deram origem a seis grupos de projetos investigativos para o trabalho com atividades pedagógicas estratégicas e apropriadas na intenção de protagonizar a ação dos estudantes em prol da construção de seus conhecimentos, a partir de pesquisas realizadas em livros, na internet e da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema único de Saúde (RENISUS). Cumpridos todos os passos da investigação, explicações fundamentadas foram encontradas sobre o uso racional das plantas medicinais em destaque. Os resultados e observações da pesquisa, apontam que a prática por meio de projetos investigativos promoveu uma aproximação entre o senso comum e o conhecimento científico sobre plantas medicinais, sugerindo que os alunos participantes da pesquisa foram beneficiados pela alfabetização científica.por
dc.description.abstractThis research is based on the researcher's pedagogical practice as a teacher, seeking in her classes to contextualize the importance of building scientific knowledge recommended in the National Curricular Parameters and the Common National Curricular Base, connecting it to the process of teaching and learning Science. It was based on the premise that active teaching methodologies arouse the interest and participation of students as protagonists, using their experiences for investigations aimed at promoting scientific knowledge. In this sense, the proposal was to take the topic generating medicinal plants to school, the objective of which was to seek results from the use of investigative projects to bring common sense and scientific knowledge about medicinal plants closer together. They were carried out through qualitative research, of the collaborative action type, in a case study format. The research participants were 24 students from a 4th year class at Escola Municipal José Augusto de Paiva in Varginha-MG, research volunteers and duly agreed, framed and protected in the ethical aspects of research. The stages developed were structured based on the specific objectives that fulfilled the general ones, namely: identification of medicinal plants used in the family context of research participants; list of medicinal plants most cited by students in this class, to be distributed in research groups to propose investigative projects (to build scientific knowledge); development of the steps of an investigative project for each of the medicinal plants listed, together with the research groups formed; recognition of the importance of bringing popular knowledge closer to scientific knowledge regarding identified medicinal plants. The data constituted as results through the research stages had their contents analyzed descriptively, with interpretations provided by the researcher's participant observation, considering her pedagogical practice at that school, based on a field diary. The plants inventoried were: aloe vera (Aloe vera), chamomile (Matricaria chamomilla), lemon balm (Melissa officinalis), boldo (Peumus boldus), mint (Mentha piperita), rosemary (Rosmarinus officinalis). They gave rise to six groups of investigative projects to work with strategic and appropriate pedagogical activities with the intention of leading students' action in favor of building their knowledge, based on research carried out in books, on the internet and the National List of Medicinal Plants of Interest to the Unified Health System (RENISUS). After completing all steps of the investigation, wellfounded explanations were found regarding the rational use of the highlighted medicinal plants. The results and observations of the research indicate that the practice through investigative projects promoted an approximation between common sense and scientific knowledge about medicinal plants, suggesting that the students participating in the research were benefited by scientific literacy.eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFitoterapiapor
dc.subjectPrática investigativapor
dc.subjectProtagonismopor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.titlePlantas medicinais na escola: do conhecimento popular à promoção do conhecimento científico por meio de projetos investigativospor
dc.typeDissertaçãopor
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