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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem motora e sua correlação com qualidade de vida, participação e funcionalidade em adolescentes com paralisia cerebral: estudo observacional transversal
Autor: PEREIRA, Ana Paula
Primeiro orientador: REIS, Luciana Maria dos
Primeiro membro da banca: SANTOS, Adriana Teresa Silva
Segundo membro da banca: FERNANDES, Carlos Eduardo Monici
Resumo: Introdução: : A Paralisia Cerebral (PC) é caracterizada por alterações na postura e no movimento, que podem limitar o desempenho funcional e impactar a participação e a qualidade de vida (QV). A aprendizagem motora (AM), caracterizada pela aquisição, retenção e transferência de habilidades por meio da prática, é essencial na reabilitação, favorecendo mudanças permanentes na capacidade funcional e participação em diferentes contextos. Objetivo: Verificar a AM de adolescentes com PC, em comparação com adolescentes neurotípicos e suas correlacões com qualidade de vida, participação e funcionalidade. Métodos: A amostra foi composta por 24 adolescentes (12 com PC e 12 neurotípicos), pareados por sexo e idade. O Teste Não Verbal de Inteligência Geral - BETA III foi empregado para caracterizar o funcionamento cognitivo dos participantes do grupo PC. O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e o Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS) classificaram os níveis de comprometimento motor e habilidade manual, sendo utilizados também como parâmetros de funcionalidade. A AM foi avaliada com a parte A do Teste de Trilhas, adaptado para uma versão digital, incluindo ambientes que pudessem verificar aspectos da AM como aquisição, retenção e transferência de habilidades. A QV foi medida pelo Kidscreen-27, enquanto a participação foi avaliada pela medida da participação e do ambiente – crianças e jovens (PEM-CY), considerando os contextos de casa, escola e comunidade. As análises estatísticas foram realizadas com o SPSS 20.0, aplicando o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados. As variáveis de desempenho motor (tempo e erros) foram analisadas pelo teste não paramétrico de Mann-Whitney, e a QV foi comparada entre os grupos pelo teste t para amostras independentes. A correlação entre funcionalidade (GMFCS e MACS), participação (escola e comunidade) e as variáveis de AM (tempo e erro) foi investigada com o teste de correlação Spearman. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo masculino (91,7%). Entre os adolescentes com PC, 53,3% apresentavam PC espástica unilateral e 91,7% estavam nos níveis I ou II do GMFCS. No MACS, os níveis foram distribuídos igualmente entre I, II e III (33,3% cada). No BETA III, a maioria teve desempenho médio esperado para a escolaridade em inteligência não verbal (66,6%) e na velocidade de processamento (83,3% apresentaram desempenho inferior esperado). Foi observado aumento significativo no tempo de execução em todos os ambientes do Teste de Trilhas Adaptado no grupo PC, bem como no número de erros nos ambientes 6 (retenção, p=0,045) e 8 (transferência, p=0,008). Diferenças na participação foram observadas na escola (p=0,033) e na comunidade (p=0,033) com menor envolvimento do grupo PC em atividades escolares e comunitárias. No grupo PC, o tempo e os erros em determinados ambientes do teste correlacionaram-se com barreiras na escola (ambientes 1A: p=0,037, r=0,604; 4A: p=0,002, r=0,786; 5A: p=0,011, r=0,701; 6A: p=0,018, r=0,666; 8A: p=0,006, r=0,741) e na comunidade (ambientes 3A: p=0,018, r=0,666; 5A: p=0,031, r=0,621). Além disso, os erros correlacionaram-se negativamente com a participação na comunidade, tanto no número de atividades realizadas (p=0,036, r=-0,608) quanto na frequência de participação (p=0,033, r=-0,615). Não houve diferenças estatísticas na QV entre os grupos, inviabilizando análises correlacionais para essa variável. Também não foi encontrada correlação entre funcionalidade (GMFCS e MACS) e desempenho no Teste de Trilhas Adaptado. Conclusão: Os resultados indicam que a complexidade da tarefa e as oportunidades de participação na escola e na comunidade influenciam diretamente o processo de AM. As intervenções devem priorizar tanto o desenvolvimento de habilidades motoras quanto a promoção de maior envolvimento nos diferentes contextos de vida, considerando a participação como uma meta essencial da reabilitação.
Abstract: Introduction: Cerebral Palsy (CP) is characterized by impairments in posture and movement, which can limit functional performance and impact participation and quality of life (QoL). Motor learning (ML), defined as the acquisition, retention, and transfer of skills through practice, is essential in rehabilitation, promoting permanent changes in functional capacity and participation across different contexts. Objective: To evaluate ML in adolescents with CP compared to neurotypical adolescents and investigate its correlations with quality of life, participation, and functionality. Methods: The sample consisted of 24 adolescents (12 with CP and 12 neurotypical), matched by sex and age. The Non-Verbal General Intelligence Test - BETA III was used to characterize cognitive functioning in the CP group. The Gross Motor Function Classification System (GMFCS) and the Manual Ability Classification System (MACS) classified motor impairment and manual ability levels, serving as functionality parameters. ML was assessed using part A of the Trail-Making Test, adapted into a digital version, including environments to evaluate aspects such as skill acquisition, retention, and transfer. QoL was measured using the Kidscreen-27, while participation was assessed through the Participation and Environment Measure for Children and Youth (PEM-CY), considering the contexts of home, school, and community. Statistical analyses were conducted using SPSS 20.0, with the Shapiro-Wilk test applied to verify data normality. Motor performance variables (time and errors) were analyzed using the non-parametric Mann-Whitney test, and QoL comparisons between groups were performed using the independent samples t-test. Correlations between functionality (GMFCS and MACS), participation (school and community), and ML variables (time and errors) were investigated using Spearman’s correlation test. Results: Most participants were male (91.7%). Among adolescents with CP, 53.3% had unilateral spastic CP, and 91.7% were classified at levels I or II of the GMFCS. For MACS, levels were evenly distributed among I, II, and III (33.3% each). In the BETA III, 66.6% showed expected average performance for non-verbal intelligence, while 83.3% displayed below-expected processing speed. Significant increases in execution time were observed across all environments of the adapted Trail-Making Test in the CP group, along with more errors in environments 6 (retention, p=0.045) and 8 (transfer, p=0.008). Participation differences were observed in school (p=0.033) and community contexts (p=0.033), with lower involvement of the CP group in school and community activities. In the CP group, time and errors in specific test environments were correlated with barriers at school (e.g., environment 6A: p=0.018, r=0.666) and in the community (e.g., environment 5A: p=0.031, r=0.621). Errors were negatively correlated with community participation, both in the number of activities performed (p=0.036, r=-0.608) and frequency of participation (p=0.033, r=-0.615). No significant differences were found in QoL between groups, precluding correlational analyses for this variable. Additionally, no correlation was identified between functionality (GMFCS and MACS) and performance in the adapted Trail-Making Test. Conclusion: The results indicate that task complexity and opportunities for participation in school and community contexts directly influence the ML process. Rehabilitation interventions should prioritize both the development of motor skills and the promotion of greater involvement across different life contexts, considering participation as a key rehabilitation goal.
Palavras-chave: Paralisia Cerebral
Transtornos do neurodesenvolvimento
Desempenho psicomotor
Reabilitação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação
Citação: PEREIRA, Ana Paula. Avaliação da aprendizagem motora e sua correlação com qualidade de vida, participação e funcionalidade em adolescentes com paralisia cerebral: estudo observacional transversal. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2649
Data de defesa: 16-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Reabilitação

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