Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2542
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Revolução Cubana, exílio e narrativa gráfica : uma leitura transnacional de Cuba: Minha Revolução |
Autor: | MESQUITA, Alexandre Borges ![]() |
Primeiro orientador: | SEBRIAN, Raphael Nunes Nicoletti |
Primeiro membro da banca: | SANTOS, Elaine Ribeiro da Silva dos |
Segundo membro da banca: | PEREIRA, Priscila |
Resumo: | O Objeto de Aprendizagem comunica os resultados de uma investigação histórica em perspectiva transnacional a respeito da representação da Revolução Cubana construída a partir do exílio cubano nos Estados Unidos e veiculada no romance gráfico intitulado Cuba: Minha Revolução (Cuba: My Revolution), publicado em 2013 no Brasil pela editora Panini, originalmente divulgado em 2010 pela editora Vertigo (DC Comics). Buscou-se compreender como a publicação de uma das maiores editoras de HQs dos EUA abordou a Revolução Cubana e seus valores revolucionários para os estadunidenses e para o mundo. Para isso, partiu-se da bibliografia já consolidada e dos trabalhos mais recentes sobre a Revolução Cubana, de estudos sobre o exílio de cubanos/as nos EUA, de investigações que permitem compreender as particularidades da fonte e dos debates correntes na academia acerca das potencialidades do uso de histórias em quadrinhos no ensino de História. Com isso, objetiva-se construir, por meio de uma sequência didática, um conhecimento junto ao público da Educação básica sobre questões fundamentais acerca da Revolução Cubana, entendida como acontecimento incontornável na história da América Latina, assim como intenta-se contribuir para o desenvolvimento de capacidades de crítica, de leitura e de interpretação de textos e imagens de discentes do Ensino Médio. |
Abstract: | El Objeto de Aprendizaje comunica los resultados de una investigación histórica desde una
perspectiva transnacional sobre la representación de la Revolución Cubana construida a partir
del exilio cubano en Estados Unidos y transmitida en la novela gráfica titulada Cuba: Minha
Revolução (Cuba: My Revolution), publicada en 2013 en Brasil por la editorial Panini y lanzada
originalmente en 2010 por la editorial Vertigo (DC Comics). Buscamos comprender cómo la
publicación de una de las editoriales de cómics más grandes de Estados Unidos se acercó a la
Revolución Cubana y sus valores revolucionarios para los estadounidenses y el mundo. Para
ello, partimos de la bibliografía ya consolidada y de los trabajos más recientes sobre la
Revolución Cubana, estudios sobre el exilio de cubanos en EE.UU., investigaciones que
permiten comprender las particularidades de la fuente y los debates actuales en la academia
sobre el potencial uso del cómic en la enseñanza de la Historia. Con esto, el objetivo es
construir, a través de una secuencia didáctica, conocimiento entre el público de la educación
básica sobre cuestiones fundamentales en torno a la Revolución Cubana, entendida como un
hecho ineludible en la historia de América Latina, así como hay la intención de contribuir al
desarrollo de habilidades críticas de lectura e interpretación de textos e imágenes para
estudiantes de secundaria. The Learning Object communicates the results of a historical investigation from a transnational perspective regarding the representation of the Cuban Revolution constructed from Cuban exile in the United States and conveyed in the graphic novel entitled Cuba: Minha Revolução (Cuba: My Revolution), published in 2013 in Brazil by Panini, originally released in 2010 by Vertigo (DC Comics). We sought to understand how the publication of one of the largest comic book publishers in the USA approached the Cuban Revolution and its revolutionary values for Americans and the world. To do this, we started from the already consolidated bibliography and the most recent works on the Cuban Revolution, studies on the exile of Cubans in the USA, investigations that allow us to understand the particularities of the source and current debates in academia about the potential the use of comic books in History teaching. With this, the objective is to build, through a didactic sequence, knowledge among the basic education public about fundamental issues surrounding the Cuban Revolution, understood as an unavoidable event in the history of Latin America, as well as the intention to contribute to the development critical skills, reading and interpretation of texts and images of high school students. |
Palavras-chave: | Revolução Cubana Romance gráfico Ensino de História Cuba: Minha Revolução |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História Ibérica |
Citação: | MESQUITA, Alexandre Borges. Revolução Cubana, exílio e narrativa gráfica : uma leitura transnacional de Cuba: Minha Revolução. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2543 |
Data de defesa: | 22-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Ibérica Mestrado em História Ibérica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de Alexandre Borges Mesquita.pdf | 5,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.