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Tipo do documento: Dissertação
Título: Observatório de gestão hospitalar: educação permanente da equipe de enfermagem e acreditação hospitalar
Autor: DOMINGUES, Adriana Lopes 
Primeiro orientador: MARTINEZ, Maria Regina
Primeiro membro da banca: RESCK, Zélia Marilda Rodrigues
Segundo membro da banca: SANCHES, Roberta Seron
Resumo: A Acreditação Hospitalar é um método de avaliação de caráter voluntário e tem se apresentado como uma importante ferramenta de gestão, constituindo-se, essencialmente de um processo educativo. A Educação Permanente é uma forma de compartilhar conhecimentos com a equipe multidisciplinar tornando o profissional sujeito ativo no processo de ensino/ aprendizagem e permitindo o incremento da qualidade da assistência ao usuário do serviço de saúde. Trata-se de um estudo de caso descritivo e documental, de abordagem quantitativa, com o objetivo geral de verificar como a participação do processo de Acreditação Hospitalar impacta nas ações de Educação Permanente. O cenário foi uma instituição hospitalar privada do Sul de Minas Gerais Acreditada nível 1 em 2013. Participaram desse estudo 7 enfermeiros, 33 técnicos de enfermagem e 1 auxiliar de enfermagem. A coleta de dados documental foi realizada após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas (Processo nº 38738214.3.0000.5142). Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários semi-estruturados e roteiros sistemáticos de coleta de dados documentais. Os resultados evidenciaram que o processo de Acreditação interferiu nas educações permanentes e treinamentos com aumento da quantidade total, abrangendo toda equipe de saúde como instrutores e receptores destas ações, englobando assuntos pertinentes conforme requisitos da Organização Nacional de Acreditação. A maioria da equipe de enfermagem tem conhecimento sobre o processo de Acreditação, sendo os enfermeiros atores mais relevantes. Pode-se concluir que o processo de Acreditação Hospitalar induziu um incremento das ações educativas voltadas, principalmente, para a segurança do paciente, do trabalhador e qualidade da assistência à saúde, sendo os profissionais enfermeiros os mais envolvidos em todo o processo.
Abstract: The Hospital Accreditation is a voluntary assessment method and has emerged as an important management tool, being primarily an educational process. The Continuing Education is a way to share knowledge with the multidisciplinary team making the active subject in professional teaching / learning process and allowing an increase in the quality of care to users of the health service. It is a descriptive case study and documentary with a quantitative approach, with the overall objective to see how the participation of the Hospital Accreditation process impacts the actions of Continuing Education. The setting was a private hospital in the South of Minas Gerais Accredited level 1 in 2013. participated in this study 7 nurses, 33 nursing technicians and one nursing assistant. The collection of documentary data was conducted after approval by the Ethics Committee of the Federal University of Alfenas (Process nº 38738214.3.0000.5142). As instruments of reserch were used semi-structured questionnaires and systematic routes gathering documentary evidence. The results showed that the accreditation process interfered with permanent educations and trainings to increase the total amount, covering all health staff as trainers and receivers of these actions, including pertinent issues as requirements of National Accreditation Organization. Most of the nursing staff is knowledgeable about the accreditation process, with nurses most relevant actors. It can be concluded that the Hospital Accreditation process induced an increase in educational activities geared mainly to patient safety, worker and quality of health care, and the professional nurses the most involved in the whole process.
Palavras-chave: Acreditação
Educação Continuada
Gestão da Qualidade
Segurança do Paciente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Escola de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: DOMINGUES, Adriana Lopes. Observatório de gestão hospitalar: educação permanente da equipe de enfermagem e acreditação hospitalar. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/760
Data de defesa: 4-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado

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