Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRITO, Rosiane Aparecida Domingues-
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Katia Aparecida da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9903161636723259por
dc.contributor.referee1PEREIRA, Cilene Margarete-
dc.contributor.referee2RUI, Adailson José-
dc.date.accessioned2025-03-26T19:14:24Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationBRITO, Rosiane Aparecida Domingues. A história de Pedr: o cruel e Inês de Castro contada em cordel: proposta didática. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2575-
dc.description.resumoConsiderando a importância da historiografia inesiana para o povo português e para a literatura, objetivou-se, neste trabalho, reconhecer como a história de Inês de Castro é recontada pelo cordel e como os elementos históricos são abordados na obra de Francisco Maciel da Silveira, O caso de Pedro e Inês – Ines(quecível) até o fim do mundo (2015). Além disso, e como objetivo principal, propõe-se um roteiro didático que oriente professores de História do Ensino Médio através de atividades que poderão desenvolver com os estudantes em sala de aula e que seja um veículo para abordagem dos conteúdos de História e Literatura. Inicialmente, faz-se um estudo a respeito do cordel, seu surgimento, características e trajetória até os dias atuais e, posteriormente, compara-se a historiografia de Inês de Castro e Pedro – o Cruel, nas crônicas de Fernão Lopes e de Rui de Pina, verificando como são representados nas crônicas portuguesas nas quais são citados e, enfim, discute-se como sua história é recuperada pelo cordel de Maciel. O roteiro é relevante por propiciar aos professores a possibilidade de trabalhar de forma interdisciplinar, buscando aprofundar os conhecimentos de cada um dos conteúdos envolvidos e, assim, tornar a aprendizagem eficaz e dinâmica para os estudantes, pois são levados a perceber que o conhecimento não é construído de forma isolada, que passado e presente se completam, compondo a sociedade de hoje.por
dc.description.abstractConsiderando la importancia de la historiografía inesiana para el pueblo portugués y para la literatura, el objetivo de este trabajo fue reconocer cómo la historia de Inés de Castro es recontada por el cordel y cómo se abordan elementos históricos en la obra de Francisco Maciel da Silveira, O caso de Pedro e Inês – Ines(quecível) até o fim do mundo (2015). Además, y como objetivo principal, se propone una guía didáctica que oriente a los docentes de Historia de secundaria con actividades que para desarrollar con los estudiantes en el aula y pueden ayudarlos a abordar contenidos de Historia y Literatura. Inicialmente, fue realizado un estudio sobre el cordel, su surgimiento, características y trayectoria hasta la actualidad y, posteriormente, se comproba la historiografía de Inês de Castro y Pedro – el Cruel, tal como está representada en las crónicas portuguesas y, posteriormente, se observa cómo su historia es recuperada por el cordel de Maciel. La guía didáctica es relevante por ofrecer a los docentes la posibilidad de trabajar de manera interdisciplinaria, buscando profundizar su conocimiento de cada uno de los contenidos involucrados y, así, convertir el aprendizaje em algo efectivo y dinámico para los estudiantes, ya que les permite percibir que el conocimiento no es construido de forma aislada, el pasado y el presente se complementan, formando la sociedad actual.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2025-01-31T12:20:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Rosiane Aparecida Domingues Brito.pdf: 1760359 bytes, checksum: f15fd182a84eedd10b23d1875e569715 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2025-03-26T19:13:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Rosiane Aparecida Domingues Brito.pdf: 1760359 bytes, checksum: f15fd182a84eedd10b23d1875e569715 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2025-03-26T19:14:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Rosiane Aparecida Domingues Brito.pdf: 1760359 bytes, checksum: f15fd182a84eedd10b23d1875e569715 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T19:14:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Rosiane Aparecida Domingues Brito.pdf: 1760359 bytes, checksum: f15fd182a84eedd10b23d1875e569715 (MD5) Previous issue date: 2024-03-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em História Ibéricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInês de Castropor
dc.subjectCordelpor
dc.subjectHistória e Literaturapor
dc.subjectRoteiro Didáticopor
dc.subject.cnpqHISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVALpor
dc.titleA história de Pedro: o cruel e Inês de Castro contada em cordel: proposta didáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História Ibérica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de Rosiane Aparecida Domingues Brito.pdf1,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.