Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2577
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vindicacion Feminista na sala de aula : as lutas feministas no processo de redemocratização espanhola (1976-1977)
Autor: SILVA, Andressa da
Primeiro orientador: ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira
Primeiro membro da banca: STEFFENS, Marcelo Hornos
Segundo membro da banca: MAIA, Claudia de Jesus
Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre a produção feminista, escrita, de segunda onda, expressa na imprensa espanhola e para tal selecionamos o periódico Vindicacion Feminista, que circulou de 1976 a 1979, e se constitui uma importante fonte histórica, pois esteve entre os primeiros jornais dirigidos às mulheres e feito por mulheres na Espanha no processo de redemocratização que colocou fim ao regime franquista. A partir da análise das propostas feministas, numa fonte impressa dirigida ao público de mulheres no momento de transição para a democracia, produzimos um e-book em um modelo de livro paradidático com a finalidade de promover reflexões quanto ao franquismo e ao feminismo no ensino de história, sob a perspectiva feminina/feminista. A intenção não foi analisar toda a produção da Revista, mas suas primeiras publicações, de forma a compreender seu posicionamento diante de um mundo profundamente machista e autoritário, na década de 1970. Dessa forma, procuramos contribuir para a construção de um debate ausente até então e que rompe com a visão universal masculina dos fatos históricos, trazendo para a sala de aula a perspectiva de que as mulheres tiveram papel fundamental na luta contra autoritarismos, no caso o espanhol.
Abstract: Esta investigación busca reflexionar sobre la producción escrita feminista de la segunda ola, expresada en la prensa española y para ello seleccionamos el periódico Vindicación Feminista, que circuló de 1976 a 1979, y constituye una fuente histórica importante, ya que estuvo entre los primeros. Periódicos dirigidos a mujeres y elaborados por mujeres en la España del proceso de redemocratización que puso fin al franquismo. A partir del análisis de propuestas feministas, en un soporte impreso dirigido a las mujeres en el momento de la transición a la democracia, elaboramos un libro electrónico en modelo de libro paradidáctico con el propósito de promover reflexiones sobre el franquismo y el feminismo en la enseñanza de la historia, desde una Perspectiva femenina/feminista. La intención no fue analizar toda la producción de la Revista, sino sus primeras publicaciones, con el fin de comprender su posicionamiento frente a un mundo profundamente sexista y autoritario, en la década de 1970. De esta manera, buscamos contribuir a la construcción. de un debate hasta entonces ausente y que rompe con la visión masculina universal de los hechos históricos, trasladando a las aulas la perspectiva de que las mujeres jugaron un papel fundamental en la lucha contra el autoritarismo, en este caso el español.
Palavras-chave: Feminismo
Franquismo
Vindicacion Feminista
Imprensa feminista
Ensino de história
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-graduação em História Ibérica
Citação: SILVA, Andressa da. Vindicacion Feminista na sala de aula : as lutas feministas no processo de redemocratização espanhola (1976-1977). 2024.   74 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2577
Data de defesa: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em História Ibérica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de Andressa da Silva.pdf2,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.