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Tipo do documento: Dissertação
Título: Natureza e comunidades tradicionais nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: distopias do capital e a precarização da educação no Brasil
Autor: FERNANDES, Pedro Otávio Carvalho 
Primeiro orientador: SOARES, Olavo Pereira
Primeiro membro da banca: LOMBARDI, José Claudinei
Segundo membro da banca: HERNANDES, Paulo Romualdo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os livros didáticos do “Novo” Ensino Médio, compreendendo-os como uma expressão material do sucateamento da educação pública no Brasil. Por meio dos referenciais teóricos marxistas, principalmente vinculados à pedagogia histórico-crítica, à teoria da atividade e à ecologia marxista, direcionamo-nos à contrarreforma do Ensino Médio, contextualizando os livros didáticos enquanto mercadoria a serviço do capital e de seus representantes. Nossas considerações partem das contribuições iniciais de Marx e Engels a respeito do papel ontológico do trabalho para o processo de desenvolvimento dos seres humanos e sua importância para o processo educacional, bem como, sobre a forma como sua apropriação pelo modo capitalista de produção subverte suas funções formativas, submetendo os indivíduos à expropriação e à exploração. Nesse contexto, consideramos os livros didáticos do “Novo” Ensino Médio como fontes de pesquisa, isto é, como portadores de historicidade inseridos no modo de produção capitalista e determinados por ele. Nosso recorte temático foi direcionado às representações que eles reproduzem a respeito da “natureza” e das “comunidades tradicionais”, assim como sua interação na contemporaneidade. Evidenciamos como os livros didáticos apresentam essas temáticas e, em seguida, as criticamos e potencializamos suas considerações por meio das categorias de análise “ideologia”, “realismo capitalista”, “trabalho” e “metabolismo”. Por meio do referencial teórico destacamos a forma como a educação tem sido subvertida pelos intelectuais e empresas orgânicas vinculados à burguesia para funcionar de acordo com seus próprios interesses, mas também indicamos as possibilidades pedagógicas para a superação dos limites impostos pelo capital, mediante a prática docente consciente e planejada, isto é, por meio da historicidade dos agentes educacionais e da educação. Durante a investigação foi possível perceber o caráter reacionário dos livros didáticos, tanto em relação à natureza, como em relação às comunidades tradicionais e sua interação na contemporaneidade, identificando sua finalidade de legitimação do capitalismo. Indicamos nossa contribuição para o debate público em torno do “Novo” Ensino Médio e da necessidade de sua revogação imediata, destacando a forma como ele tem anulado o futuro de gerações de estudantes. Defendemos uma educação pública crítica de qualidade, laica e que desenvolva os estudantes em todas suas potencialidades.
Abstract: The main objective of this research is to analyze the textbooks of the "New" High School, understanding them as a material expression of the dismantling of public education in Brazil. Through Marxist theoretical frameworks, especially linked to historical-critical pedagogy, activity theory, and Marxist ecology, we address the counter-reform of High School and contextualize the textbooks as commodities serving capital and its representatives. Our considerations begin with the initial contributions of Marx and Engels regarding the ontological role of labor in the development process of human beings, its significance for the educational process, and consequently, how its appropriation by the capitalist mode of production subverts its formative functions, subjecting them to expropriation and exploitation. We regard the textbooks of the "New" High School as research sources, that is, as carriers of historicity embedded in the capitalist mode of production and determined by it. Our thematic focus was directed at the representations they reproduce regarding "nature" and "traditional communities," as well as their interaction in contemporary times. We demonstrate how the textbooks present these themes and then critique and enhance their considerations through the analytical categories of "ideology," "capitalist realism," "labor," and "metabolism." Through the theoretical framework, we highlight how education has been subverted by intellectuals and organic companies linked to the bourgeoisie to operate according to their own interests, but also point out pedagogical possibilities for overcoming the limits imposed by capital through conscious and planned teaching practice, that is, the historicity of educational agents and education. During the investigation, it was possible to perceive the reactionary nature of the textbooks, both in relation to nature and traditional communities and their interaction in contemporary times. Their purpose is to highlight and legitimize capitalism. We indicate our contribution to the public debate surrounding the "New" High School and the need for its immediate revocation by highlighting how it has negated the future of generations of students. Finally, we advocate for quality public education that is critical, secular, and develops students to their full potential.
Palavras-chave: Livros didáticos
Novo Ensino Médio
Marxismos
Ciências Humanas
Sociais Aplicadas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERNANDES, Pedro Otávio Carvalho. Natureza e comunidades tradicionais nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: distopias do capital e a precarização da educação no Brasil. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2556
Data de defesa: 7-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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