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Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Ana Carolina-
dc.contributor.advisor1TOLEDO, Dimitri Augusto da Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7979147625438914por
dc.contributor.advisor-co1CEZAR, Layon Carlos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741476164398599por
dc.contributor.referee1TOLEDO, Dimitri Augusto da Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7979147625438914por
dc.contributor.referee2CEZAR, Lyon Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741476164398599por
dc.contributor.referee3CAMPOS, Carla Leila Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9524059329776491por
dc.contributor.referee4VALADARES, Josiel Lopes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4460783445382011por
dc.date.accessioned2018-11-06T11:47:36Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Carolina. Comunicação organizacional e participação: análise do engajamento interno em políticas estratégicas de uma universidade pública federal. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública)- Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2018 .por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1241-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o propósito de investigar como a comunicação organizacional de uma universidade pública pode contribuir para o engajamento do público interno (discentes, servidores docentes e técnico-administrativos), com vistas a estimular seu envolvimento no processo de construção de estratégias institucionais. Tendo como referência as abordagens sobre temas como Comunicação; Comunicação Organizacional; Comunicação Pública; e Participação, entre outros, desenvolveu-se um arcabouço teórico capaz de apontar caminhos para entender a importância da comunicação organizacional no envolvimento da comunidade interna em políticas que definam o futuro da instituição, tais como a Autoavaliação Institucional e o Plano de Desenvolvimento Institucional. O trabalho baseou-se em um estudo de caso, cujo percurso metodológico envolveu duas técnicas de coleta de dados como a pesquisa documental e a realização de entrevistas semiestruturadas junto aos discentes e servidores que integram a Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, campus sede. As entrevistas foram estruturadas de modo a permitir a análise dos canais de comunicação utilizados pela universidade e verificar o conhecimento do público interno, quanto à necessidade de sua participação. Esse método possibilitou ainda, identificar em que condições o público interno tem interesse para contribuir com sugestões na construção de estratégias institucionais. A técnica de tratamento de dados foi a análise de conteúdo, cuja aplicabilidade é marcada por uma grande disparidade de formas e adaptável ao campo vasto das comunicações. Acredita-se que essa investigação contribuirá para abrir novos caminhos na construção das políticas institucionais, tendo a comunicação como instrumento que possibilite ampliar a participação do público interno no planejamento de ações estratégicas. Espera-se que a partir de um envolvimento efetivo da comunidade acadêmica, seja possível desenvolver ações pautadas nas necessidades do grupo e, consequentemente, promover melhores resultados na gestão.por
dc.description.abstractThis research had the purpose of investigating how the organizational communication of a public university can contribute to the engagement of the internal public (students, teachers and technical-administrative staff), with a view to stimulating their involvement in the process of building institutional strategies. With reference to the approaches on subjects like Communication; Organizational communication; Public Communication; and Participation, among others, developed a theoretical framework capable of pointing out ways to understand the importance of organizational communication in the involvement of the internal community in policies that define the institution's future, such as Institutional Self-Assessment and the Institutional Development Plan. The work was based on a case study, whose methodological course involved two different data collection techniques such as documentary research and semi-structured interviews with the students and servers that integrate the Federal University of Alfenas - UNIFAL-MG, campus headquartersion. The interviews were structured in order to allow the analysis of the communication channels used by the university and to verify the knowledge of the internal public about the necessity of their participation. This method also made it possible to identify under what conditions the internal public has an interest to contribute with suggestions in the construction of institutional strategies. The data processing technique was the content analysis, whose applicability is marked by a great disparity of forms and adaptable to the vast field of communications. It is believed that this research will contribute to open new paths in the construction of institutional policies, with communication as an instrument that allows the participation of the internal public in the planning of strategic actions to be expanded. It is expected that from an effective involvement of the academic community, it will be possible to develop actions based on the needs of the group and, consequently, to promote better management results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Natália Maria Leal Santos (natalia.leal@unifal-mg.edu.br) on 2018-11-06T11:46:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Ana Carolina Araújo.pdf: 1130286 bytes, checksum: 41371b7e27a4cb3551df6c3cee1a2933 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-06T11:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Ana Carolina Araújo.pdf: 1130286 bytes, checksum: 41371b7e27a4cb3551df6c3cee1a2933 (MD5) Previous issue date: 2018-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiappor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Organizacional. Instituição Pública de Ensino Superior. Participação. Políticas estratégicas.por
dc.subjectOrganizational Communication. Public Institution of Higher Education. Participation. Strategic policies.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.titleComunicação organizacional e participação: análise do engajamento interno em políticas estratégicas de uma universidade pública federalpor
dc.typeDissertaçãopor
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