Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2612
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Usos do passado e o ensino de história: uma análise da minissérie televisiva Mulheres de Abril (2014) e da obra literária Os Memoráveis (2014) |
Autor: | CUNHA, Laís Navarro da ![]() |
Primeiro orientador: | ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | STEFFENS, Marcelo Hornos |
Segundo membro da banca: | SANTHIAGO, Ricardo |
Resumo: | Este trabalho busca compreender os usos do passado da Revolução dos Cravos – ocorrida em Portugal, no ano de 1974 –, na minissérie Mulheres de Abril (2014) e no romance literário Os Memoráveis (2014), com a finalidade de apresentar uma proposta de ensino. A partir dos caminhos percorridos pela pesquisa, observou-se a influência dos debates políticos e econômicos presentes na sociedade portuguesa contemporânea. O objetivo principal da investigação foi, – a partir da análise das fontes históricas fílmica e literária – a criação de um Objeto de Aprendizagem voltado para o ensino de história nas unidades de educação básica. Dessa forma, elaborou-se um material didático em formato de livro paradidático que, ao discutir os usos do passado, estimula uma relação com o tempo pouco explorada nas aulas de história do ensino básico: a historicização do presente. Esse processo viabiliza a articulação do passado, do presente e do futuro. Sendo assim, há o propósito de auxiliar o (a) docente a construir - em conjunto com seus estudantes - habilidades investigativas que são essenciais para o desenvolvimento de análises da realidade a qual o sujeito está inserido. Muito além do objetivo de discutir os temas e processos históricos presentes nas narrativas ficcionais das fontes históricos, a proposta de Objeto de Aprendizagem aqui em questão pretende ser uma ferramenta para a edificação de habilidades essenciais no ensino de história. |
Abstract: | Este trabajo busca comprender los usos del pasado de la Revolución de los Claveles- que tuvo
lugar en Portugal, en el año 1974-, en la miniserie Mulheres de Abril (2014) y en la novela
literaria Os Memoráveis (2014). A partir de los caminos recorridos por la investigación,
observó la influencia de los debates politicos y económicos presentes en la sociedad
portuguesa contemporánea. El objetivo principal de la investigación fue- a partir del análisis
de fuentes históricas - la creación de un Objeto de Aprendizaje dirigido a la enseñanza de
historia en unidades de educación basica. De esta manera, se creó un material didactico en
forma de libro que, al discutir los usos del pasado, estimula una relación con el tiempo poco
explorada en las clases de historia de educación basica: la historización del presente. Este
proceso permite la articulación del pasado, presente y futuro. Por lo tanto, el propósito es
ayudar el docente a construir conjuntamente a sus estudiantes habilidades investigativas que
son esenciales para desarrollar análisis de la realidad en la que el sujeto se inserta. Mucho más
allá del objetivo de discutir los temas y procesos históricos presentes en las narrativas fictícias
de fuentes historicas, la propuesta de Objeto de Aprendizaje en cuestión pretende ser una
herramienta para construir habilidades esenciales en la enseñanza de historia. This paper aims to understand the Uses of the Past of Carnation Revolution (1974, Portugal), by the minisserie Mulheres de Abril (2014) and by the novel Os Memoráveis (2014). Based of the paths taken by the research, the influence of political and economic debates present in contemporary Portuguese society was observed. The main objective of the research was the creation of a Learning Object for history teaching in the basic education. In this way, a Textbook was created and when discussing uses of the past, it stimulates a time perception that is little explored in history classes: historicization of the presente time. This process makes it possible to articulate the past, present and future. Therefore, The purpose is to help the teacher build investigative skills together with students, essential for the development of analyzes of the reality in which the subject is inserted. Far beyond the objective of discussing the historical processes in the both fictional narratives of historical sources, the Learning Object proposal aims to be a tool for building essential skills in teaching history |
Palavras-chave: | Usos do passado Portugal Mulheres de Abril Os Memoráveis Ensino de História |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História Ibérica |
Citação: | CUNHA, Laís Navarro da. Usos do passado e o ensino de história: uma análise dada minissérie televisiva Mulheres de Abril (2014) e da obra literária Os Memoráveis (2014). 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2612 |
Data de defesa: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Ibérica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de Laís Navarro da Cunha.pdf | 7,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.