Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUILHERME, Daniel Henrique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7363625374110091por
dc.contributor.advisor1HORNINK, Gabriel Gerber-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7615930937088442por
dc.contributor.referee1COLAGRANDE, Elaine Angelina-
dc.contributor.referee2MATHEUS, Carlos Eduardo-
dc.date.accessioned2025-03-26T19:05:13Z-
dc.date.issued2024-06-05-
dc.identifier.citationGUILHERME, Daniel Henrique. Avaliação da percepção ambiental de monitores de um projeto de educação ambiental em um empreendimento para turismo rural pedagógico. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2572-
dc.description.resumoA sociedade contemporânea, marcada pelo consumo desenfreado e pelo foco no lucro, enfrenta graves problemas socioambientais. Para se construir um futuro mais sustentável e justo, é necessário desenvolver uma consciência crítica que integre a dimensão ambiental com as demais esferas da vida social, reconhecendo a interdependência entre os fatores sociais, econômicos e políticos que influenciam a questão ambiental. Para tanto,uma das possibilidades envolve o desenvolvimento de práticas de educação ambiental a partir do turismo rural pedagógico, caracterizada por utilizar um espaço não-formal de educação. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção ambiental dos monitores sobre a prática de educação ambiental no turismo rural pedagógico, um espaço não formal de aprendizagem. Neste projeto participaram os monitores de um empreendimento rural que desenvolvem um projeto de educação ambiental. Previamente às atividades, os monitores participam de uma capacitação conduzida pelo coordenador do projeto. A capacitação visou instruí-los sobre as normas e condutas necessárias para as excursões, apresentar o roteiro do projeto e discutir práticas de educação ambiental crítica. Para compreender a percepção ambiental dos monitores, realizaram-se a coleta de dados, antes da capacitação, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e, após a capacitação, um questionário final e observação participante em excursões de escolas. Analisaram-se os dados por análise de conteúdo a partir do olhar da educação ambiental crítica. Os instrumentos de avaliação pré-capacitação, como questionários e entrevistas semiestruturadas, revelaram que a percepção ambiental dos monitores se concentrava em práticas conservacionistas, com ênfase na transmissão de conteúdos e sensibilização ambiental. Após a capacitação e atividade didática com os alunos, a avaliação da observação participante e dos questionários permitiu verificar que alguns monitores mudaram a percepção em relação a práticas que podiam ser realizadas no projeto de educação ambiental, para uma possível prática voltada à educação ambiental crítica. A partir desta pesquisa, entende-se que o turismo rural pedagógico pode ser uma importante ferramenta para práticas de educação ambiental e que a capacitação dos monitores é importante para que eles possam desenvolver suas atividades de monitoria com influência nas práticas de educação ambiental crítica.por
dc.description.abstractContemporary society, marked by unbridled consumption and a focus on profit, faces serious socio-environmental problems. Building a more sustainable and just future requires fostering a critical consciousness that integrates the environmental dimension with other spheres of social life, acknowledging the interdependence between social, economic, and political factors that influence environmental issues. To achieve this, one possibility involves developing environmental education practices based on rural pedagogical tourism, characterized by utilizing a non-formal educational space. The research aimed to analyze the environmental perception of monitors regarding environmental education practices in rural pedagogical tourism, a non-formal learning space. This project involved the monitors of a rural enterprise who are developing an environmental education project. Prior to the activities, the monitors participate in a training session led by the project coordinator. The training aimed to instruct them on the necessary norms and behaviors for the excursions, introduce the project's itinerary, and discuss critical environmental education practices. To understand the monitors' environmental perception, data collection was carried out through questionnaires and semi-structured interviews before the training, and a final questionnaire and participant observation during school excursions after the training. The data was analyzed using content analysis from the perspective of critical environmental education. The pre-training assessment instruments, such as questionnaires and semi-structured interviews, revealed that the monitors' environmental perception focused on conservationist practices, with an emphasis on content transmission and environmental awareness raising. After the training and teaching activity with the students, the evaluation of participant observation and questionnaires allowed us to verify that some monitors changed their perception regarding the practices that could be carried out in the environmental education project, towards a possible practice focused on critical environmental education. Based on this research, it is understood that pedagogical rural tourism can be an important tool for environmental education practices and that monitor training is important for them to be able to develop their monitoring activities with an influence on critical environmental education practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2025-01-28T12:22:50Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Daniel Henrique Guilherme.pdf: 1545035 bytes, checksum: 68b2c729e875de0fb45baaf23f6e4469 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2025-03-26T19:04:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Daniel Henrique Guilherme.pdf: 1545035 bytes, checksum: 68b2c729e875de0fb45baaf23f6e4469 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2025-03-26T19:04:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Daniel Henrique Guilherme.pdf: 1545035 bytes, checksum: 68b2c729e875de0fb45baaf23f6e4469 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T19:05:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Daniel Henrique Guilherme.pdf: 1545035 bytes, checksum: 68b2c729e875de0fb45baaf23f6e4469 (MD5) Previous issue date: 2024-06-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTurismo rural pedagógicopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectPercepção Ambientalpor
dc.subjectEducação Ambiental Críticapor
dc.subjectEspaço não formal de educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação da percepção ambiental de monitores de um projeto de educação ambiental em um empreendimento para turismo rural pedagógicopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de Daniel Henrique Guilherme.pdf1,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.