Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Larissa Batistão Bernardes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3036897478213744por
dc.contributor.advisor1MARSON, Michel Deliberali-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0269236644190253por
dc.contributor.referee1MARSON, Michel Deliberali-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0269236644190253por
dc.contributor.referee2GAMBI, Thiago Fontelas Rosado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6574991932509018por
dc.contributor.referee3SANTOS, Rodrigo Alves dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1621484388800232por
dc.date.accessioned2016-01-12T17:48:22Z-
dc.date.issued2015-09-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Larissa Batistão Bernardes. Desenvolvimento e educação: uma análise do desenvolvimento de capacidades humanas no CEFET-MG. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2015.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/761-
dc.description.resumoEste trabalho utilizou como principais referenciais a teoria do Desenvolvimento como liberdade, perspectiva que tem como principal característica considerar que a aquisição de liberdades individuais é o fim e o meio do processo de desenvolvimento, e a Abordagem de Capacidade, que permite o estudo de tal processo. Seu objetivo principal foi examinar se a unidade do CEFET-MG, localizada em Varginha, possibilita o desenvolvimento de capacidades em seus alunos. Para tanto, buscou-se apreender as oportunidades que essa organização oferecia e se os estudantes as reconheciam e aproveitavam. Essa pesquisa foi feita nos anos de 2014 e 2015; caracterizou-se como um estudo de caso exploratório e descritivo e, para a análise, foram utilizadas a Abordagem de Capacidade e a Análise de Conteúdo. Este trabalho também desenvolveu um material de coleta e análise de dados, baseado em cinco capacidades essenciais, conforme a Abordagem de Capacidade e os estudos sobre educação e desenvolvimento. Como resultado, a unidade do CEFET-MG, localizada em Varginha, oferece oficialmente diversas oportunidades de participação política a seus alunos do ensino integrado, mas não oferece efetivamente, com incentivos e práticas rotineiras. Oferece oportunidades para o desenvolvimento de capacidades sociais; capacidades econômicas; oferece oportunidades de transparência e boas relações e possibilita o desenvolvimento das capacidades de imaginação, pensamento e razão, de forma autônoma e orientada intelectual e moralmente. Porém, apresentou, também, várias limitações na análise dessas oportunidades. Os alunos demonstraram aproveitar as oportunidades oferecidas pela escola, bem como perceberem suas falhas. Foi possível notar que muitas capacidades que os alunos demonstravam tinham relação com a escola, mas também iam além dela. Ficou evidente o peso que a escola e os docentes têm no desenvolvimento de capacidades dos alunos e a incoerência que atingia a escola estudada, pois, na medida em que deveria desenvolver capacidades em seus alunos, ela também demonstrou esperar a iniciativa por parte deles. Por fim, a Abordagem de Capacidade se mostrou viável como método de pesquisa, por permitir a análise multidimensional de uma organização. Este trabalho fica como exemplo de exploração da Abordagem em estudos sobre educação e desenvolvimento e fica também como material para comparações futuras com outras escolas.por
dc.description.abstractThis paper used as the main theory the Development as freedom, perspective whose main feature is to consider that the acquisition of individual freedoms is the end and the middle of the development process, and the Capability Approach, which allows the study of this process. The principal objective was to examine whether the unity of CEFET-MG, located in Varginha, enables the development of capabilities in their students. To this end, it sought the opportunities that this organization offered and if the students recognized and appropriated them. This survey was conducted in the years 2014 and 2015; It was characterized as a exploratory and descriptive case study, and for the analysis, we used the Capability Approach and Content Analysis. This paper also developed a material for data collection and analysis, based on five essential capabilities, according to the Capacity Approach and the studies about education and development. As a result, the unity of CEFET-MG, located in Varginha, officially offers various political participation opportunities to its students of integrated education, but does not offer effectively, through incentives and routine practices. It provides opportunities to develop social capabilities; economic capabilities; It offers transparency and good relations, and enables opportunities of development of sense, imagination, thought and reason, autonomously, intellectual and morally oriented; but also presented several limitations in the analysis of these opportunities. The students have demonstrated to seize the opportunities offered by the school and to realize their faults. It was noticeable that many capabilities that students have demonstrated had relationship with the school, but also went beyond it. It was evident the weight that school and teachers exercised in development of students' capabilities, and the inconsistency that reached the studied school, because to the extent that it should develop capabilities in their students, also demonstrated to wait the initiative of students. Finally, the Capability Approach proved viable as a research method, because allows multidimensional analysis of an organization. This paper remain an example of exploitation of this approach in studies of education and development, and remain also as a material for future comparisons with other schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patrícia Conceição da Silva (patricia.silva@unifal-mg.edu.br) on 2016-01-12T17:06:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5) Dissertação Larissa Batistão Bernardes Ferreira.pdf: 1367225 bytes, checksum: a48fff22f0a658dd47216baa8b60be59 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Conceição da Silva (patricia.silva@unifal-mg.edu.br) on 2016-01-12T17:47:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5) Dissertação Larissa Batistão Bernardes Ferreira.pdf: 1367225 bytes, checksum: a48fff22f0a658dd47216baa8b60be59 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Conceição da Silva (patricia.silva@unifal-mg.edu.br) on 2016-01-12T17:47:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5) Dissertação Larissa Batistão Bernardes Ferreira.pdf: 1367225 bytes, checksum: a48fff22f0a658dd47216baa8b60be59 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-12T17:48:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5) Dissertação Larissa Batistão Bernardes Ferreira.pdf: 1367225 bytes, checksum: a48fff22f0a658dd47216baa8b60be59 (MD5) Previous issue date: 2015-09-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDesenvolvimento como liberdade. Abordagem de Capacidade. Educação básica, técnica e tecnológica.por
dc.subjectDevelopment as Freedom. Capability Approach. Basic, technical and technological education.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.titleDesenvolvimento e educação: uma análise do desenvolvimento de capacidades humanas no CEFET-MGpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Larissa Batistão Bernardes Ferreira.pdfDocumento principal1,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons