Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/636
Tipo do documento: Dissertação
Título: Obtenção e caracterização de cerâmicas porosas de B-TCP processadas via conformação por consolidação com amido voltadas para enxertos ósseos
Autor: GONDIM, Túlio Novato 
Primeiro orientador: FERNANDES, Rodrigo Sampaio
Primeiro coorientador: MARQUES, Rodrigo Fernando Costa
Primeiro membro da banca: CAMPOS, Elson de
Segundo membro da banca: CAMPOS, Maria Gabriela Nogueira
Resumo: Materiais sintéticos a base de fosfato de cálcio, como hidroxiapatita e o beta-TCP, constituem um dos principais substitutos ósseos pela sua biocompatibilidade. Para enxertos ósseos, substituintes porosos sintéticos, compartilham vantagens em relação aos auto e aloenxertos, incluindo fácil esterilização e armazenamento além de sua ilimitada disponibilidade. A obtenção de materiais porosos com amido é uma técnica de consolidação direta fundamentada nas suas propriedades de formação de gel em água, tornando possível seu uso como conformador e elemento formador de poros. Devido a aplicabilidade do material beta-TCP na regeneração óssea, em defeitos ósseos ou cavidades ósseas, objetivou-se através deste trabalho, obter e caracterizar, corpos cerâmicos porosos a base de beta-TCP, empregando-se a técnica de conformação por consolidação com amidos. Para a obtenção de corpos cerâmicos utilizou-se concentração de sólidos de 40 e 50% em volume e concentrações de 10, 20, 30 e 40% de teor de amido de milho e as mesmas concentrações de amido de batata. Após o vertimento das barbotinas nos moldes, os mesmos foram levados a temperaturas de gelatinização, temperatura de secagem e queimados. Para a determinação da porosidade aparente dos corpos empregou-se o principio de Arquimedes. Os resultados obtidos mostraram um aumento no valor da porosidade com o acréscimo de teor de amido de milho e amido de batata, resultado esperado uma vez que um aumento no teor de amido ocasiona um aumento no material orgânico no corpo cerâmico. A análise por microscopia mostrou o aumento dos poros com o aumento no teor de amido além de se observar a ocorrência de poros interconectados, comprovado pelo ensaio de líquido penetrante, o que é um fato relevante para se aplicar os materiais em enxertos ósseos. Com os resultados obtidos chegou-se a conclusão de que a técnica de conformação com amido apresentou-se eficiente em produzir blocos de beta-TCP, além de ser uma técnica de baixo custo e muito simples.
Abstract: Los materiales sintéticos a base de fosfato de calcio, tales como hidroxiapatita y beta-TCP, son una de las principales sustitutos óseos para su biocompatibilidad. Para los injertos óseos, sustitutos sintéticos porosos, compartir ventajas sobre auto y aloinjertos, incluyendo fácil esterilización y almacenamiento, y su disponibilidad ilimitada. La obtención de almidón poroso es una técnica de consolidación directa sobre la base de sus propiedades de gelificación en agua, por lo que es posible confórmero y su uso como un elemento de formación de poros. Debido a la aplicabilidad del material de regeneración ósea beta-TCP en defectos óseos o huecos óseos destinadas a trabajar a través de este, obtener y caracterizar porosa a base de cerámica beta-TCP, utilizando la técnica de conformación por consolidación con almidones. Para obtener cuerpos cerámicos utilizados hasta la concentración de sólidos de 40 a 50% en volumen y las concentraciones de 10, 20, 30 y 40% de almidón de maíz y las mismas concentraciones de almidón de patata. Tras el derrame de los resbalones en los moldes, que fueron llevados a temperaturas de gelatinización, la temperatura de secado y quemado. Para determinar la porosidad de los cuerpos que utilizamos el principio de Arquímedes. Los resultados mostraron un aumento en la cantidad de porosidad con la adición de almidón de maíz y almidón de patata, el resultado esperado ya que un aumento en el contenido de almidón provoca un aumento en el material orgánico en el cuerpo de cerámica. Análisis de microscopía mostró el aumento de los poros con el aumento de contenido de almidón, además de la observación de la aparición de poros interconectados, evidenciado por las pruebas de líquidos penetrantes, que es un hecho de material a aplicar los materiales en injertos de hueso. Con los resultados llegamos a la conclusión de que la técnica de formación con el almidón tuvo que ser eficiente en la producción de bloques de beta-TCP, además de ser una técnica de bajo coste y muy simple.
Palavras-chave: Biomateriais
Cerâmica porosa
Enxertos ósseos
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciência e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
Citação: GONDIM, Túlio Novato. Obtenção e caracterização de cerâmicas porosas de B-TCP processadas via conformação por consolidação com amido voltadas para enxertos ósseos. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Alfenas, Poços de Caldas, MG, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/636
Data de defesa: 26-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Túlio Novato Gondim 2013.pdfObtenção e caracterização de cerâmicas porosas de B-TCP processadas via conformação por consolidação com amido voltadas para enxertos ósseos4,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons