Programa de Pós-Graduação em História Ibérica : [72] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Luz, câmera, representação! : um estudo das representações históricas no cinema através do documentário hispania un producto de Roma (2004)
Na esteira dos estudos sobre História Ibérica na Antiguidade, o mesmo local que fabricou acontecimentos históricos, personagens, identidades sociais, também é o local onde se emitiu muitos ecos (alguns desses que ressoam até os dias presentes) sociais, políticos, jurídicos e culturais, que alteraram de maneira significativa o panorama do território com um simples fato histórico: A Conquista Romana da Hispania (218 a 29 a.C). Indo de encontro a este momento histórico, busca-se com o prese...
Francisco de Vitória e o Direito dos Índios no Século XVI
O presente trabalho, seguindo uma ordem cronológica, se inicia com uma exposição dos motivos que levaram ao fenômeno das grandes navegações e seus principais expoentes, defluindo no grande descobrimento, este que não se trata simplesmente de uma nova geografia, mas sim de uma nova humanidade, nem maior nem menor, mas completamente desconhecida. Para analisar os primeiros contatos do europeu com os nativos americanos, utilizaram-se os relatos oficiais de Pero Vaz de Caminha e Cristóvão Co...
O “horror ao vazio” na arte decorativa da mesquita maior de Córdoba
Quando pensamos na cultura artística islâmica precisamos considerar os seus aspectos formativos, religiosos, e suas múltiplas influências. Em resumo, o que temos aqui, como exercício de pesquisa histórica com a finalidade de criação de um Objeto de Aprendizado, é umtrabalho dividido em três partes que antecedem o OA em questão. Assim nos aprofundamos num primeiro momento nas questões relacionadas à presença islâmica no Ocidente, as questõesrelacionadas ao Alcorão e a sua expansão pel...
Cristóvão Colombo e a expansão marítima espanhola: os sentidos espirituais na conquista da américa (1492-1506)
Este trabalho analisa a religiosidade do navegador genovês Cristóvão Colombo ao ponto de compreendê-la como um dos elementos centrais e motivadores para a realização das suas expedições marítimas. Tal percepção se deu a partir do estudo de obras como Visão do Paraíso, de Sérgio Buarque de Holanda, e A Conquista da América: a Questão do Outro, de Tzvetan Todorov, que demonstram como os sentidos espirituais, e não somente as questões econômicas comumente apresentadas aos alunos da Educação...
O ensino de história ibérica a partir do romance O outro pé da sereia, de Mia Couto
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir como a Literatura e a História podem contribuir de forma interdisciplinar para o conhecimento dos alunos do Ensino Médio Regular sobre o continente africano, fazendo valer as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Para isso, será usada como fonte a obra do moçambicano Mia couto, O outro pé da sereia, visto que, por meio dela, a historicidade daquela região poderá ser debatida em sala de aula ao se averiguar as relações que se deram entre os povos de...
A conquista romana na Península Ibérica no alto Império 27 a.c. – 284 d.c. e os reflexos da Lei das XII Tábuas
O presente trabalho visa o estudo da conquista romana na Península Ibérica no Alto Império e os reflexos da Lei Das XII Tábuas tanto em seu aspecto histórico quanto jurídico, tendo como fundamentação o Direito Romano da época, utilizados na Península Ibérica e em Roma durante o período de 27 A.C. –284 d.C.Esse, teve como escopo de estudo o contexto da conquista romana na Península Ibérica no Alto Império com as possíveis leis advindas dessa situação no aspecto histórico. O texto procura ...
A origem do poder temporal segundo Francisco Suárez
O século XVI foi um dos períodos históricos de maior apogeu econômico da Espanha e também uma época em que seus intelectuais contavam entre os mais importantes do mundo cristão, tendo sido alcunhada de século de ouro. Suárez teve participação ativa neste período histórico, tanto na Espanha quanto em Portugal. Ele também configurava a atitude dos intelectuais católicos dos mais prestigiados círculos, tentando encontrar novas bases para a justificação e atualização das doutrinas clássicas ...
Medinat al-Zahra: história de al-Andalus para a sala de aula
Os Objetos de Aprendizagem – OAs – são ferramentas que auxiliam professores e alunos no processo de construção do conhecimento de maneira dinâmica e atrativa. Por isso, desenvolvemos o OA, intitulado “Medinat al-Zahra: História de Al-Andalus para a Sala de Aula”, a partir do ExeLearning, um software livre, que não demanda acesso constante à internet e pode ser executado em computadores das escolas públicas. Essa ferramenta permite o acesso a textos, mapas, vídeos e atividades, além de ar...
Entre armas e razzias : a guerra como identidade cultural para os lusitanos da Antiga Hispania
As novas diretrizes tecnológicas dentro do campo da Educação têm trazido à tona uma profusão de novos desafios para o Ensino de História da Antiga Península Ibérica. Nisso, desenvolvemos um Objeto de Aprendizagem para o uso por parte dos professores do Ensino Fundamental utilizando a plataforma educacional Xerte. Este Objeto de Aprendizagem tem o objetivo de apresentar ao público alvo do objeto, no caso os discentes e professores, o contexto de surgimento das Guerras Lusitanas (155-139 a...
Crime e castigo como elementos formativos do império português: a pena de degredo no livro V das Ordenações Afonsinas (1446), Manuelinas (1521) e Filipinas (1603)
A pesquisa que ora se apresenta dedica-se a uma análise comparada do Livro V das Ordenações Afonsinas de 1446, das Ordenações Manuelinas de 1521 e das Ordenações Filipinas de 1603 em busca da historicidade da pena de degredo no império português. O objetivo é compreender, a partir de um exame quantitativo e qualitativo dos documentos, como o texto jurídico responde ao avanço lusitano por sobre terras e mares entre os séculos XV e XVII a fim de examinar a hipótese de que a expansão ultram...
O protagonismo de Inés Suárez na conquista do Chile, sob uma ótica literária feminina
O presente trabalho propõe uma análise interpretativa da obra literária latino-americana Inés del alma Mía (2006), de Isabel Allende. Ambientada no século XVI, o romance faz uma revisitação histórica do período colonial chileno através da perspectiva da figura feminina. Inés, narradora e personagem, é responsável por contar a história colonial a partir de seu ponto de vista de mulher. A pesquisa é de cunho analítico-interpretativo e aborda as relações existentes entre Literatura e Histór...
O impacto da antropofagia tupi para o imaginário religioso europeu
A Antropofagia Tupi foi desvelada pelo descobridor europeu quando se deu a conquista da América, momento de turbulência no “Velho Mundo”, principalmente em relação aos conflitos religiosos originados pela Reforma Protestante, esta pesquisa consiste em compreender as características que compõe o imaginário religioso daquela sociedade; como diante do costume ameríndio de comer carne humana se portaram e até que ponto os problemas religiosos enfrentados em território europeu influenciaram ...
Cultura material, iconografia e numismática: as representações femininas ibéricas e romanas
Durante um vasto período a História das mulheres foi negligenciada. Após o avanço e atualização de vertentes historiográficas, houve um grande aumento na produção historiográfica relacionada às mulheres, sobretudo relacionada ao período da antiguidade. Contudo, mesmo após o avanço historiográfico e apogeu da história das mulheres, ainda é possível encontramos certa resistência a essa vertente histórica, sobretudo voltada aos estudos da antiguidade, que ainda possui um cunho extremamente ...
Judaísmo (im)possível? Ressignificação das práticas judaicas sob a ótica feminina na primeira visitação do Santo Ofício a Pernambuco colonial (1593- 1595)
Esta dissertação estuda a ressignificação das práticas judaicas segundo a atuação das mulheres cristãs-novas viventes na capitania de Pernambuco durante o século XVI. Com o banimento do livre credo hebraico nos domínios portugueses, a conversão forçada dos seguidores dessa religião em cristãos-novos e, posteriormente, com o estabelecimento da Inquisição em Portugal, muitos viram nas terras brasílicas a possibilidade de distanciar da ação do Santo Ofício e galgar melhores condições econô...
Apropriação do conhecimento islâmico ibérico e o pioneirismo português nas grandes navegações dos séculos XV e XVI
Desenvolvemos um Objeto de Aprendizagem para suprir a carência encontrada no material didático do sétimo ano do ensino fundamental, no qual um dos tópicos é “As Grandes Navegações”. Período em que, especialmente os portugueses, empreenderam viagens marítimas com o intuito de encontrar novas rotas comerciais, riquezas e expandir a fé católica, iniciaram seu império ultramarino. Mas, afinal, como Portugal conseguiu esse feito? Em busca de respostas, analisamos, em particular, como alguns h...
Escrever a história: históriografia cristã ibérica tardo antiga em sala de aula
O objetivo central deste trabalho é refletir sobre o texto historiográfico no ensino de história, a partir de uma análise de como a historiografia tardo antiga ibérica, especificamente Paulo Orósio, Histórias, e Isidoro de Sevilha, História dos Godos, Vândalos e Suevos, constituiu elementos discursivos e narrativos com a finalidade de consolidar uma identidade cristã e como estas referências identitárias ajustaram-se para produzir uma combinação entre as tradições historiográficas g...
A imagem dos “Negros da Guiné” no contexto da expansão marítima Portuguesa: a crônica de Gomes Eanes de Zurara (1453).
O presente trabalho busca compreender as narrativas de viagens, como forma de ação política, ou seja, utilizadas como instrumento de poder; neste caso o poder de construir uma imagem sobre o “outro” e, a partir dessa construção, justificar a dominação sobre eles e, assim, abrir caminho para as conquistas ultramarinas. A fonte para essa pesquisa é a Crônica de Guiné, de Gomes Eanes de Zurara, escrita em 1453. Para análise e contextualização do documento, foi necessária a compreensão do co...
Fé cristã e resistência indígena no novo mundo: uma análise da santidade de Jaguaripe e sua relação com a práxis jesuíta
A presente pesquisa aborda os encontros e desencontros entre o movimento indígena tupinambá que ficou conhecido como “Santidade de Jaguaripe” no contexto colonial e indígena do século XVI, no que se entende por Brasil- Colônia. Eles revelam informações históricas e contextuais do imaginário religioso europeu da época e de sua cosmovisão em relação aos habitantes do novo mundo. Com base em relatos de clérigos católicos e protestantes impressos e também utilizando obras bibliográficas de ...
Antiepopeia dos descobrimentos: análise da narrativa de insucesso da Nau Santo Antônio
O presente trabalho refere-se ao período da História dos Descobrimentos portugueses na América, especificamente no Brasil, com a abordagem voltada para as narrativas de viagens difundidas no século XVI e XVII e que enfatizavam o insucesso nas navegações portuguesas. Analisamos uma narrativa que descreve os percalços pelo quais passaram a tripulação da Nau Santo Antônio na viagem entre Pernambuco e Lisboa, em 1565. Tomamos como fonte histórica a segunda versão da narrativa, “Relação de N...
O homem e a natureza na península ibérica na baixa idade média
O objetivo central deste trabalho é refletir sobre as relações entre o Homem e a Natureza na Península Ibérica durante a Idade Média, especialmente na Baixa Idade Média. Durante o período medieval, do século V ao século XV, prevaleceu o conceito cristão, da natureza como criação de Deus, o que era vital para a representação natural da época. Para o homem medieval, a paisagem natural era a essência de Deus na Terra, e ao mesmo tempo representava a santidade, o mistério e a perfeição do D...
- 72 UNIFAL-MG
- 72 Dissertação