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https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2631
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A crítica do Padre Antônio Vieira ao cativeiro indígena: Maranhão – século XVII |
Autor: | MORGANTE, Muriel de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | EUGÊNIO, Alisson |
Primeiro membro da banca: | OLIVEIRA, Hilton César de |
Segundo membro da banca: | SILVA, Luiz Eduardo |
Resumo: | O trabalho que se segue consiste em um Objeto de Aprendizagem resultante da minha pesquisa intitulada “A crítica do padre Antônio Vieira ao cativeiro indígena na América Portuguesa do século XVII” cujo objeto de estudo foi compreender o pensamento de Vieira sobre a escravidão indígena inserido dentro dos debates intelectuais do período. A pesquisa aborda, sobretudo, os chamados “Anos 50” de sua produção, quando o referido autor esteve em uma missão no Maranhão a fim de mediar os conflitos entre os colonos locais e os membros da Companhia de Jesus na qual foi um grande expoente e pregador. Como fontes de pesquisa, utilizei o “Sermão de Santo Antônio aos Peixes”, pregado em São Luís do Maranhão em 1654 e o “Sermão da Primeira Dominga da Quaresma”, pregado também em São Luís do Maranhão no ano de 1653. O Objeto de Aprendizagem consistiu em uma sequência didática, disponibilizada no formato ebook, para ser utilizado por estudantes e professores da primeira série do Ensino Médio nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia, conforme às demandas da BNCC e do Currículo Paulista. Acredito que semelhante material didático possui grande potencial de alcance nos estudantes, pois as sequências didáticas se fazem bastante presentes no cotidiano escolar e podem contribuir com o trabalho de docentes que desejem utilizá-las com as mais diferentes intenções pedagógicas. |
Abstract: | El trabajo que sigue consiste en un Objeto de Aprendizaje resultante de mi investigación titulada
“La crítica del padre Antônio Vieira al cautiverio indígena en la América portuguesa en el siglo
XVII” cuyo objeto de estudio fue comprender el pensamiento de Vieira sobre la esclavitud
indígena insertado en los debates intelectuales del período. . La investigación aborda, sobre
todo, los llamados “años 50” de su producción, cuando el citado autor se encontraba en misión
en Maranhão con el fin de mediar en conflictos entre pobladores locales y miembros de la
Compañía de Jesús de la que fue un gran exponente. y predicador. Como fuentes de
investigación utilicé el “Sermón de San Antonio a los peces”, predicado en São Luís do
Maranhão en 1654 y el “Sermón del primer domingo de Cuaresma”, también predicado en São
Luís do Maranhão en 1653. El aprendizaje consistió en una secuencia didáctica, disponible en
formato de libro electrónico, para ser utilizada por estudiantes y profesores del primer año de
secundaria en las materias de Historia, Filosofía y Sociología, de acuerdo con las exigencias
del BNCC y de la São Currículum Paulo. Creo que un material didáctico similar tiene un gran
potencial para llegar a los estudiantes, ya que las secuencias didácticas están muy presentes en
la vida escolar cotidiana y pueden contribuir al trabajo de los profesores que deseen utilizarlas
con las más diversas intenciones pedagógicas. The following work consists of a Learning Object resulting from my research entitled “Father Antônio Vieira’s criticism of indigenous captivity in Portuguese America in the 17th century” whose object of study was to understand Vieira’s thinking on indigenous slavery inserted within the intellectual debates of the period. The research addresses, above all, the so-called “50s” of his production, when the aforementioned author was on a mission in Maranhão in order to mediate conflicts between local settlers and members of the Society of Jesus, of which he was a great exponent and preacher. As research sources, I used the “Sermon of Saint Anthony to the Fishes”, preached in São Luís do Maranhão in 1654 and the “Sermon of the First Sunday of Lent”, also preached in São Luís do Maranhão in 1653. The Learning Object consisted of a didactic sequence, made available in e-book format, to be used by students and teachers of the first year of High School in the subjects of History, Philosophy and Sociology, according to the demands of the BNCC and the São Paulo Curriculum. I believe that such didactic material has great potential to reach students, since didactic sequences are very present in the school routine and can contribute to the work of teachers who wish to use them with the most diverse pedagogical intentions. |
Palavras-chave: | Escravidão indígena Jesuítas Sequência didática |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História Ibérica |
Citação: | MORGANTE, Muriel de Oliveira. A crítica do Padre Antônio Vieira ao cativeiro indígena: Maranhão – século XVII. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2631 |
Data de defesa: | 29-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Ibérica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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