Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2571
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma caracterização emocional de licenciandos em física na sua primeira aula de preparação para a docência
Autor: SILVA, Cesar Alves da 
Primeiro orientador: TOTI, Frederico Augusto
Primeiro membro da banca: COLOMBO JÚNIOR, Pedro Donizete
Segundo membro da banca: HORNINK, Gabriel Gerber
Resumo: O objetivo deste estudo foi de avaliar as características emocionais de seis licenciandos do 5º período do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) durante uma aula de preparação para a docência, sob a forma expositiva dialogada, conduzida pelos próprios alunos, com supervisão do professor responsável pela disciplina. Para isso, a pesquisa foi conduzida com a gravação de todos os eventos da aula e a captura de dados biométricos utilizando um oxímetro, a fim de identificar possíveis alterações na frequência cardíaca dos estudantes. O estudo envolveu a análise de seis casos, dos quais dois apresentaram resultados distintos, caracterizando diferentes conjuntos de reações emocionais. Foi adotada uma análise quali-quantitativa de natureza exploratória e de estudo de caso. O estudo permitiu uma interpretação mais detalhada das experiências didáticas e contribuiu para a compreensão das reações emocionais em sala de aula. A pesquisa revelou informações valiosas sobre o contexto emocional de licenciandos em Física durante sua primeira aula de preparação para a docência. Compreender as emoções é um processo abrangente, exigindo uma análise cuidadosa e consideração de diversos aspectos. A pesquisa destaca a importância de reconhecer as dimensões emocionais na formação de professores e oferece subsídios para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas e programas de apoio emocional. Investir na compreensão e no suporte emocional de licenciandos é fundamental para construir uma base sólida para o sucesso e bem-estar dos professores e alunos.
Abstract: The objective of this study was to evaluate the emotional characteristics of six undergraduate students from the 5th period of the Physics Degree course at the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) during a preparation class for teaching, in a dialogued expository format, conducted by the students themselves. , under the supervision of the teacher responsible for the subject. To this end, the research was conducted by recording all class events and capturing biometric data using an oximeter, in order to identify possible changes in the students' heart rate. The study involved the analysis of six cases, two of which presented different results, characterizing different sets of emotional reactions. A qualitativequantitative analysis of an exploratory and case study nature was adopted. The study allowed a more detailed interpretation of teaching experiences and contributed to the understanding of emotional reactions in the classroom. The research revealed valuable information about the emotional context of Physics graduates during their first preparation class for teaching. Understanding emotions is a comprehensive process, requiring careful analysis and consideration of many aspects. The research highlights the importance of recognizing emotional dimensions in teacher training and offers support for the development of pedagogical approaches and emotional support programs. Investing in the understanding and emotional support of undergraduate students is fundamental to building a solid foundation for the success and well-being of teachers and students.
Palavras-chave: Emoção
Biometria
Formação inicial de docentes de Física
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Cesar Alves da. Uma caracterização emocional de licenciandos em física na sua primeira aula de preparação para a docência. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2571
Data de defesa: 20-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de Cesar Alves da Silva.pdf2,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.