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Tipo do documento: Dissertação
Título: Vivência universitária em empreendedorismo e inovação - VUEI : uma experiência inovadora no âmbito da fisioterapia
Autor: SANTOS, Ingrid Barbara Campos dos 
Primeiro orientador: PEREIRA, Simone Botelho
Primeiro membro da banca: MACEDO, Anderson Geremias
Segundo membro da banca: VIEIRA , Renata Crisna Marns da Silva
Resumo: Introdução: O Projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), visa promover a inovação e a interação entre universidade e mercado. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Fisioterapia exigem uma formação acadêmica que inclua aspectos técnicos e habilidades em tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento. No entanto, a formação acadêmica tende a se concentrar principalmente em conteúdos técnicos da prática clínica, resultando em um distanciamento do desenvolvimento gerencial. Objetivos: Identificar o perfil empreendedor dos acadêmicos do Estágio Obrigatório de Fisioterapia em Saúde da Mulher / Maternidade e Urologia da UNIFAL-MG (campus Santa Clara) e avaliar o impacto da intervenção "Laboratório de Gestão", focada no desenvolvimento de competências gerenciais e empreendedoras dos discentes. Materiais e Métodos: O primeiro estudo, de natureza experimental observacional descritiva, utilizou o questionário “Avaliação do Perfil Empreendedor em Meio Acadêmico” e questões adicionais para caracterizar sociodemograficamente e avaliar a autopercepção dos alunos em relação à gestão, finanças, empreendedorismo e inovação. A análise foi realizada por estatísticas descritivas (média, mediana e desvio padrão). O segundo estudo, observacional longitudinal, utilizou os mesmos instrumentos para coletar dados antes e após a intervenção "Laboratório de Gestão", com impacto avaliado pelo teste de Wilcoxon. O relato da experiência do Projeto VUEI foi documentado em relatório. Resultados: Ambos os estudos identificaram predominância de acadêmicos do sexo feminino com perfil empreendedor classificado como "superior" ou "médio superior". No entanto, o Laboratório de Gestão apresentou um discreto aumento na mediana que não foi estatisticamente significativo. Foram realizadas iniciativas para incentivar o empreendedorismo na universidade e na comunidade, e discussões sobre a inclusão de mais disciplinas sobre empreendedorismo no currículo de Fisioterapia da UNIFAL-MG. Conclusão: Embora os acadêmicos apresentem um perfil empreendedor classificado como superior, a maioria não considera seu conhecimento em gestão, inovação e empreendedorismo como “bom” ou “muito bom”. A incorporação de princípios empreendedores na formação acadêmica parece influenciar positivamente o perfil dos egressos. A escassez de estudos sobre o tema ressalta sua importância e a necessidade de pesquisas adicionais para promover uma formação mais completa e integrada aos futuros fisioterapeutas, contribuindo para adaptação às demandas do mercado e consequentemente, a valorização profissional.
Abstract: Introduction: The University Experience in Entrepreneurship and Innovation Project (VUEI), promoted by the Secretariat of Economic Development of Minas Gerais (SEDE), aims to foster innovation and interaction between academia and the market. The National Curricular Guidelines for the Undergraduate Course in Physiotherapy require an academic formation that includes technical aspects as well as skills in decision-making, communication, leadership, administration, and management. However, academic training tends to focus primarily on technical content related to clinical practice, resulting in a gap in managerial development. Objectives: To identify the entrepreneurial profile of students enrolled in the Mandatory Internship in Women’s Health / Maternity and Urology Physiotherapy at UNIFAL-MG (Santa Clara campus) and to evaluate the impact of the "Management Laboratory" intervention, whichfocuses on developing students' managerial and entrepreneurial competencies. Materials and Methods: The first study, of a descriptive observational experimental nature, used the "Assessment of the Entrepreneurial Profile in Academic Settings" questionnaire along with additional questions to characterize the students demographically and to evaluate their self-perception regarding management, finance,entrepreneurship, and innovation. Data analysis was conducted using descriptive statistics (mean, median, and standard deviation). The second study, a longitudinal observational study, used the same instruments to collect data before and after the "Management Laboratory" intervention, with the impact assessed by the Wilcoxon test.The experience report of the VUEI Project was documented in a report. Results: Bothstudies identified a predominance of female students with an entrepreneurial profile classified as "superior" or "upper middle." However, the Management Laboratory showed a slight increase in the median, which was not statistically significant. Initiatives were undertaken to encourage entrepreneurship within the university and the community, and discussions were held regarding the inclusion of more entrepreneurship-related courses in the Physiotherapy curriculum at UNIFAL-MG. Conclusion: Although the students presented an entrepreneurial profile classified assuperior, most do not consider their knowledge in management, innovation, and entrepreneurship to be "good" or "very good." The incorporation of entrepreneurial principles into academic training seems to positively influence graduates' profiles. The scarcity of studies on this topic highlights its importance and the need for further research to promote a more comprehensive education that better prepares future physiotherapists, contributing to their adaptation to market demands and, consequently, enhancing their professional value.
Palavras-chave: Gestão de Serviços de Saúde
Empreendedorismo
Fisioterapia
Reabilitação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação
Citação: SANTOS, Ingrid Barbara Campos dos. Vivência universitária em empreendedorismo e inovação - VUEI : uma experiência inovadora no âmbito da fisioterapia. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2679
Data de defesa: 7-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Reabilitação

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