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https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2570
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Na vanguarda do conservadorismo: o papel da educação na emergência bolsonarista. |
Autor: | PAULA, Guilherme Oliveira de |
Primeiro orientador: | CONCEIÇÃO, Marcelo Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | SEVERO, Ricardo Gonçalves |
Segundo membro da banca: | GROPPO, Luís Antonio |
Resumo: | Esta pesquisa tem como problema geral o modo como o bolsonarismo surgia na arena pública em conexão a disputas sobre o domínio educacional. Tendo em vista um conjunto de terminologias e expressões que circulavam em ressonância ao universo educacional, como a malfadada ideologia de gênero, pretende-se compreender o papel da educação na direita bolsonarista no país, em conexão ao domínio moral da educação e às disputas simbólicas daí oriundas. Como objetivos específicos, buscouse mapear e interpretar as categorias nativas de Projetos de Lei do Escola Sem Partido (ESP), assim como investigar o domínio educacional em bibliografia específica deste universo e das Ciências Sociais. Para tanto, trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza básica e com o objetivo descritivo e compreensivo, em que se analisou os Projetos de Lei do ESP, em nível federal, entre os anos de 2014 e 2016, acompanhados de fontes secundárias relacionadas a esta temática. Com efeito, observou-se que disputas sobre o domínio educacional contribuíram para a própria configuração do bolsonarismo como uma comunidade moral, em um conjunto de oposições binárias que deslocavam eixos de entendimento progressistas e transmitiam uma mensagem de corrupção moral no país. Por meio de elementos do domínio educacional, como a construção de professores enquanto exploradores e dominantes, o discurso do ESP se aproxima do populismo autoritário, perspectiva que permite compreender o paradoxo de um movimento conservador e insurgente. Portanto, sobre a relação entre adultos e crianças e a transmissão de arbítrios culturais estruturantes na educação, o bolsonarismo surgia como grupo legítimo na política brasileira, para além de uma direita envergonhada. |
Abstract: | This research investigates the emergence of "bolsonarismo" in the public arena in connection to disputes over educational dominance. It aims to understand the role of education within the Brazilian Bolsonaro's right-wing movement, particularly in relation to the moral domain of education and the symbolic disputes arising from it. The specific objectives include mapping and interpreting the native categories of the School Without Party (ESP) bills, as well as investigating the educational domain in specific literature related to this universe and Social Sciences. The research is qualitative in nature, with a basic and descriptive objective, focusing on analyzing the ESP bills at a federal level between 2014 and 2016, along with secondary sources related to this theme. The study observed that disputes over educational dominance contributed to shaping "bolsonarismo" as a moral community, creating binary oppositions that shifted progressive understanding and conveyed a message of moral corruption in the country. Through elements of the educational domain, such as portraying teachers as exploiters and dominators, the discourse of ESP aligns with authoritarian populism, offering insight into the paradox of a conservative and insurgent movement. Therefore, in relation to the dynamics between adults and children and the transmission of structuring cultural dictates in education, "bolsonarismo" emerged as a legitimate group in Brazilian politics, beyond a discreet right-wing. |
Palavras-chave: | Bolsonarismo Educação Comunidade moral Simbólico Populismo |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PAULA, Guilherme Oliveira de. Na vanguarda do conservadorismo: o papel da educação na emergência bolsonarista.. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2570 |
Data de defesa: | 16-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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