Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2648
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Alfabetização através da Geografia: uma proposta de formação continuada entre geografias e pedagogias |
Autor: | OLIVEIRA JÚNIOR, Geraldo Magela de ![]() |
Primeiro orientador: | AZEVEDO, Sandra de Castro de |
Primeiro membro da banca: | LOPES, Jader Janer Moreira |
Segundo membro da banca: | SILVA, Jorge Luiz Barcellos da |
Resumo: | Pesquisas sobre a presença da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental constataram a dificuldade dos licenciados em pedagogia em trabalhar com essa disciplina na sala de aula. Motivado por esses resultados, o presente estudo propõe relacionar o ensino de geografia com o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo desta pesquisa consiste em elucidar a alfabetização por e através da geografia. Para isso, foi necessário estabelecer uma relação entre universidade e escola, geógrafo e pedagogas, a partir de estratégias didáticas voltadas ao ensino das palavras, a partir da leitura do mundo. Durante o processo, foi possível investigar a dialogicidade entre pedagogias e geografias, no tocante à formação continuada de professores em trabalho, conectando teoria e prática por meio da pesquisa-ação. Trata-se, portanto, de uma análise onde os integrantes não apenas são observados, mas se constituem como agentes ativos e reflexivos tanto na investigação quanto na intervenção e construção de resultados. Aliada ao materialismo histórico-dialético, que enfatiza a análise das relações sociais e históricas de poder, a pesquisa busca compreender e transformar a realidade investigada. Estes apontamentos são guiados pelo levantamento da história e métodos de alfabetização, da formação de pedagogos, dos aspectos legais quanto à formação continuada de professores no Brasil e pela análise das ações práticas obtidas através da implementação de um projeto de extensão com uma turma de 2º ano de uma escola municipal. Por meio da pesquisa, constatou-se que é possível alfabetizar por e através da geografia e que as iniciativas de formação continuada de professores são imprescindíveis diante do almejado progresso político, intelectual e emancipatório de uma significativa parcela da população, que enxerga na educação a representação máxima para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. |
Abstract: | Research on the presence of geography in the early years of elementary school found the difficulty of pedagogy graduates in working with this discipline in the classroom. Motivated by these results, the present study proposes to relate the teaching of geography with the literacy process in the early years of elementary school. The objective of this research is to elucidate literacy by and through geography. For this, it was necessary to establish a relationship between university and school, geographer and pedagogues, based on didactic strategies aimed at teaching words, based on the reading of the world.During the process, it was possible to investigate the dialogicity between pedagogies and geographies, regarding the continuing education of teachers on the job, connecting theory and practice through action research. It is, therefore, an analysis where the members are not only observed, but constitute themselves as active and reflective agents both in the investigation and in the intervention and construction of results. Allied to historical-dialectical materialism, which emphasizes the analysis of social and historical power relations, the research seeks to understand and transform the investigated reality.These notes are guided by the survey of the history and methods of literacy, the training of pedagogues, the legal aspects regarding the continuing education of teachers in Brazil and the analysis of the practical actions obtained through the implementation of an extension project with a 2nd year class of a municipal school. Through the research, it was found that it is possible to learn to read and write by and through geography and that the initiatives of continuing education of teachers are essential in the face of the desired political, intellectual and emancipatory progress of a significant portion of the population, which sees in education the maximum representation for the construction of a more just and equitable society. |
Palavras-chave: | Geografia Pedagogia Alfabetização Ensino Formação de professores |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | OLIVEIRA JÚNIOR, Geraldo Magela de. Alfabetização através da Geografia: uma proposta de formação continuada entre geografias e pedagogias. 2024. 188 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2648 |
Data de defesa: | 7-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de Geraldo Magela de Oliveira Júnior.pdf | 38,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.