Programa de Pós-Graduação em Educação : [140] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Infâncias e relações étnico-raciais na educação infantil: um balanço das pesquisas realizadas entre 2003 a 2022 que ouviram crianças
Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as perspectivas, implicações e as relações estabelecidas no processo de reconhecimento e pertencimento étnico-racial no contexto da educação infantil, a partir da voz das crianças, presentes nas produções acadêmicas brasileiras desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação, no período de 2003 a 2022, isto é, pós- promulgação da Lei n.o 10.639/2003 (Brasil, 2003). Especificamente se dedica a mapear e apreender a partir das pesquisas encontra...
Identidade Docente do/a pedagoga/o em formação inicial: Impactos do Estágio em Educação de Jovens e Adultos
Esta pesquisa teve como objetivo compreender os impactos da realização do estágio em EJA, no âmbito da formação inicial, no processo de desenvolvimento da identidade docente do educador que atuará com as pessoas jovens e adultas. Como fonte de dados para o desenvolvimento da pesquisa, selecionamos a revista Escritos e Escrita em EJA, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por se tratar de uma proposta pouco usual no campo da EJA. Para analisar os artigos...
A Base Nacional Comum Curricular no Brasil contemporâneo: uma análise documental à luz da teoria crítica de Adorno
Nos últimos anos, um expressivo fenômeno político de extrema-direita emerge na sociedade brasileira, em particular, na esfera da Educação Básica, suscitando controvérsias em comunidades escolares e no campo das pesquisas em Educação. Notamos, particularmente, que o desfecho da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017, ocorreu ainda no alvorecer da experiência política e particularmente educacional que então colocamos em tela. Diante dessa conjuntura, realiz...
A relação campo, cidade e escola na percepção das crianças moradoras da zona rural
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos que as crianças de quatro a cinco anos moradoras de zona rural atribuem à cidade e à escola. Tivemos como base teórica e metodológica os Estudos Sociais da Infância que defendem a visibilidade e proporcionam às crianças um papel de destaque, ressaltando que elas são sujeitos ativos, atores sociais e produtoras de cultura. Os dados foram coletados por meio de observação participante com anotações no diário de campo, conversas individua...
Reprodução social, ideologia e educação : um estudo comparado entre Louis Althusser e Pierre Bourdieu
O presente trabalho buscou estudar as diferenças conceituais e metodológicas entre Louis Althusser e Pierre Bourdieu em relação à maneira que analisaram o papel do sistema de ensino e do sistema escolar na legitimação da hierarquia social e, conse- quentemente, na manutenção das desigualdades entre classes, em processo que possibilitaria a reprodução social. Além disso, foram analisadas a trajetória de vida de cada um dos autores, bem como a recepção de suas obras no Brasil. Para tan...
Plano Nacional de Educação (2014-2024): análise da educação infantil no município de Passos/MG
Este trabalho se dedicou a analisar a implementação e o monitoramento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), no município de Passos, MG. Foram analisadas as normas e leis vigentes e realizada uma pesquisa documental com base nos documentos produzidos pela Secretaria de Educação do município e pela Comissão de Monitoramento do PME-Passos/MG. Foram pesquisados e analisados os dados orçamentários, estatísticos relativos às matrículas, como também a aplicação dos recursos disp...
Microagressões raciais no Ensino Superior no âmbito das Ciências Exatas
Microagressões raciais são formas de racismo, muitas das vezes implícitas e nebulosas, manifestas nas relações interpessoais por meio de gestos, olhares, piadas, brincadeiras, proferidas de modo intencional ou não, direcionadas a indivíduos com base em sua raça/etnia. No âmbito do Ensino Superior, pesquisas destacam que a constante exposição de estudantes às microagressões raciais podem levá-los a desenvolver problemas de saúde e também a abandonarem ou a desistirem de seus cursos. O obj...
Efeitos de atividades investigativas, sobre os métodos de preparo da bebida do café, na aprendizagem significativa do conceito de extração
A presente pesquisa, de caráter descritivo-exploratório, visa avaliar a influência de Atividades Investigativas na capacidade de relacionamento de conceitos químicos, em contextos educacionais específicos, por licenciados em química participantes do projeto Residência Pedagógica- subprojeto Química, da Universidade Federal de Alfenas (Minas Gerais). Identificamos, por meio de questionários, desenhos e entrevistas, os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as Ais, bem como o proc...
Plano Nacional de Educação (2014-2024): análise da educação infantil no município de Passos/MG
Este trabalho se dedicou a analisar a implementação e o monitoramento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), no município de Passos, MG. Foram analisadas as normas e leis vigentes e realizada uma pesquisa documental com base nos documentos produzidos pela Secretaria de Educação do município e pela Comissão de Monitoramento do PME-Passos/MG. Foram pesquisados e analisados os dados orçamentários, estatísticos relativos às matrículas, como também a aplicação dos recurso...
Uma leitura de produções de significados de familiares e estudantes sobre a escola e a disciplina de matemática durante o ensino remoto e presencial em duas escolas públicas de São Lourenço (MG)
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura das produções de significados de familiares e alunos/as sobre suas relações com a escola e a disciplina de Matemática durante o ensino remoto e presencial. Foi realizado, em um primeiro momento, uma análise da produção bibliográfica sobre a temática escola, família e disciplina de Matemática no Banco de Periódicos da CAPES e em periódicos listados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). No processo de análise fo...
Formação continuada de professores que ensinam matemática: contribuições em sua prática docente a partir do engajamento na produção e desenvolvimento de cenários para investigação.
A educação matemática crítica apresenta preocupações a respeito da educação matemática que se relacionam a foregrounds de estudantes e professores, diálogo e aprendizagem, matemática em ação, matemacia, reflexão, cenários para investigação, as condições em que o ensino e aprendizagem de matemática acontecem, entre outras. O desenvolvimento de atividades significativas em sala de aula que favoreçam a construção de conceitos e ideias matemáticas mostra-se como uma preocupação recorrente da...
Mapas conceituais no ensino de química: o que dizem os mapas dos estudantes de um curso de licenciatura em química?
A presente pesquisa busca analisar os mapas produzidos por licenciandos do curso de Química de uma universidade mineira, em uma oficina de treinamento para a técnica de mapeamento conceitual. Os dados foram obtidos durante a oficina de treinamento que ocorreu no período da disciplina de Laboratório de Ensino de Química II e III. As atividades desenvolvidas durante a oficina foram planejadas considerando como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel ...
Rede emancipa, movimento social de educação popular, e o currículo escolar : disputas e ocupações no cursinho popular de Pouso Alegre/mg
A pesquisa aqui relatada teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre as práticas oferecidas pela Rede Emancipa, Movimento Social de Educação Popular, de Pouso Alegre/MG. Para isso, procuramos compreender a importância do movimento de educação popular na vida dos estudantes da educação pública para acesso aos cursos de graduação, bem como a conscientização discente como agentes de transformação. Um dos eixos centrais desta pesquisa é verificar se as subjetividades discentes produzidas...
Letramento: o uso da leitura e escrita como prática de inclusão social
Hoje vivemos em uma sociedade extremamente grafocêntrica, em que a escrita assume múltiplas funções, exigindo dos indivíduos saber praticá-la de forma dinâmica, nas mais diversas situações de interação social, evidenciando que apenas codificar e decodificar palavras é insuficiente para a participação em práticas sociais que envolvem a língua escrita, é necessário algo mais: saber utilizar a leitura e a escrita de acordo com as contínuas exigências sociais. Seguindo essa lógica e, conside...
Práticas de alfabetização e letramento no contexto de ensino remoto
Ancorado pelas concepções de letramento que se alinham aos estudos de pesquisadores dos Novos Estudos do Letramento, este trabalho tematiza as práticas de leitura e escrita desenvolvidas em modalidade remota, por uma alfabetizadora da rede pública municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais e objetiva observar se essas práticas se aproximam ou se distanciam dos modelos de letramento como preceituados por pesquisadores seminais como Street (1984, 2003a, 2003b, 2014), Barton (1994)...
O Programa Residência Pedagógica em tempos de pandemia na perspectiva dos residentes de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas - MG
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), em parceria com as Instituições de Ensino Superior, que possuem licenciaturas, e as Escolas de Educação Básica, visando aperfeiçoar a formação teórico-prática do residente, a partir da segunda metade do curso. Este estudo tem o objetivo de compreender o desenvolvimento do...
A atividade de estudo nas aulas de História: do interesse ao desenvolvimento do pensamento teórico.
A presente pesquisa elabora e desenvolve a análise da Teoria da Atividade de Estudo (TAE), propondo-se a identificar e analisar os seus vínculos com a Teoria Histórico Cultural (THC) e com a Didática Desenvolvimental. O objetivo é a proposição de metodologias de ensino e aprendizagem da História escolar que considere os princípios da TAE, da THC e da Didática Desenvolvimental. A pesquisa é de cunho teórico, e metodologicamente se desenvolveu a partir dos seguintes momentos: análises de t...
“O caos ainda é belo”: Ocupações secundaristas de São Paulo em 2015.
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as ocupações secundaristas de São Paulo em 2015, que inaugura as ondas de ocupações estudantis no Brasil, que teriam sequência ainda em 2016. O objetivo dessa pesquisa é compreender quais foram os impactos sociais e políticos que a participação nas ocupações teve na formação política de estudantes secundaristas que participaram do movimento. Como objetivos específicos, buscamos traçar o perfil socioeconômico dos estudantes; analisar os proc...
Nos Giros do Carrossel de Leitura : avaliação de uma metodologia de desenvolvimento do gosto pela leitura na Educação Básica
Com o intuito de compreender a importância da leitura e o desenvolvimento do gosto pela leitura, com a escola enquanto lócus da ação, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir da implementação do projeto-piloto Carrossel de Leitura, com dezoito estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas- MG. Este estudo, aqui apresentado, pesquisou se as contribuições para a formação do gosto pela leitura no aluno-le...
Matemática em cursos de Pedagogia de instituições públicas de Minas Gerais
Na presente pesquisa, foi investigado como cursos de Pedagogia desenvolvem a formação voltada para a Matemática dos futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando que estes profissionais serão os responsáveis pelo processo de ensino desta disciplina no início da escolarização. Assim, com a intenção de compreender como cursos de Pedagogia preparam os futuros professores para ensinar Matemática na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fu...
- 140 UNIFAL-MG
- 140 Dissertação
- 2 2022
- 140 application/pdf