Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2551
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre minas e manas: Experiência feminina e performatividade política nas ocupações secundaristas de 2016 em Minas Gerais
Autor: FERREIRA, Karoline Rebecka Siqueira 
Primeiro orientador: GROPPO, Luís Antonio
Primeiro membro da banca: MARIANO, André Sena
Segundo membro da banca: SILVA, Josefa Alexandrina da
Resumo: Esta dissertação tem como tema a atuação das meninas no movimento das ocupações secundaristas no Brasil, mais precisamente no Estado de Minas Gerais em 2016. Analisa entrevistas realizadas pela pesquisa nacional “Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: Formação e autoformação das e dos ocupas como sujeitos políticos”, mais propriamente a de nove meninas que ocuparam escolas mineiras, com o objetivo de compreender o processo de subjetivação política vivenciado por essas meninas, assim como os seus ideais, as suas motivações, as expectativas e seus processos, como sujeito políticos e sociais. Com a fundamentação teórica, faz uso dos estudos de Groppo, Butler, dentre outros, para produzir o entendimento acerca das categorias juventude, gênero, feminismo e performatividade de gênero e política. A metodologia desta é qualitativa, composta por pesquisa bibliográfica, que levantou produtos que analisaram aspectos relacionados a gênero e ao feminismo no movimento das ocupações, além da análise das entrevistas semiestruturadas acima descritas. Para análise das entrevistas, com o apoio do software MaxqDa, foram usadas as categorias: experiência feminina; feminismo; práticas políticas e relações de gênero. Entre os resultados, destacam-se o reconhecimento da relevância do feminismo no processo de subjetivação política vivenciado pelas jovens durante as ocupações secundaristas, sendo determinante para a sua constituição enquanto sujeitas dotadas de direitos, de poder e livres do assujeitamento. O feminismo interseccional teve uma forte presença no processo reflexivo e nas práticas implementadas pelas jovens durante a Primavera Secundarista. As experiências, juntamente das reflexões e críticas vivenciadas pelas/os jovens durante as ocupações secundaristas, permitiram a constituição de novos papéis de gênero, baseados nas vontades de cada indivíduo e afastados da imposição da masculinidade hegemônica o que contribuiu para a constituição de novas narrativas de si, na ampliação das possibilidades de ser, existir, pertencer e fazer, entre os indivíduos; como também do reconhecimento das inúmeras possibilidades de estabelecimentos de vínculos afetivos e sexuais, para além das permitidas pela inteligibilidade cultural; dentre outros aprendizados.
Abstract: This dissertation focuses on the role of girls in the movement of secondary school occupations in Brazil, specifically in the state of Minas Gerais in 2016. It analyzes interviews conducted by the national study "Secondary school occupations in Brazil in 2015 and 2016: Formation and self-formation of the occupiers as political subjects", specifically those of nine girls who occupied schools in Minas Gerais, with the aim of understanding the process of political subjectivation experienced by these girls, as well as their ideals, motivations, expectations and their processes of selfconstitution as political and social subjects. As a theoretical foundation, it makes use of studies by Groppo, Butler, among others, to build an understanding of the categories of youth, gender, feminism and gender and political performativity. The methodology is qualitative, consisting of bibliographical research, which looked at products that analyzed aspects related to gender and feminism in the Occupy movement, as well as analysis of the semi-structured interviews described above. To analyze the interviews, with the support of MaxqDa software, the following categories were used: female experience; feminism; political practices and gender relations. Among the results, we highlight the recognition of the importance of feminism in the process of political subjectivation experienced by the young people during the secondary school occupations, which was decisive for their constitution as subjects endowed with rights, power and freedom from subjection. Intersectional feminism had a strong presence in the reflective process and practices implemented by the young people during the Secondary School Spring. The experiences, together with the reflections and criticisms made by the young people during the secondary school occupations, allowed for the constitution of new gender roles, based on the will of each individual and far removed from the imposition of hegemonic masculinity, which contributed to the constitution of new narratives of the self, in the expansion of the possibilities of being, existing, belonging and doing, among individuals; as well as the recognition of the countless possibilities of establishing affective and sexual bonds, beyond those allowed by cultural intelligibility; among other learnings
Palavras-chave: Feminismo; ;
Juventude
Ocupações secundaristas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Karoline Rebecka Siqueira. Entre minas e manas: Experiência feminina e performatividade política nas ocupações secundaristas de 2016 em Minas Gerais. 2024. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2551
Data de defesa: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de Karoline Rebecka Siqueira Ferreira.pdf2,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.