Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Julio César Noronha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9271478411965833por
dc.contributor.advisor1PAFFARO JUNIOR, Valdemar Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4193402330362099por
dc.contributor.referee1BOER, Patrícia Aline-
dc.contributor.referee2SOUZA, Paulo Roberto Rodrigues de-
dc.date.accessioned2015-06-22T19:04:55Z-
dc.date.issued2013-09-17-
dc.identifier.citationSILVA, Julio César Noronha. Desenvolvimento e avaliação de um método utilizando recursos da informática para o ensino de biologia celular em cursos de graduação. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Biociências Aplicada à Saúde) - Universidade Federal de Alfenas, MG, 2013.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/460-
dc.description.resumoA Educação Superior Brasileira passou nos últimos anos por uma verdadeira revolução, o que nos leva a pensar na necessidade de se fazer uma reflexão acerca dos métodos de ensino que são adotados nos cursos superiores. Temos atualmente uma grande variedade de práticas pedagógicas que podem ser adotadas, sobretudo as digitais que estão cada vez mais presentes no universo de alunos e professores. No entanto, ainda é comum, sobretudo no ensino superior, o uso exclusivo de aulas expositivas como ferramenta didática, onde o aluno assume uma postura passiva em relação ao seu aprendizado, e o professor o papel de detentor do saber e transmissor do conhecimento. Esse tipo de prática é especialmente observado nos cursos das áreas de saúde e biológicas, onde a maioria das disciplinas são muito técnicas e as aulas são praticamente teórico-expositivas. Neste contexto pode ser incluída a disciplina de Biologia Celular, a qual é básica para esses cursos e envolve o estudo de estruturas e processos microscópicos, de difícil visualização, interpretação e imaginação. Para auxiliar no ensino dessa disciplina desenvolvemos neste trabalho um conjunto de animações e esquemas, utilizando o programa Adobe Flash CS5 Professional, sobre os conteúdos comumente abordados nessa disciplina, e criamos o software BioCell UNIFAL-MG. Com o material aqui produzido desenvolvemos uma estratégia de ensino, utilizada nas aulas de Biologia Celular do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal de Alfenas-MG, na qual os alunos tiveram contato com as animações e os esquemas produzidos em dois momentos distintos. O primeiro durante as aulas teóricas da disciplina, que para isso foram reformuladas para inclusão do material produzido, e o segundo momento durante monitorias oferecidas ao longo do semestre no laboratório de informática, onde os alunos podiam estudar livremente utilizando o software. Ao final do semestre o método desenvolvido foi avaliado pelos alunos, através da resposta de um questionário fechado, o qual foi avaliado através de análises estatísticas, e de um instrumento de percepção aberto. A maioria dos alunos aprovou o método e isso foi comprovado após avaliação de aspectos como “Qualidade do Material” e o “Aprendizado com o material desenvolvido”, sendo que a assertiva “As animações apresentadas facilitam o entendimento” foi a de melhor resultado dentre todas as analisadas. Os resultados obtidos nos permitem concluir que o uso de animações pode auxiliar no aprendizado dessa disciplina, tornando sua compreensão mais simples, e que há uma grande demanda por parte dos alunos por novas estratégias pedagógicas para o ensino em nível superior na UNIFAL-MGpor
dc.description.abstractNowadays there was a revolution in he Brazilian High Education leading us to start to introducing new teaching methods in the University courses. We currently have a wide range of pedagogical practices that can be adopted, especially digital ones that are increasingly in the students and teachers universe. However, it is still common, especially in high education, the use of only lectures as a teaching tool, where the student assumes a passive stance in relation to their learning, and the teacher is assumed as a knowledge holder and a simple information transmitter. This type of practice is especially observed in health and biology areas, where the majority of subjects are very technical and the classes are main expositive. Cell Biology teaching is included in this context, as a basic discipline for these courses and involves the study of microscopic structures and processes which it is very difficulty to learn just from static images and texts. To assist in his kind of discipline, we developed in this work an animations and layouts set using Adobe Flash Professional CS5 on the contents commonly addressed in this discipline, and created the BioCell Unifal- MG software. With the material here produced, we developed a teaching method used in the Unifal-MG Biology course, which students had contact with the animations and diagrams showed during lectures and offered tutoring throughout the semester in the computer lab, where they could freely studied using the software. At the end of the semester the developed methodology was evaluated by an attitudinal measure scale instrument. The majority Most f the students approved the method and this was confirmed by the evaluation of points as “Material quality” and “Learning with the developed material ”, been the assertive “the animations make easy to me understand” the best evaluated by the students. The results allow us to conclude that the animation used helps in the cell biology learn and that the students are very interested in known new teaching strategies in the UNIFAL-MG.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2015-06-22T19:04:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Julio César Noronha Silva.pdf: 4721354 bytes, checksum: 50a0f2ee93792d653f0717fd203f5601 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2015-06-22T19:04:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Julio César Noronha Silva.pdf: 4721354 bytes, checksum: 50a0f2ee93792d653f0717fd203f5601 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2015-06-22T19:04:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Julio César Noronha Silva.pdf: 4721354 bytes, checksum: 50a0f2ee93792d653f0717fd203f5601 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-22T19:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Julio César Noronha Silva.pdf: 4721354 bytes, checksum: 50a0f2ee93792d653f0717fd203f5601 (MD5) Previous issue date: 2013-09-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Biociências Aplicada à Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBiologia celular - Educaçãopor
dc.subjectEnsino - Metodospor
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.subject.cnpqMORFOLOGIA::CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULARpor
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de um método utilizando recursos da informática para o ensino de biologia celular em cursos de graduaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Julio César Noronha Silva.pdf4,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons