Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2675
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Unidades Temáticas: investigando o processo de produção de materiais didáticos na formação de licenciandos em biologia |
Autor: | SOUZA, Marcos Vinícius de ![]() |
Primeiro orientador: | COLAGRANDE, Elaine Angelina |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Fábio Augusto Rodrigues |
Segundo membro da banca: | HORNINK, Gabriel Gerber |
Resumo: | Diferentes pesquisas na área da educação têm demonstrado que a participação de licenciandos na produção de materiais didáticos pode auxiliá-los na construção de uma nova visão ou uma visão mais abrangente sobre a docência. Levando em consideração esses estudos, a presente pesquisa objetivou-se em compreender o processo de autoria e produção de Unidades Temáticas (UT) na formação de licenciandos do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Os licenciandos, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP), foram convidados a participar de um conjunto de aulas no formato de minicurso para entender o processo de produção de UT. O minicurso ocorreu no formato virtual, ao longo de cinco encontros, via plataforma Google Meet, no qual os licenciandos estudaram a temática e desenvolveram atividades. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário individual, a gravação das aulas do minicurso, mapas mentais (MM) produzidos pelos grupos de licenciandos participantes, a gravação de entrevista semi-estruturada e as UT produzidas. O tratamento dos dados ocorreu por meio de referências utilizadas e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam o envolvimento dos participantes no processo de construção do material e suas concepções na concretização das UT, bem como as consequências dessa produção em práticas mais reflexivas dos participantes. Os dados analisados sugerem que as UT foram entendidas como materiais complementares, que possibilitam a contextualização e favorecem novas abordagens para o ensino de conceitos, dentre outros apontamentos. Os resultados da pesquisa possibilitam um debate sobre o uso de temáticas na abordagem de conteúdos e estímulo de práticas reflexivas na formação de professores, não apenas do campo da biologia, mas também de outras áreas do conhecimento. |
Abstract: | Different studies in the area of education have shown that the participation of undergraduates in the production of didactic materials can help them to build a new vision or a broader vision of teaching. Taking these studies into account, the present research aimed to understand the process of authoring and production of Thematic Units (UT) in the training of undergraduates in the Biological Sciences course – Degree at the Federal University of Alfenas – UNIFAL-MG. The undergraduates, members of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (RP) were invited to participate in a set of classes in the form of a short course to understand the UT production process. The mini-course took place in a virtual format, over five meetings, via the Google Meet platform, in which the undergraduates studied the theme and developed activities. The data collection instruments used were: an individual questionnaire, the recording of the mini-course classes, mental maps (MM) produced by the groups of participating licentiate students, the recording of a semi-structured interview and the UT produced. Data processing occurred through references used and content analysis. The results show the involvement of participants in the process of building the material and their conceptions in implementing the UT, as well as the consequences of this production in more reflective practices of the participants. The analyzed data suggest that the UT were understood as complementary materials, which allow contextualization and favor new approaches for teaching concepts, among other notes. The research results allow for a debate on the use of themes in the content approach, and the stimulation of reflective practices in teacher training, not only in the field of biology, but also in other areas of knowledge. |
Palavras-chave: | Formação de Professores Unidades Temáticas Mapas Mentais Materiais Didáticos Ensino de Biologia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOUZA, Marcos Vinícius de. Unidades Temáticas: investigando o processo de produção de materiais didáticos na formação de licenciandos em biologia. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2675 |
Data de defesa: | 16-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de Marcos Vinícius de Souza.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.