Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTAVARES, Raíssa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682418974658035por
dc.contributor.advisor1IMPERADOR, Adriana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6511962778909776por
dc.contributor.advisor-co1SOUZA, Antônio Donizetti Gonçalves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6166513254973886por
dc.contributor.referee1TRÉZ, Thales de Astrogildo e-
dc.contributor.referee2MENDES, Patrícia Neves-
dc.date.accessioned2016-10-20T23:01:06Z-
dc.date.issued2016-07-08-
dc.identifier.citationTAVARES, Raíssa. Estudo da percepção ambiental sobre recursos hídricos na Universidade Federal de Alfenas – campus avançado de Poços de Caldas/MG. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Alfenas, Poços de Caldas, MG, 2016.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/868-
dc.description.resumoAs questões ambientais atualmente se tornaram um dos grandes desafios da sociedade, principalmente ao se tratar da busca pelo desenvolvimento sustentável. A utilização de instrumentos como a Educação Ambiental e a Percepção Ambiental vem cada vez mais sendo essencial para a formação da conscientização do homem em relação ao ambiente no qual ele está inserido. Este estudo tem como objetivo avaliar a Percepção Ambiental dos discentes e docentes da Universidade Federal de Alfenas, no Campus Avançado de Poços de Caldas, especificamente em relação aos recursos hídricos e propor estratégias para o aprimoramento dessa questão dentro do ambiente acadêmico. A metodologia de avaliação utilizada contou com a aplicação de um questionário com questões fechadas e a seleção dos entrevistados foi realizada através de uma amostragem probabilística estratificada do universo de estudo. Os resultados obtidos permitiram observar que o perfil da universidade reconhece a importância da temática dos recursos hídricos e concorda que a interdisciplinaridade é a principal ferramenta para trabalhar com essa questão dentro do ambiente acadêmico.por
dc.description.abstractEnvironmental issues now have become one of the major challenges of society, especially when dealing with the quest for sustainable development. The use of instruments such as Environmental Education and Environmental Perception is increasingly being essential for the formation of man's awareness of the environment in which it is inserted. This study aims to evaluate the environmental perception of students and teachers of the Federal University of Alfenas, in the Advanced Campus of Poços de Caldas, specifically in relation to water resources and propose strategies for the improvement of this issue within the academic environment. The evaluation methodology included the application of a questionnaire with closed questions and the selection of respondents was conducted through a stratified random sampling study of the universe. The results allowed us to note that the profile of the university recognizes the importance of the theme of water resources and agrees that interdisciplinarity is the main tool for working with this issue within the academic environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thaís Aparecida de Lima (thais.aplima@unifal-mg.edu.br) on 2016-10-20T21:50:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO Raíssa Tavares 2016.pdf: 7274252 bytes, checksum: f1325564ffc6c476ea27b84fd4c3f51e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Thaís Aparecida de Lima (thais.aplima@unifal-mg.edu.br) on 2016-10-20T22:51:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO Raíssa Tavares 2016.pdf: 7274252 bytes, checksum: f1325564ffc6c476ea27b84fd4c3f51e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Thaís Aparecida de Lima (thais.aplima@unifal-mg.edu.br) on 2016-10-20T22:53:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO Raíssa Tavares 2016.pdf: 7274252 bytes, checksum: f1325564ffc6c476ea27b84fd4c3f51e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-20T23:01:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO Raíssa Tavares 2016.pdf: 7274252 bytes, checksum: f1325564ffc6c476ea27b84fd4c3f51e (MD5) Previous issue date: 2016-07-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambientalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRecursos Hídricospor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOSpor
dc.titleEstudo da percepção ambiental sobre recursos hídricos na Universidade Federal de Alfenas – campus avançado de Poços de Caldas/MGpor
dc.title.alternativeStudy of environmental perception of water resources at the Federal University of Alfenas - advanced campus of Poços de Caldas/MGeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Raíssa Tavares 2016.pdfEstudo da percepção ambiental sobre recursos hídricos na Universidade Federal de Alfenas – campus avançado de Poços de Caldas/MG 7,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons