Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Bruna da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8459315414291011por
dc.contributor.advisor1CORDEIRO, Márcia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214879534215945por
dc.contributor.advisor-co1KIILL, Keila Bossolani-
dc.contributor.referee1CALEFI, Paulo Sérgio-
dc.contributor.referee2LOURENÇO, Eliana Bernardes-
dc.date.accessioned2015-06-09T17:56:54Z-
dc.date.issued2013-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna da. Jogo didático quiminvestigação: uma ferramenta para o ensino de quimica inorgânica em nível médio. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2013.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/347-
dc.description.resumoEstudos publicados na área de Ensino de Química destacam a importância da utilização de jogos didáticos como recursos auxiliares ao processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, tais recursos podem contribuir para a motivação, o interesse e a interação em sala de aula. O presente trabalho aborda o desenvolvimento, avaliação e aplicação de um jogo didático para o ensino de Química Inorgânica em nível médio. Este material apresenta caráter investigativo por trabalhar os conteúdos químicos, tabela periódica e funções inorgânicas (ácidos, bases e sais) por meio de casos que requerem dos alunos uma solução. Inicialmente para a realização desta pesquisa, elaborou-se o jogo, suas regras e os casos, em seguida, este foi avaliado por três professores de Química Inorgânica do ensino superior. E posteriormente, o material didático foi aplicado com alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Alfenas. É importante destacar que este recurso didático também foi avaliado pela professora responsável por ministrar a disciplina de Química para estes estudantes. Com base nos dados obtidos por meio da avaliação, verificou-se que o jogo apresenta características que podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes como a abordagem contextualizada dos casos e a ludicidade. No que diz respeito à utilização do material didático, observou-se que este pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem por meio da interação em sala de aula.por
dc.description.abstractStudies published in the Teaching of Chemistry highlight the importance of using educational games as auxiliary resources to the teaching-learning process, since such resources can contribute to motivation, interest and interaction in the classroom. This paper discusses the development, evaluation and implementation of an educational game for teaching Inorganic Chemistry in high school. This educational game introduces an investigative perspective because it works with the chemical content, periodic table and inorganic functions (acids, bases and salts) through cases that require from the students a solution. Initially for this research, we prepared the game, its rules and the cases then this was evaluated by three professors of Inorganic Chemistry in higher education. And later, the educational game was applied to high school students at a public school in the city of Alfenas. It must be noted that this teaching resource was also evaluated by the teacher responsible for chemistry for these students. Based on the data obtained through the evaluation, it was found that the game has characteristics that may contribute to student learning as contextualized approach cases and playfulness. Regarding the use of educational game, it was observed that this can aid the process of teaching and learning through interaction in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2015-06-09T17:55:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Bruna da Silva.pdf: 1488281 bytes, checksum: 95fb4d57cd957c1e32c8e9487e547682 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2015-06-09T17:56:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Bruna da Silva.pdf: 1488281 bytes, checksum: 95fb4d57cd957c1e32c8e9487e547682 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2015-06-09T17:56:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Bruna da Silva.pdf: 1488281 bytes, checksum: 95fb4d57cd957c1e32c8e9487e547682 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-09T17:56:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Bruna da Silva.pdf: 1488281 bytes, checksum: 95fb4d57cd957c1e32c8e9487e547682 (MD5) Previous issue date: 2013-02-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectQuimica - Estudo e ensinopor
dc.subjectQuimica inorganicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleJogo didático quiminvestigação: uma ferramenta para o ensino de quimica inorgânica em nível médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Bruna da Silva.pdf1,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons