Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/929
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação continuada de professores na perspectiva do desenvolvimento humano: um estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: BRAZIER, Fábio 
Primeiro orientador: SOARES, Olavo Pereira
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Maria José Silva
Segundo membro da banca: FELÍCIO, Helena Maria dos Santos
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender o processo de formação continuada de professores e suas implicações para o desenvolvimento humano de professores. Faz uma análise dos principais pressupostos teórico-metodológicos acerca da temática e se referencia na teoria histórico-cultural para a análise dos dados, bem como para a proposição de novos paradigmas para a análise dos processos de formação continuada de professores. Valoriza a análise dos processos que são desenvolvidos em ambiente escolar, com docentes vinculados ao ensino fundamental da rede pública estadual de Minas Gerais. Busca-se compreender a apreensão dos sentidos e a atribuição de significados produzidos pelos professores acerca da formação continuada realizada na escola em suas implicações para o desenvolvimento humano do profissional docente. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, de tipo exploratório e, como procedimento técnico o estudo de caso, cujos instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Alguns dados foram coletados em reuniões pedagógicas de formação continuada previstas na carga horária dos professores, nas quais foi possível analisar as mediações pedagógicas no processo formativo de professores propostas nas reuniões e suas implicações no cotidiano escolar através da ação docente. Foi observado como o processo formativo continuado se estabelece e relaciona com a vivência cotidiana dos professores, bem como quais as concepções e expectativas dos professores em relação a sua formação. Os sujeitos entrevistados foram professoras que atuam no ensino fundamental que ingressaram no magistério em períodos distintos. Os dados coletados foram analisados através dos núcleos de significação e analisados à luz do referencial teórico da perspectiva histórico-cultural. A análise empreendida retratou as apropriações e subjetivações, por meio dos sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos participantes da formação continuada e permitiu observar que as professoras percebem o espaço de formação continuada, como espaço de atualização, troca de saberes e participação coletiva. Além de destacar que esse espaço possibilita um olhar mais específico às questões da escola. No entanto, ressaltam que a proposta formativa da escola deve levar em consideração seus anseios e necessidades. Esperase que a realização desta pesquisa possa contribuir com as demais pesquisas na área de formação de professores, promovendo análises e reflexões acerca da formação continuada no próprio espaço escolar, qualificando as reuniões pedagógicas como propulsoras de desenvolvimento humano.
Abstract: The present research aims to understand the process of continued education of teachers and their implications for human development of teachers. Makes an analysis of the main assumptions theoretical-methodological about the theme and reference in theory culturalhistorical data analysis, as well as for the proposition of new paradigms for the analysis of the processes of continuous education of teachers. Emphasizes the analysis of processes that are developed in the school environment, with teachers that are tied to the fundamental school in the state of Minas Gerais. We seek to understand the concern of the senses and the assignment of meanings produced by teachers about the continuing education held at school in their implications for human development of the professional faculty. We used the qualitative approach of research, exploratory and, as technical procedure in the case study, whose data collection instruments were the bibliographical research, the participant observation, interviews and documentary analysis. Some data were collected in pedagogical meetings of continued education provided in course load of teachers, in which it was possible to analyze the pedagogical mediations in the formative process of teachers proposals in meetings and their implications in the daily school through teaching activities. It has been observed as the formative process continued down relates to the experience of teachers, as well as what the conceptions and expectations of teachers in relation to their formation. The interviewed subjects were female teachers who work in schools that enrolled in the teaching in different periods. The data collected were analyzed using the nuclei of signification and analyzed in the light of the theoretical framework from the perspective of historical and cultural heritage. The analysis portrayed the appropriations and subjectives, by means of the senses and meanings attributed by participants of the training and allowed us to observe that the teachers perceive the space of continuous education, as a space of update, exchange of knowledge and collective participation. In addition to highlighting that this space allows a look more specific issues of school. However, they emphasize that the formative proposal of school should take into account their wishes and needs. It is hoped that this research can contribute to the other research in the area of teacher training, promoting analyzes and reflections about the continuous education in the school environment, qualifying the pedagogical meetings as propellers of human development.
Palavras-chave: Formação Continuada
Desenvolvimento Humano
Sentido e Significado
Vivência
Mediação
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BRAZIER, Fábio. A formação continuada de professores na perspectiva do desenvolvimento humano: um estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/929
Data de defesa: 13-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Fabio Brazier.pdf4,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons