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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2646
Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações da loucura em Dom Quixote: Uma Proposta Didática
Autor: RIBEIRO, André Luiz 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Katia Aparecida da Silva
Primeiro membro da banca: FIÚZA, Adriana Aparecida de Figueiredo
Segundo membro da banca: VIDOTTE, Adriana
Resumo: O presente trabalho é uma proposta didática para o ensino de História Ibérica a partir do estudo de um trecho de uma obra literária, o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. A proposta consiste em três vídeos e um guia imprimível, elaborada para o Ensino Médio, com uma abordagem ativa e interdisciplinar, buscando a participação do aluno no seu próprio processo de aprendizagem e integrando os estudos literários com a História. A elaboração desse objeto de ensino se deu a partir dos resultados de uma pesquisa que trata das representações da loucura nos episódios que ocorrem entre o primeiro e o quinto capítulo da primeira parte do romance O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha (1605) de Miguel de Cervantes (1547-1616). Nossa análise foi feita pelo prisma da História Cultural, amparando-nos nas concepções de Roger Chartier (História Cultural, 2002). O objetivo de estabelecer a interpretação proposta é entender como Cervantes usou a loucura como recurso literário para criar uma representação crítica da sociedade em que vivia. Para isso, buscamos entender como o autor construiu sua obra, tomando como modelo as representações de loucura vigentes desde o final do Medievo. Também analisamos como Dom Quixote foi visto por seus contemporâneos como uma paródia que revelava as contradições de um império que se deteriorava por conta de decisões governamentais embasadas em convicções obsoletas. Com essa análise, pretendemos evidenciar como a loucura de Dom Quixote serviu como uma metáfora para esse período histórico. Através de nossa proposta didática, desejamos tornar o resultado dessa pesquisa acessível para os alunos do Ensino Médio.
Abstract: El presente trabajo es una propuesta didáctica para la enseñanza de la Historia Ibérica a partir del estudio de un fragmento de una obra literaria, Don Quijote, de Miguel de Cervantes. La propuesta consta de tres videos y una guía imprimible, diseñada para estudiantes de la educación secundaria, con un enfoque activo e interdisciplinario, buscando la participación de los estudiantes en su propio proceso de aprendizaje e integrando los estudios literarios con la Historia. La elaboración de este objeto didáctico se basó en los resultados de una investigación que trata de las representaciones de la locura en los episodios que ocurren entre el primer y quinto capítulo de la primera parte de la novela El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha (1605) de Miguel de Cervantes (1547-1616). Nuestro análisis se realizó a través del prisma de la Historia Cultural, basado en los conceptos de Roger Chartier (História Cultural, 2002). El objetivo de establecer la interpretación propuesta es comprender cómo Cervantes utilizó la locura como recurso literario para crear una representación crítica de la sociedad en la que vivió. Para ello, buscamos comprender cómo el autor construyó su obra, tomando como modelo las representaciones de la locura vigentes desde finales de la época medieval. También analizamos cómo Don Quijote fue visto por sus contemporáneos como una parodia que revelaba las contradicciones de un imperio que se deterioraba por decisiones gubernamentales basadas en convicciones obsoletas. Con este análisis pretendemos resaltar cómo la locura de Don Quijote sirvió como metáfora de este periodo histórico. A través de nuestra propuesta didáctica deseamos hacer accesibles los resultados de esta investigación a estudiantes de la educación secundaria
This work is a didactic proposal for teaching Iberian History based on the study of an excerpt from a literary work, Don Quixote, by Miguel de Cervantes. The proposal consists of three videos and a printable guide, designed for high school students, with an active and interdisciplinary approach, seeking the participation of students in their own learning process and integrating literary studies with History. The development of this teaching object was based on the results of a research that deals with the representations of madness in the episodes that occur between the first and fifth chapters of the first part of the novel The Ingenious Knight, Don Quixote De La Mancha (1605) by Miguel de Cervantes (1547-1616). Our analysis was made from the perspective of Cultural History, supported by the concepts of Roger Chartier (História Cultural, 2002). The objective of establishing the proposed interpretation is to understand how Cervantes used madness as a literary resource to create a critical representation of the society in which he lived. For that, we sought to understand how the author built his work, taking as a model the representations of madness that were prevalent since the end of the Medieval times. We also analyzed how Don Quixote was seen by his contemporaries as a parody that revealed the contradictions of an empire that was deteriorating due to government decisions based on obsolete convictions. With this analysis, we intend to highlight how Don Quixote's madness served as a metaphor for this historical period. Through our didactic proposal, we hope to make the results of this research accessible to high school students.
Palavras-chave: Dom Quixote
Loucura como metáfora
História Cultural
Ensino de História
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-graduação em História Ibérica
Citação: RIBEIRO, André Luiz. Representações da loucura em Dom Quixote : Uma Proposta Didática. 2024. 168 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2646
Data de defesa: 28-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em História Ibérica

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