Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2636
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Entre o mito e a realidade: as imagens da ação bandeirante para a expansão do império português veiculadas nos livros didáticos |
Autor: | DIAS, Caíque de Paula ![]() |
Primeiro orientador: | EUGÊNIO, Alisson |
Primeiro coorientador: | SILVA, Luiz Eduardo da |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Luiz Eduardo da |
Segundo membro da banca: | SILVA, Eliazar João da |
Resumo: | Neste trabalho analisamos as formas de interiorização representadas nos livros didáticos do império português na América, já que o Brasil atualmente apresenta dados geográficos de suas dimensões sendo resultado das ações dos colonos portugueses, além do tratado de Tordesilhas, durante o período colonial. A busca e o diálogo com os livros didáticos são em um período de 20 anos, a partir do ano de 2002, com base nas edições distribuídas nas escolas públicas, seguindo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Esses documentos são encontrados nas repartições públicas, como escolas e bibliotecas, estando de livre acesso para os leitores, especialmente alunos do ensino público. Focamos em utilizar livros didáticos que compactuam com a proposta de pesquisa; na matéria da expansão do império português, em especial nas terras americanas. Resultando de um levantamento de mais de 10 obras, focamos em analisar os trechos que trazem essa expansão, em especial a participação dos bandeirantes, cujo tema foi central na escrita. Houve um diálogo com as respectivas obras didáticas, dando foco no conteúdo que está relacionado diretamente com a expansão portuguesa na América. O trabalho vem presente com o Objeto de Aprendizado (OA), cujo objetivo é ensinar uma maneira variada de ensinar o conteúdo sobre a expansão do império português na América para professores do Ensino Fundamental II. |
Abstract: | En este trabajo analizamos las formas de interiorización representadas en los libros de texto del
imperio portugués en América, ya que actualmente Brasil presenta datos geográficos sobre sus
dimensiones como resultado del accionar de los colonos portugueses, además del Tratado de
Tordesillas, durante el período colonial. La búsqueda y el diálogo con los libros de texto abarcó
un período de 20 años, a partir de 2002, a partir de ediciones distribuidas en las escuelas
públicas, siguiendo el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD). Estos documentos se
encuentran en oficinas públicas, como escuelas y bibliotecas, y son de libre acceso para los
lectores, especialmente los estudiantes de la educación pública. Nos enfocamos en utilizar libros
de texto que concuerden con la propuesta de investigación; en materia de expansión del imperio
portugués, especialmente en tierras americanas. Como resultado de un estudio de más de 10
obras, nos concentramos en analizar los fragmentos que traen esta expansión, en particular la
participación de los bandeirantes, cuyo tema fue central en la escritura. Hubo un diálogo con
las respectivas obras didácticas, centrándose en contenidos directamente relacionados con la
expansión portuguesa en América. El trabajo viene acompañado del Objeto de Aprendizaje
(OA), cuyo objetivo es enseñar una forma variada de enseñar contenidos sobre la expansión del
imperio portugués en América a profesores de Educación Primaria II. In this work we analyze the forms of interiorization represented in textbooks of the Portuguese empire in America, since Brazil currently presents geographic data on its dimensions as a result of the actions of Portuguese settlers, in addition to the Treaty of Tordesillas, during the colonial period. The search for and dialogue with textbooks spanned a period of 20 years, starting in 2002, based on editions distributed in public schools, following the National Textbook Program (PNLD). These documents are found in public offices, such as schools and libraries, and are freely accessible to readers, especially public education students. We focus on using textbooks that agree with the research proposal; in the matter of the expansion of the Portuguese empire, especially in American lands. Resulting from a survey of more than 10 works, we focused on analyzing the excerpts that bring this expansion, in particular the participation of the bandeirantes, whose theme was central in the writing. There was a dialogue with the respective didactic works, focusing on content that is directly related to Portuguese expansion in America. The work comes with the Learning Object (LO), whose objective is to teach a varied way of teaching content about the expansion of the Portuguese empire in America to Elementary School II teachers. |
Palavras-chave: | Expansão Império Português Livro didático Bandeirantes |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História Ibérica |
Citação: | DIAS, Caíque de Paula. Entre o mito e a realidade: as imagens da ação bandeirante para a expansão do império português veiculadas nos livros didáticos. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2636 |
Data de defesa: | 22-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Ibérica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de Caíque de Paula Dias.pdf | 4,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.