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https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2605
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação ambiental e conhecimento pedagógico do Conteúdo: estudo das bases do conhecimento Profissional de professoras dos anos iniciais do ensino Fundamental |
Autor: | SANTOS, Ana Lúcia dos ![]() |
Primeiro orientador: | COLAGRANDE, Elaine Angelina |
Primeiro membro da banca: | LOCATELLI, Solange Wagner |
Segundo membro da banca: | NERY, Vanessa Cristina Girotto |
Resumo: | A necessidade de considerações críticas quanto à crise ambiental e aos fatores sociais, históricos, econômicos e políticos que a impulsionam, favorece maior inserção de questões relativas à Educação Ambiental (EA) em pesquisas acadêmicas. A educação têm sido um caminho na sensibilização humana voltada a uma cidadania ambiental. Levando-se em consideração todo o exposto, torna-se relevante um trabalho de pesquisa que discuta as bases do conhecimento profissional sobre temáticas ambientais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Nese contexto, o presente estudo apresentou como objetivo caracterizar as bases de conhecimento profissional sobre educação ambiental de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como referencial teórico o modelo de PCK de Pamella Grossmam e o campo da educação ambiental. A justificativa por tecer um estudo, no que tange ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, em relação a temáticas ambientais, foi que, além dos estudos sobre o PCK e Educação Ambiental nos anos iniciais serem escassos, a caracterização de tal base pode favorecer reflexões sobre a atuação docente nesse nível de ensino. O desenho metodológico desta pesquisa foi planejado em três etapas, considerando os seguintes instrumentos de coleta: a construção do CoRe (Representação de Conteúdo), a produção de uma proposta pedagógica com temática ambiental e a etapa de entrevistas com as professoras participantes; e o tratamento dos dados foi feito por meio da metodologia de análise de conteúdo. A análise do PCK das professoras em suas práticas de Educação Ambiental (EA) revelou um entendimento que abrange os diversos componentes do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), com destaque para o conhecimento pedagógico e o conhecimento do contexto. O primeiro é fundamental para adaptar o ensino às necessidades dos alunos, criando um ambiente colaborativo. Já o segundo, permite que as professoras compreendam as realidades sociais, culturais e econômicas dos alunos, tornando o ensino mais significativo e conectado às vivências locais. As concepções de EA das professoras refletiram tendências conservacionistas e pragmáticas, enfatizando a necessidade de uma formação diversificada para atender aos variados contextos de EA. Porém, a falta de formação específica pode influenciar a profundidade das práticas pedagógicas. As professoras enfrentam desafios adicionais, incluindo a resistência cultural e a falta de apoio da comunidade escolar e das famílias. Embora as professoras relatem a prática interdisciplinar da EA, na realidade, ela é abordada principalmente nas aulas de Ciências, com raras exceções, como em Artes. Infere-se que, embora haja variações na profundidade do conhecimento pedagógico do conteúdo das professoras participantes, todas reconhecem a importância da Educação Ambiental. Este consenso enfatiza a necessidade de garantir uma formação contínua e abrangente de forma a promover uma prática pedagógica transformadora. Nesse sentido, a formação continuada é vital para promover uma educação ambiental crítica e engajada, visto que a formação ajuda a garantir que a EA não apenas informe, mas também sensibilize e envolva os estudantes nas questões socioambientais, promovendo práticas significativas e contribuindo para o desenvolvimento da cidadania ambiental. |
Abstract: | The need for critical considerations regarding the environmental crisis and the social, historical, economic and political factors that drive it favors greater inclusion of issues related to Environmental Education (EE) in academic research. Education has been a path to human awareness aimed at environmental citizenship. Taking into account all of the above, a research work that discusses the bases of professional knowledge on environmental issues of elementary school teachers becomes relevant. In this context, the present study aimed to characterize the bases of professional knowledge on environmental education of elementary school teachers. This was a qualitative research, which used Pamella Grossman's PCK model and the field of environmental education as a theoretical framework. The justification for conducting a study on the pedagogical content knowledge (PCK) of elementary school teachers on environmental issues was that, in addition to the scarcity of studies on PCK and Environmental Education in the early years, the characterization of such a base can favor reflections on teaching performance at this level of education. The methodological design of this qualitative research was planned in three stages, considering the following collection instruments: the construction of the CoRe (Content Representation), the production of a pedagogical proposal on environmental issues, and the stage of interviews with the participating teachers. Data processing was carried out through the content analysis methodology. The analysis of the pedagogical content knowledge (PCK) of teachers on Environmental Education (EE) in their teaching practices revealed an understanding of this content with the presence of the components of pedagogical content knowledge (PCK), among which pedagogical and contextual knowledge stood out. The first is essential to adapt teaching to the needs of students, creating a collaborative environment. Knowledge of the context allows teachers to understand the social, cultural, and economic realities of students, making teaching more meaningful and connected to local experiences. The teachers’ conceptions of EE reflected conservationist and pragmatic tendencies, emphasizing the need for diversified training to meet the varied contexts of EE. However, the lack of specific training can influence the depth of pedagogical practices. Teachers face additional challenges, including cultural resistance and lack of support from the school community and families. Although teachers report the interdisciplinary practice of EE, in reality, it is mainly addressed in science classes, with rare exceptions, such as in arts. It can be inferred that, although there are variations in the depth of pedagogical knowledge of the content of the participating teachers, all recognize the importance of Environmental Education. This consensus emphasizes the need to ensure continuous and comprehensive training in order to promote transformative pedagogical practice. Continuous training is vital to promote critical and engaged environmental education. This type of training helps ensure that EA not only informs, but also raises awareness and involves students in socio-environmental issues, promoting meaningful practices and contributing to the development of environmental citizenship. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Conhecimento pedagógico do conteúdo Professoras Anos iniciais do ensino fundamental |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Ana Lúcia dos. Educação ambiental e conhecimento pedagógico do Conteúdo: estudo das bases do conhecimento Profissional de professoras dos anos iniciais do ensino Fundamental. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2605 |
Data de defesa: | 17-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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