Programa de Pós-Graduação em Educação : [133] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Efeitos de atividades investigativas, sobre os métodos de preparo da bebida do café, na aprendizagem significativa do conceito de extração
A presente pesquisa, de caráter descritivo-exploratório, visa avaliar a influência de Atividades Investigativas na capacidade de relacionamento de conceitos químicos, em contextos educacionais específicos, por licenciados em química participantes do projeto Residência Pedagógica- subprojeto Química, da Universidade Federal de Alfenas (Minas Gerais). Identificamos, por meio de questionários, desenhos e entrevistas, os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as Ais, bem como o proc...
Plano Nacional de Educação (2014-2024): análise da educação infantil no município de Passos/MG
Este trabalho se dedicou a analisar a implementação e o monitoramento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), no município de Passos, MG. Foram analisadas as normas e leis vigentes e realizada uma pesquisa documental com base nos documentos produzidos pela Secretaria de Educação do município e pela Comissão de Monitoramento do PME-Passos/MG. Foram pesquisados e analisados os dados orçamentários, estatísticos relativos às matrículas, como também a aplicação dos recurso...
Uma leitura de produções de significados de familiares e estudantes sobre a escola e a disciplina de matemática durante o ensino remoto e presencial em duas escolas públicas de São Lourenço (MG)
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura das produções de significados de familiares e alunos/as sobre suas relações com a escola e a disciplina de Matemática durante o ensino remoto e presencial. Foi realizado, em um primeiro momento, uma análise da produção bibliográfica sobre a temática escola, família e disciplina de Matemática no Banco de Periódicos da CAPES e em periódicos listados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). No processo de análise fo...
Formação continuada de professores que ensinam matemática: contribuições em sua prática docente a partir do engajamento na produção e desenvolvimento de cenários para investigação.
A educação matemática crítica apresenta preocupações a respeito da educação matemática que se relacionam a foregrounds de estudantes e professores, diálogo e aprendizagem, matemática em ação, matemacia, reflexão, cenários para investigação, as condições em que o ensino e aprendizagem de matemática acontecem, entre outras. O desenvolvimento de atividades significativas em sala de aula que favoreçam a construção de conceitos e ideias matemáticas mostra-se como uma preocupação recorrente da...
Mapas conceituais no ensino de química: o que dizem os mapas dos estudantes de um curso de licenciatura em química?
A presente pesquisa busca analisar os mapas produzidos por licenciandos do curso de Química de uma universidade mineira, em uma oficina de treinamento para a técnica de mapeamento conceitual. Os dados foram obtidos durante a oficina de treinamento que ocorreu no período da disciplina de Laboratório de Ensino de Química II e III. As atividades desenvolvidas durante a oficina foram planejadas considerando como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel ...
Rede emancipa, movimento social de educação popular, e o currículo escolar : disputas e ocupações no cursinho popular de Pouso Alegre/mg
A pesquisa aqui relatada teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre as práticas oferecidas pela Rede Emancipa, Movimento Social de Educação Popular, de Pouso Alegre/MG. Para isso, procuramos compreender a importância do movimento de educação popular na vida dos estudantes da educação pública para acesso aos cursos de graduação, bem como a conscientização discente como agentes de transformação. Um dos eixos centrais desta pesquisa é verificar se as subjetividades discentes produzidas...
Letramento: o uso da leitura e escrita como prática de inclusão social
Hoje vivemos em uma sociedade extremamente grafocêntrica, em que a escrita assume múltiplas funções, exigindo dos indivíduos saber praticá-la de forma dinâmica, nas mais diversas situações de interação social, evidenciando que apenas codificar e decodificar palavras é insuficiente para a participação em práticas sociais que envolvem a língua escrita, é necessário algo mais: saber utilizar a leitura e a escrita de acordo com as contínuas exigências sociais. Seguindo essa lógica e, conside...
Práticas de alfabetização e letramento no contexto de ensino remoto
Ancorado pelas concepções de letramento que se alinham aos estudos de pesquisadores dos Novos Estudos do Letramento, este trabalho tematiza as práticas de leitura e escrita desenvolvidas em modalidade remota, por uma alfabetizadora da rede pública municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais e objetiva observar se essas práticas se aproximam ou se distanciam dos modelos de letramento como preceituados por pesquisadores seminais como Street (1984, 2003a, 2003b, 2014), Barton (1994)...
O Programa Residência Pedagógica em tempos de pandemia na perspectiva dos residentes de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas - MG
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), em parceria com as Instituições de Ensino Superior, que possuem licenciaturas, e as Escolas de Educação Básica, visando aperfeiçoar a formação teórico-prática do residente, a partir da segunda metade do curso. Este estudo tem o objetivo de compreender o desenvolvimento do...
A atividade de estudo nas aulas de História: do interesse ao desenvolvimento do pensamento teórico.
A presente pesquisa elabora e desenvolve a análise da Teoria da Atividade de Estudo (TAE), propondo-se a identificar e analisar os seus vínculos com a Teoria Histórico Cultural (THC) e com a Didática Desenvolvimental. O objetivo é a proposição de metodologias de ensino e aprendizagem da História escolar que considere os princípios da TAE, da THC e da Didática Desenvolvimental. A pesquisa é de cunho teórico, e metodologicamente se desenvolveu a partir dos seguintes momentos: análises de t...
“O caos ainda é belo”: Ocupações secundaristas de São Paulo em 2015.
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as ocupações secundaristas de São Paulo em 2015, que inaugura as ondas de ocupações estudantis no Brasil, que teriam sequência ainda em 2016. O objetivo dessa pesquisa é compreender quais foram os impactos sociais e políticos que a participação nas ocupações teve na formação política de estudantes secundaristas que participaram do movimento. Como objetivos específicos, buscamos traçar o perfil socioeconômico dos estudantes; analisar os proc...
Nos Giros do Carrossel de Leitura : avaliação de uma metodologia de desenvolvimento do gosto pela leitura na Educação Básica
Com o intuito de compreender a importância da leitura e o desenvolvimento do gosto pela leitura, com a escola enquanto lócus da ação, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir da implementação do projeto-piloto Carrossel de Leitura, com dezoito estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas- MG. Este estudo, aqui apresentado, pesquisou se as contribuições para a formação do gosto pela leitura no aluno-le...
Matemática em cursos de Pedagogia de instituições públicas de Minas Gerais
Na presente pesquisa, foi investigado como cursos de Pedagogia desenvolvem a formação voltada para a Matemática dos futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando que estes profissionais serão os responsáveis pelo processo de ensino desta disciplina no início da escolarização. Assim, com a intenção de compreender como cursos de Pedagogia preparam os futuros professores para ensinar Matemática na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fu...
Negacionismo e ciência: conflitos entre os conhecimentos científicos e as redes sociais
A partir de materiais coletados em redes sociais, como publicações feitas por pessoas que defendem posicionamentos pseudocientíficos, essa pesquisa identifica elementos de tais posicionamentos que conflitam com o conhecimento científico. Esse trabalho visa fornecer conhecimentos específicos acerca das oposições ao conhecimento escolar e científico que ganham espaço em redes sociais frequentadas por brasileiros, provendo informações úteis à formulação de estratégias de ensino e divulgaçã...
Trabalho e mal-estar docente: uma análise de dissertações e teses da área da educação da última década
Esta pesquisa teve como objetivo analisar dissertações e teses da área da educação, publicadas na última década na região sudeste, a fim de compreender como as pesquisas entendem/percebem o fenômeno do mal-estar docente, se este ocorre na realidade pesquisada, como se manifesta e quais são as medidas elencadas como possibilidades de superação deste mal. Orientada pelos pressupostos da pesquisa bibliográfica e estado do conhecimento, tivemos como referencial teórico José Manuel Esteve ad...
Internacionalização na/da UNIFAL-MG: da concepção à prática
Este trabalho investiga as concepções e as práticas de internacionalização, no âmbito da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); tem como principal objetivo identificar as relações entre internacionalização concebida nas políticas, planos institucionais e documentos referentes ao processo internacionalização na UNIFAL- MG; e sua dimensão prática, composta por ações, atividades que são referenciadas como sendo de internacionalização. Neste estudo, entende-se que internacionalização, ...
As contribuições da teoria histórico-cultural para os processos de ensino-aprendizagem de segunda língua.
Neste trabalho realizamos uma pesquisa bibliográfica de estudos relacionados à Teoria- Histórico cultural com o objetivo principal de apresentar as contribuições desta teoria para os processos de ensino e aprendizagem de segunda língua. Através das premissas e proposições da Teoria Histórico-cultural visamos trazer para a atualidade reflexões que podem abrir caminhos e abordagens no ensino de segunda língua. O desafio foi aprofundar essas ideias pensando no contexto escolar brasileiro,...
Conselho de classe e diversidade étnico-racial: um estudo de caso de uma escola particular do Sul de Minas
A proposta de pesquisa é investigar quais os silenciamentos, os apagamentos e as invisibilidades relacionadas à diversidade étnico-racial nos atos deliberativos do conselho de classe, bem como em outros espaços socioformativos em uma escola de ensino médio privada, localizada no Sul de Minas. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa fundamentada nos seguintes procedimentos metodológicos: entrevistas semiestruturadas com três docentes, membros do conselho de classe, que lecionam ...
Interdisciplinaridade e contextualização: educação CTS nas questões de matemática no Enem entre os anos de 2018-2020
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2009, passou a ter dois objetivos principais, pelas exigências do mundo contemporâneo: examinar os alunos que concluem o Ensino Médio e apresentar uma importante ferramenta para seleção no ingresso de alunos ao Ensino Superior. As questões, ou também, chamados itens, irão propor aos alunos situações-problema originais, articulados com o cotidiano das pessoas, contextualizados com as quatro áreas de conhecimento que compõe o c...
A metodologia de projetos por eixos de interesse: impactos nos processos de ensino na aprendizagem, na autonomia e na formação cidadã dos sujeitos-aprendizes
Elementos essenciais ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas e democráticas em detrimento de outras tantas homogeneizadoras e excludentes na escola foi o que esta pesquisa se lançou a investigar; desconstruir a crença do aluno ideal, ou ainda, da homogeneidade, da (pseudo)necessidade de ‘normalização’ – como se fosse, de fato, possível: um modelo único e universal do ser humano. O objetivo dessa pesquisa foi observar e analisar os resultados escolares dos sujeitos- ...
- 133 UNIFAL-MG
- 133 Dissertação
- 2 2022
- 133 application/pdf