Programa de Pós-Graduação em Educação : [162] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Cerceamento Curricular Nos Anos Iniciais: As Configurações Familiares, A Ascensão Dos Movimentos Ultraconservadores E As Possíveis Interferências Nos Livros Didáticos.
Em meio a um cenário político dividido por confrontos ideológicos extremos, as diretrizes educacionais passaram a ser alvo de disputas, levantando dúvidas sobre a disponibilização de determinados conteúdos e abordagens nos livros didáticos utilizados nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Neste estudo, buscou-se investigar a existência de eventuais censuras por parte de autores e editores em relação ao conteúdo de suas obras, além de analisar possíveis interferências do governo duran...
Educação ambiental e conhecimento pedagógico do Conteúdo: estudo das bases do conhecimento Profissional de professoras dos anos iniciais do ensino Fundamental
A necessidade de considerações críticas quanto à crise ambiental e aos fatores sociais, históricos, econômicos e políticos que a impulsionam, favorece maior inserção de questões relativas à Educação Ambiental (EA) em pesquisas acadêmicas. A educação têm sido um caminho na sensibilização humana voltada a uma cidadania ambiental. Levando-se em consideração todo o exposto, torna-se relevante um trabalho de pesquisa que discuta as bases do conhecimento profissional sobre temáticas ambientais...
Educação e neoliberalismo: uma análise documental sobre a “Escola da Escolha” em Minas Gerais
A presente dissertação busca analisar o modelo de ensino médio em tempo integral das escolas estaduais de Minas Gerais, a Escola da Escolha, que foi elaborado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) para a Secretaria de Estado de Educação. Construído a partir da reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017) e da BNCC 2018 (Base Nacional Comum Curricular), o referido modelo de ensino denota e exemplifica alguns pontos das complexas relações entre capital e educação. Part...
Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Nível Ensino Médio, em Escola do Sul de Minas Gerais
O presente trabalho teve como objetivo analisar a inclusão das pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no nível de ensino médio, em uma escola pública estadual, situada no sul do estado de Minas Gerais. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, com coleta de dados por meio de observação do cotidiano escolar e entrevistas com os alunos com deficiência da EJA e seus familiares. Orientado pelo referencial teórico referente ...
Avaliação da percepção ambiental de monitores de um projeto de educação ambiental em um empreendimento para turismo rural pedagógico
A sociedade contemporânea, marcada pelo consumo desenfreado e pelo foco no lucro, enfrenta graves problemas socioambientais. Para se construir um futuro mais sustentável e justo, é necessário desenvolver uma consciência crítica que integre a dimensão ambiental com as demais esferas da vida social, reconhecendo a interdependência entre os fatores sociais, econômicos e políticos que influenciam a questão ambiental. Para tanto,uma das possibilidades envolve o desenvolvimento de práticas de ...
Uma caracterização emocional de licenciandos em física na sua primeira aula de preparação para a docência
O objetivo deste estudo foi de avaliar as características emocionais de seis licenciandos do 5º período do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) durante uma aula de preparação para a docência, sob a forma expositiva dialogada, conduzida pelos próprios alunos, com supervisão do professor responsável pela disciplina. Para isso, a pesquisa foi conduzida com a gravação de todos os eventos da aula e a captura de dados biométricos utilizando um oxímetro, a...
Na vanguarda do conservadorismo: o papel da educação na emergência bolsonarista.
Esta pesquisa tem como problema geral o modo como o bolsonarismo surgia na arena pública em conexão a disputas sobre o domínio educacional. Tendo em vista um conjunto de terminologias e expressões que circulavam em ressonância ao universo educacional, como a malfadada ideologia de gênero, pretende-se compreender o papel da educação na direita bolsonarista no país, em conexão ao domínio moral da educação e às disputas simbólicas daí oriundas. Como objetivos específicos, buscouse mapear e ...
Natureza e comunidades tradicionais nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: distopias do capital e a precarização da educação no Brasil
A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os livros didáticos do “Novo” Ensino Médio, compreendendo-os como uma expressão material do sucateamento da educação pública no Brasil. Por meio dos referenciais teóricos marxistas, principalmente vinculados à pedagogia histórico-crítica, à teoria da atividade e à ecologia marxista, direcionamo-nos à contrarreforma do Ensino Médio, contextualizando os livros didáticos enquanto mercadoria a serviço do capital e de seus representante...
Educação do Campo, movimentos sociais e diversidade : A disputa de concepção de educação no contexto de hegemonia neoliberal
Esta pesquisa trata da concepção de Educação do Campo que surge a partir das demandas dos movimentos sociais do campo e, aos poucos, vai incorporando pressupostos teóricos que dão base a formulações neoliberais para a educação. O objetivo geral da pesquisa é analisar de que forma as perspectivas próximas ao multiculturalismo se utilizam do conceito de diversidade através de uma abordagem pedagógica que se centra nos conhecimentos relacionados ao cotidiano imediatamente vivido, contribui...
Entre minas e manas: Experiência feminina e performatividade política nas ocupações secundaristas de 2016 em Minas Gerais
Esta dissertação tem como tema a atuação das meninas no movimento das ocupações secundaristas no Brasil, mais precisamente no Estado de Minas Gerais em 2016. Analisa entrevistas realizadas pela pesquisa nacional “Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: Formação e autoformação das e dos ocupas como sujeitos políticos”, mais propriamente a de nove meninas que ocuparam escolas mineiras, com o objetivo de compreender o processo de subjetivação política vivenciado por essas meninas...
As contribuições do Programa de Residência Pedagógica na construção da identidade docente de licenciandos em Ciências Biológicas
Esta pesquisa teve como foco avaliar como o Programa de Residência Pedagógica da UNIFALMG contribuiu para a construção da identidade docente dos residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto da pandemia da COVID-19, durante o período de 2020 a 2022. O Programa de Residência Pedagógica (PRP), objetivo deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas Instituições de Educação Básica (IEB), a fim de promover uma relação mais direta das Institui...
Percepções e interpretações de pesquisadores e pesquisadoras da educação sobre as Jornadas de 2013 no Brasil
A pesquisa sobre as Percepções e Interpretações de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre as Jornadas de 2013 do Brasil buscou compreender e analisar inicialmente o movimento antiglobalização, descrevendo uma série de eventos. Ela ainda analisou os movimentos das “revoltas das praças” e o chamado cidadanismo. Neste contexto mundial percebemos várias conexões com as Jornadas de 2013 no Brasil dentro destas revoltas populares. Antes de entrar no tema central da pesquisa, foram analisados algu...
A implementação do Ensino Médio de tempo integral : estudo de caso
O debate sobre a educação em tempo integral nas escolas públicas brasileiras tem sido intenso, levantando questionamentos sobre seus impactos. Este estudo analisa a implementação desse modelo na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, em Alfenas, Minas Gerais, sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Buscou-se entender os desafios enfrentados, bem como examiná-los dentro do contexto das políticas educacionais vigentes. A escola se torna um caso exemplar para explorar as complexida...
Conhecimentos de Física presentes na cafeicultura : elementos para uma aproximação cultural entre a aprendizagem de Física Escolar e a produção do café
Nesta pesquisa, utilizamos as noções de Etnofísica, derivadas da Etnomatemática proposta por Ubiratan D’Ambrósio. Essa abordagem é pouco explorada nas pesquisas sobre o Ensino de Física. Nosso estudo apresenta um potencial inovador na área, ao abordar a relação entre o Ensino de Física e a cafeicultura. A escolha desse setor se justifica pela importância cultural, social e econômica que ele possui para milhares de famílias em Alfenas-MG e nas cidades vizinhas, onde a pesquisa foi conduzi...
Educação para a cidadania no parlamento sul-mineiro: o que tem feito as escolas do legislativo?
Esta pesquisa de dissertação de mestrado investiga como as escolas do legislativo no Sul de Minas Gerais desenvolvem suas propostas de educação para a cidadania. A pesquisa qualitativa e descritiva envolveu análise documental de dados de nove escolas do legislativo de câmaras municipais do Sul de Minas Gerais. Inicialmente, o texto apresenta o autor e as suas motivações na escolha do tema, que é a educação para a cidadania realizada no âmbito das escolas do legislativo. A segunda seção d...
Educação de Jovens e Adultos (EJA): Um estudo das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Resolução nº° 1, de 28 de maio de 2021)
A presente dissertação teve como objetivo geral compreender os processos envolvidos na discussão e promulgação da Resolução nº 1, de 28 de maio de 2021, que instituiu as Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente no que se refere aos aspectos relativos à Educação a Distância (EAD), tendo em conta o papel do poder público na efetivação do direito à educação dos jovens, adultos e idosos. De cunho predominantemente qualitativo, considera a pesquisa documen...
Outsiders na EJA: gênero e identidade das mulheres nas pesquisas em educação de Minas Gerais
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as mulheres da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm sido interpretadas nas pesquisas realizadas nos últimos 5 anos nos programas de pós-graduação em educação de Minas Gerais. Para isso foram selecionadas as pesquisas disponíveis nos bancos de dados das universidades que obtinham PPGEs. Das 2923 pesquisas encontradas entre teses e dissertações, apenas 131 tinham como temática a EJA e dessas, 16 tinham como sujeito central as mulheres, d...
Pensando a educação em chave decolonial: um olhar a partir das produções dos programas em educação da UFRRJ
O objetivo principal desta dissertação de mestrado é analisar como a inflexão decolonial está presente nas dissertações da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a partir das produções disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Este estudo se configura como uma pesquisa bibliográfica. Para realizar esta investigação, seguimos os critérios de coleta de dados delineados por Lima e Mioto (2007). Esses critérios englobam o parâmetro temático, que envolve a b...
O Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal de Alfenas: a experiência do docente orientador no contexto aa Pandemia de Covid-19
Esta pesquisa investiga a orientação da prática pedagógica no contexto da formação de professores, com foco no Programa Residência Pedagógica (PRP) e na atuação dos Docentes Orientadores. Esses professores-formadores, pertencentes à instituição de Ensino Superior, desempenham um papel fundamental ao orientar os licenciandos durante a imersão nas escolas, integrando a experiência da residência aos fundamentos teórico-práticos da profissão docente. Assim, o objetivo central desta pesquisa ...
O exercício da docência em tempos da pandemia covid-19: dilemas, desafios e possibilidades das professoras do ensino fundamental-I das escolas de São Pedro da União - MG
O objetivo deste trabalho consiste em analisar as percepções das professoras do ensino fundamental I do município de São Pedro da União acerca do trabalho desenvolvido pelo ensino remoto emergencial durante a pandemia da covid-19, do ano de 2020. Para tanto, foram construídos os seguintes objetivos específicos: conhecer as orientações oficiais fornecidas pela secretaria de educação do município em causa para o trabalho docente, identificar aspectos do cotidiano do trabalho das professoras, os...
- 162 UNIFAL-MG
- 162 Dissertação
- 2 2022
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