Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/969
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise do processo interno de comunicação em um campus avançado de uma universidade federal
Autor: BALDANCE, Fernando Henrique Martins 
Primeiro orientador: SOUZA, Paulo Roberto Rodrigues de
Primeiro membro da banca: SOUZA, Paulo Roberto Rodrigues de
Segundo membro da banca: NOGUEIRA, Leandro Rivelli Teixeira
Terceiro membro da banca: SILVA, Luiz Eduardo da
Resumo: O processo de comunicação sempre teve um papel de grande relevância no desenvolvimento da humanidade, indo desde as pinturas rupestres na pré-história, passando pelo surgimento da fala, da escrita, do rádio, da televisão, evoluindo até os dias atuais, em que as novas tecnologias de informação e comunicação evidenciam-se por sua inegável capacidade de otimizar os processos comunicativos. A dinamicidade contemporânea das pessoas e das organizações exige cada vez mais atenção com a comunicação a fim de garantir a agilidade e qualidade desse processo, porém, diante da inerente complexidade das organizações modernas, nem sempre é possível oferecer essas duas características simultaneamente. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é avaliar a qualidade da comunicação no campus avançado de Varginha da Universidade Federal de Alfenas, procurando, através de questionários aplicados a alunos de graduação, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e professores, identificar características e possíveis falhas que possam ser exploradas a fim de propor aperfeiçoamentos no processo comunicativo visando tornar a instituição mais eficaz nesse aspecto. Os dados obtidos foram analisados de maneira globalizada e segmentada a fim de procurar por melhores formas de se entender o comportamento dos grupos que compõem a comunidade acadêmica do campus em estudo. Os resultados demonstram que de forma globalizada, a comunicação é vista de uma forma que varia predominantemente entre regular e boa. Quando a análise foi realizada por segmentos, não se encontrou distinções capazes de justificar intervenções pontuais por grupos. O questionário também trouxe uma série de relato de falhas de comunicação ocorridas no campus que foram utilizadas na formulação de propostas de intervenções capazes de proporcionar um avanço na condição do processo comunicativo do campus.
Abstract: The communication process has always played a major role in the development of humanity, ranging from rock paintings in prehistory, through the emergence of speech, writing, radio, television, evolving to the present day, where New information and communication technologies stand out for their undeniable ability to optimize communicative processes. The contemporary dynamism of people and organizations demands more and more attention with communication in order to guarantee the agility and quality of this process, but, faced with the inherent complexity of modern organizations, it is not always possible to offer these two characteristics simultaneously. Therefore, the objective of this work is to evaluate the quality of communication in the advanced campus of Varginha of the Federal University of Alfenas, searching, through questionnaires applied to undergraduate students, administrative technicians, outsourced employees and teachers, identifying characteristics and possible flaws that can be explored in order to propose improvements in the communicative process in order to make the institution more effective in this regard. The obtained data were analyzed in a globalized and segmented way in order to look for better ways to understand the behavior of the groups that compose the academic community of the campus under study. The results demonstrated that in a globalized way, the communication is seen in a way that varies predominantly between regular and good. When the analysis was performed by segments, no distinctions were found capable of justifying specific interventions by groups. The questionnaire also brought a series of reports of communication failures occurring on campus that were used in the formulation of proposals for interventions capable of providing an advance in the condition of the campus communicative process.
Palavras-chave: Comunicação. Universidade. Eficiência.
Communication. University. Efficiency.
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap
Citação: BALDANCE, Fernando Henrique Martins. Análise do processo interno de comunicação em um campus avançado de uma universidade federal. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2017 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/969
Data de defesa: 23-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Fernando Henrique Martins Baldance.pdfDocumento principal2,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons