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https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2554
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação do Campo, movimentos sociais e diversidade : A disputa de concepção de educação no contexto de hegemonia neoliberal |
Autor: | COSTA, Henrique Geovanine Macêdo ![]() |
Primeiro orientador: | SOARES, Olavo Pereira |
Primeiro membro da banca: | MELLO, Paulo Eduardo Dias de |
Segundo membro da banca: | SANTOS, Adriano Pereira |
Resumo: | Esta pesquisa trata da concepção de Educação do Campo que surge a partir das demandas dos movimentos sociais do campo e, aos poucos, vai incorporando pressupostos teóricos que dão base a formulações neoliberais para a educação. O objetivo geral da pesquisa é analisar de que forma as perspectivas próximas ao multiculturalismo se utilizam do conceito de diversidade através de uma abordagem pedagógica que se centra nos conhecimentos relacionados ao cotidiano imediatamente vivido, contribuindo para o esvaziamento científico do conhecimento escolar. A hipótese trabalhada são as seguintes: 1- a Educação do Campo, ao se materializar através das legislações e políticas públicas incorpora os pressupostos teóricos pautados pelos organismos internacionais como UNICEF e UNESCO, que permearam boa parte das reformas curriculares de caráter neoliberal no Brasil desde a década de 1990. 2- Os movimentos sociais em luta por uma Educação do Campo têm encontrado dificuldade em organizar uma concepção que incorpore de forma sistematizada referenciais teóricos produzidos acerca da educação brasileira capazes de oferecer resistência às perspectivas hegemonizadas pelas propostas neoliberais. O trabalho se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-cultural para, através da análise dos documentos construídos pelos movimentos sociais, normatizações e propostas de políticas públicas das últimas décadas, compreender de que forma vem sendo construída a concepção de Educação do Campo atualmente. Além disso, o trabalho pretende contribuir na identificação de alguns dos principais desafios a serem superados para construção de uma proposta de Educação do Campo que esteja coerentemente alinhada aos princípios históricos de Luta pela Reforma Agrária, desenvolvimento das populações do campo e superação do capitalismo. |
Abstract: | This research adresses the concept of Rural Education that emerges from the demands of social movements in rural áreas and gradually incorporates the oretical assumptions that provide the basis for neoliberal formulations in Education. The mainaim of the research is to analyse how perspectives aligned with multiculturalism use the concept of diversity through a pedagogical approach that focuses on knowled gerelated to daily life experiences, contributing to the critical reassessment. The hypotheses under consideration are as follows: 1- Rural Education, when implemented through legislation and public policies, incorporates the oretical underpinnings influenced by international organisations such as UNICEF and UNESCO, which have influenced and shaped numerous neoliberal educational reforms in Brazil since the 1990s. 2- Social movements advocating for Rural Education have encountered challenges in formulating a comprehensive framework that systematically integrates the oretical references specific to Brazilian education, capable of countering dominant neoliberal perspectives and proposals. The research draws on Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Theory to explore how the concept of Rural Education has been formulated and shaped. This aim is achieved by analyzing documents produced by social movements, regulations, and recent public policy proposals. Moreover, the study aims to contribute to the identification of critical challenges in developing a coherent framework for Rural Education that aligns with the historical principles of the Struggle for Agrarian Reform, the development of rural communities, and the transcendence of capitalism. |
Palavras-chave: | Educação do Campo; ; ; ; Diversidade Neoliberalismo Movimentos sociais Esvaziamento científico |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | COSTA, Henrique Geovanine Macêdo. Educação do Campo, movimentos sociais e diversidade : A disputa de concepção de educação no contexto de hegemonia neoliberal. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2554 |
Data de defesa: | 6-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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