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Tipo do documento: Dissertação
Título: As contribuições do Programa de Residência Pedagógica na construção da identidade docente de licenciandos em Ciências Biológicas
Autor: PORTELA, Ellen Maria Santos 
Primeiro orientador: HORNINK, Gabriel Gerber
Primeiro membro da banca: COSWOSK, Édila Dalmaso
Segundo membro da banca: DIOR, Grégory Alves
Resumo: Esta pesquisa teve como foco avaliar como o Programa de Residência Pedagógica da UNIFALMG contribuiu para a construção da identidade docente dos residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto da pandemia da COVID-19, durante o período de 2020 a 2022. O Programa de Residência Pedagógica (PRP), objetivo deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas Instituições de Educação Básica (IEB), a fim de promover uma relação mais direta das Instituições de Ensino Superior (IES) com as IEB, proporcionando um aperfeiçoamento na formação, na qual o residente tem a oportunidade de se inserir dentro da realidade escolar brasileira, para além das experiências proporcionadas pelo estágio supervisionado curricular. O estudo caracteriza-se como qualitativo, com dados coletados por meio de uma análise documental dos relatos finais produzidos pelos residentes, sendo 18 relatos analisados. Os relatos foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Assim, esse estudo nos evidencia que a identidade do docente é construída no percurso e na vivência do docente formador e docente formando. Portanto, as políticas públicas precisam direcionar cada vez mais o olhar para a formação inicial nos cursos de licenciatura, uma vez que essa aproximação do licenciando com o ambiente escolar favorece a construção da formação de educadores reflexivos, capazes de acompanhar as mudanças no contexto educacional com mais experiência. Deste modo, foram identificadas três temáticas e oito categorias de acordo com o embasamento teórico e emergente das unidades de registro. A análise dos dados evidenciou o papel do residente em cena durante a pandemia, um professor em formação que atravessou o momento peculiar na educação, evidenciando muitas surpresas e incertezas; o processo colaborativo entre residentes, preceptores e orientadores durante o ensino remoto; e as diretrizes utilizadas para transitar do ensino presencial para o remoto, por meio de suas mediações pedagógicas estabelecidas com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
Abstract: This research focused on evaluating how the UNIFAL-MG Pedagogical Residency Program contributed to the construction of the teaching identity of residents of the Biological Sciences Degree course in the context of the COVID-19 pandemic, during the period from 2020 to 2022. Pedagogical Residency Program (PRP), the objective of this study, has as one of its objectives the modification of licensing in Basic Education Institutions (IEB), in order to promote a more direct relationship between Higher Education Institutions (HEIs) and the IEB , providing an improvement in training, in which the resident has the opportunity to insert themselves within the Brazilian school reality, in addition to the experiences provided by the curricular supervised internship. The study is characterized as qualitative, with data collected through a documentary analysis of the final reports produced by residents, 18 of which are experimental reports. The work was requested and approved by the institution's ethics committee. The reports were prepared through Bardin's content analysis. Thus, this study shows us that the teacher's identity is built in the path and experience of the teacher trainer and teacher trainee. Therefore, public policies need to increasingly direct their attention to initial training in undergraduate courses, since this approach between undergraduate students and the school environment favors the construction of the training of reflective educators, capable of following changes in the educational context with more experience. In this way, three themes and eight categories were identified according to the theoretical and emerging basis of the registration units. Data analysis highlighted the role of the resident on the scene during the pandemic, a teacher in training who went through a peculiar moment in education, highlighting many surprises and uncertainties; the collaborative process between residents, preceptors and advisors during remote teaching; and the guidelines used to transition from in-person to remote teaching, through pedagogical mediations based on Digital Information and Communication Technologies.
Palavras-chave: Formação docente
Políticas públicas
Identidade docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PORTELA, Ellen Maria Santos. As contribuições do Programa de Residência Pedagógica na construção da identidade docente de licenciandos em Ciências Biológicas. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2546
Data de defesa: 28-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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