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https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SILVA, Guilherme Abraão | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5463032102993119 | por |
dc.contributor.advisor1 | GROPPO, Luís Antonio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4667459802757846 | por |
dc.contributor.referee1 | MARIANO, André Luiz Sena | - |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Josefa Alexandrina da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:06:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Guilherme Abraão. Percepções e interpretações de pesquisadores e pesquisadoras da educação sobre as Jornadas de 2013 no Brasil. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2541 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa sobre as Percepções e Interpretações de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre as Jornadas de 2013 do Brasil buscou compreender e analisar inicialmente o movimento antiglobalização, descrevendo uma série de eventos. Ela ainda analisou os movimentos das “revoltas das praças” e o chamado cidadanismo. Neste contexto mundial percebemos várias conexões com as Jornadas de 2013 no Brasil dentro destas revoltas populares. Antes de entrar no tema central da pesquisa, foram analisados alguns movimentos envolvidos nas Jornadas, como os Comitês Populares da Copa do Mundo, o Bloco de Lutas pelo Transporte Público de Porto Alegre e o Movimento Passe Livre, destacando deste último a sua ascensão e liderança nacional em vários atos das jornadas em 2013, principalmente em São Paulo. Foram realizadas 18 entrevistas com pesquisadores e pesquisadoras de várias partes do país. Nas entrevistas foram utilizados roteiros semiestruturados criados pela equipe da pesquisa nacional intitulada “Dimensões Educacionais das Jornadas de 2013: pautas educacionais, experiências escolares e formação política dos jovens em protesto”. Fizemos um recorte e focamos em 7 pesquisadores/as que estão diretamente ligados à pauta educacional. Esta pesquisa centrou sua análise em quatro questões do roteiro, sendo elas: a presença de professores e jovens estudantes; a formação política dos militantes e ativistas; os impactos nas políticas públicas educacionais brasileiras; e os legados das Jornadas. Obtivemos alguns resultados no decorrer dessa pesquisa, sendo: havia pautas educacionais nas Jornadas de 2013; notamos o direito ao acesso à cidade como uma forma de educar e ampliar o capital cultural dos indivíduos; concluímos que para os pesquisadores havia uma forte presença de jovens e estudantes, em especial do ensino médio e superior, eles porém, reconhecem que não houve uma grande presença de profissionais da educação entre os participantes dos atos e tampouco de sindicatos da categoria educacional. Ademais, reconhecem que o ambiente das Jornadas foi fértil para formação política dos participantes e surgimento de novos formatos de organizações políticas. Os pesquisadores em sua grande maioria apontam como sendo pequeno o grau de importância de temas e pautas educacionais nas Jornadas de 2013. Todavia, eles acreditam que houve impacto das Jornadas nas políticas educacionais de forma direta. Por fim, eles não são claros e não apresentam uma unanimidade entre eles sobre os legados das Jornadas de 2013 no Brasil. | por |
dc.description.abstract | The research on the Perceptions and Interpretations of Researchers on the 2013 Journeys in Brazil sought to initially understand and analyze the anti-globalization movement, describing a series of events. She also analyzed the movements of the “square revolts” and the so-called citizenship. In this global context, we see several connections with the 2013 Days in Brazil within these popular uprisings. Before entering the central theme of the research, some movements involved in the Journeys were analyzed, such as the Popular Committees of the World Cup, the Block of Struggles for Public Transport of Porto Alegre and the Movimento Passe Livre, highlighting the latter's rise and leadership. nationally in several events during the days in 2013, mainly in São Paulo. 18 interviews were carried out with researchers from various parts of the country. In the interviews, semi-structured scripts created by the national research team entitled “Educational Dimensions of the 2013 Journeys: educational agendas, school experiences and political formation of young people in protest” were used. We made a selection and focused on 7 researchers who are directly linked to the educational agenda. This research focused its analysis on four issues in the script, namely: the presence of teachers and young students; the political training of militants and activists; the impacts on Brazilian public educational policies; and the legacies of the Days. We obtained some results from this research: there were educational agendas in the 2013 Conferences; we note the right to access the city as a way of educating and expanding individuals’ cultural capital; We concluded that for the researchers there was a strong presence of young people and students, especially from high school and higher education, however, they recognize that there was not a large presence of education professionals among those participating in the events, nor of unions in the educational category. Furthermore, they recognize that the environment of the Journeys was fertile for the political training of participants and the emergence of new formats of political organizations. The vast majority of researchers point out that the degree of importance of educational themes and agendas in the 2013 Conferences was small. However, they believe that the Conferences had a direct impact on educational policies. Finally, they are not clear and do not present unanimity among them on the legacies of the 2013 Days in Brazil. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-12-18T18:24:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Guilherme Abraão Silva.pdf: 844790 bytes, checksum: 8f8dbffe2358cd5d00de0c575dfe3a37 (MD5) | eng |
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dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alfenas | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIFAL-MG | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jornadas de 2013 | por |
dc.subject | Pautas Educacionais | por |
dc.subject | Formação Política | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Percepções e interpretações de pesquisadores e pesquisadoras da educação sobre as Jornadas de 2013 no Brasil | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao de Guilherme Abraão Silva.pdf | 824,99 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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